Agência Belém muda de ‘cara’ e faz lambança no site, carnaval na Aldeia Cabana mostrou a força da TV Cultura do Pará e outras notícias mais

Equipes da TV e Portal Cultura fizeram um trabalho primoroso na transmissão dos desfiles do carnaval 2025, ao vivo, direto da Aldeia Cabana
Belém, 18 de março de 2025 – Mais uma terça-feira que estou aqui tentando entender o que se passa na cabeça das pessoas que estão à frente da comunicação dos governos, seja do Estado, seja da Prefeitura de Belém. E confesso que “não alcanço, olha”. Não cabe na minha mente. Se queres saber a última da Secretaria de Comunicação da Prefeitura de Belém, corre para o final desta postagem, porque tem outras notícias antes.
Rádio Cultura FM exonera Arthur – A Rádio Cultura FM continua a dar umas “cabeçadas” que não se consegue entender. Depois de dez anos, essa emissora exonerou o jornalista Arthur Castro, um dos melhores e mais experientes radialistas que havia por lá. Arthur trabalhou como produtor, programador musical e locutor, e foi exonerado no último dia 28 de fevereiro, véspera de Carnaval. Aprendeu muito produzindo, cobrindo as férias de colegas, e depois assumiu 100% várias produções, e em tudo sempre ofereceu o melhor da música nos produtos radiofônicos da casa, como o Radar 93, Caleidoscópio, programações musicais diárias, Estação Blues, Brasileiríssimo, Balaio, Balanço do Rock e Feira do Som. Uma pena e imensa perda para a Rádio Cultura.

Presidente do Coren-PA demite jornalista por telefone – Matheus Freire deixou a assessoria de comunicação do Conselho Regional de Enfermagem do Pará – Coren-PA, onde estava há bastante tempo. Para demandas de imprensa, o contato agora é pelo e-mail ascom@corenpa.org.br A saída de Matheus foi mais um daqueles episódios de assédio moral, os quais ninguém deve se acostumar. Uma fonte próxima aqui do site contou que na semana passada, o expediente já tinha se encerrado e Matheus estava na rua, quando recebeu uma ligação do presidente do Coren-PA, direto de Brasília, já brigando com ele porque a matéria do ato onde o presidente estava, não constava do site do Coren-PA. Matheus tentou argumentar que estava produzindo matéria própria e não apenas copiando o Conselho Federal. O presidente começou a falar num tom agressivo, xingando e soltando palavrão. Matheus disse para ele não gritar e o respeitar. Foi quando o presidente disse, aos gritos: “Está demitido, eu te demito!”. A fonte conta que não seria a primeira vez em que o presidente fez esse tipo de assédio, e que Matheus reportou, e esperou que algo fosse feito. O coletivo de jornalistas Grupo Ronda de Comunicação fez uma nota de apoio a Matheus e publicou Nota de Repúdio nas redes sociais contra a atitude do presidente do Coren-PA.

Mayra – A jornalista Mayra Leal, ex-SBT Pará, passou a integrar a equipe da Jornada COP Mais, da agência Temple Comunicação, junto com Nara Bandeira, o designer Keynnes Lobo e outros profissionais.

Marinha promove Ângela – Ângela Bazzoni foi promovida e é a nova Capitão-Tenente da Marinha do Brasil. Ela é mais uma coleguinha jornalista nas Forças Armadas.


Elisa deixa O Liberal – Elisa Vaz vai deixar a Redação Integrada O Liberal em breve, e vai assumir definitivamente a para comunicação da OAB, seção Pará.

Tamires – Tamires Porteglio deixou mais uma vez Bragança e abraçou a missão como a nova repórter da TV Liberal em Marabá, região sudeste do Pará.

FM do Povo – Jeferson Lima está de volta aos microfones na rádio FM do Povo, em uma, antes impensada parceria, com Wladimir Costa, o Wlad. O que se comenta é que Jeferson, na verdade, teria adquirido essa rádio, uma vez que Wlad está se desfazendo de alguns bens da área de veículos de comunicação. É o que se comenta.
Gerlando feliz na Brado – Gerlando Klinger, depois da Secom-PA, completou um ano de trabalho na agência Brado, atendendo a Equatorial Pará e está muito feliz à frente do cargo. Atualmente em Castanhal, ele é responsável pelo relacionamento com a imprensa em 55 municípios e segue atuando para o fortalecimento desse cliente da Brado em todo o nordeste do estado e no Baixo Tocantins.

Olívia em novos caminhos – A coleguinha Olivia Varela disse: “Queria sair na Dedé Mesquita”. “Mana, não diga mais nada”. Olivia fez um texto no X, antigo Twitter, que republico aqui: “A jornalista Olivia Varela decidiu ir embora de Belém para aprimorar seus conhecimentos e alavancar sua carreira. Cansada de sofrer na ‘Cidade das Mangueiras’, a belenense de nascença busca uma nova pátria”. A colega fez melhor: do alto de sua juventude e coragem, encarou um novo Enem e passou novamente no vestibular, desta vez, para cursar Artes Cênicas Indumentária, na Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ. Ela conta: “Passei na faculdade aos 16 anos, e agora aos 24, serei filha de uma nova federal. Da UFPA para a UFRJ, um novo sonho nasce em um novo cenário. Uma nova Olivia vai conhecer o ar de uma grande novidade. Obrigada a todos que me parabenizaram, que estiveram presentes nesse momento, que esperaram comigo até meia noite para o SISU postar as aprovações. Até aqui, sou grata por toda ajuda que tive e pelo apoio. Em 2024, mudei minha vida para tentar voltar a estudar e viver melhor. Em 2025 vamos começar essa grande jornada”. Olhe só, Olivia, o site te deseja imenso sucesso e parabéns. E um abração à tua mãe, Ádila, com quem trabalhei, anos atrás, na Secult-PA. PS: esse mundo é muito pequeno!

Amazônia Vox na RedeTV – A RedeTV! começou no sábado, 15, a exibir no telejornal RedeTV News, em TV aberta e rede nacional, os conteúdos produzidos pelo Amazônia Vox, agora, em um novo salto do projeto, que chega até a televisão. Toda semana tem conteúdo novo, com foco na COP30, que será realizada em Belém. O RedeTV! News exibirá boletins e matérias especiais sobre a COP30, sempre aos sábados, às 19h20, trazendo atualizações sobre os desafios e avanços no combate às mudanças climáticas. Daniel Nardin agradece à jornalista Francy Rodrigues, que sempre apostou no projeto e incentivou, e à Stephanie Freitas, superintendente de jornalismo da RedeTV, que apostou também, e à toda equipe que faz o Amazônia Vox.

Imersão COP 30 – Na quarta-feira, 12, parte de imprensa de Belém participou da Imersão COP 30, um encontro dedicado a explorar as oportunidades que o evento trará para a capital paraense e para os shoppings da ALLOS na capital: os shoppings Boulevard e Parque, clientes da agência Gaby Comunicação. A apresentação ficou por conta de Paula Fonseca, diretora jurídica da ALLOS; Ricardo Visco, diretor de portfólio da ALLOS; e Eduardo Ferlauto, gerente geral de sustentabilidade e diretor executivo do Instituto Lojas Renner, que compartilharam insights valiosos sobre as iniciativas sustentáveis dos empreendimentos. O evento reuniu imprensa, lojistas e parceiros em um diálogo essencial sobre o impacto e as oportunidades da COP 30, reforçando o compromisso dos shoppings com a sustentabilidade e a transformação positiva de Belém.

AS FOTOS DA SEMANA
Ainda o carnaval na Aldeia Cabana – Menino, e o carnaval na Aldeia que foi babado, hein? Confere as fotos:




















OUTRAS FOTOS:
Homenagem para Abrajet Pará – Na segunda-feira, 17, foi realizada uma Sessão Solene na sede da Alepa, na qual se comemorou os 19 anos de atuação da Associação Brasileira de Jornalistas Especializados em Turismo – Abrajet, subseção Pará.




DENÚNCIA:
Agência Belém apaga gestões de Edmilson Rodrigues e Zenaldo Coutinho – Na noite de segunda-feira, 17, eu busquei uma foto na Agência Belém, do ex-prefeito Edmilson Rodrigues, para usar em uma reportagem, e para minha surpresa, não encontrei nenhuma. Fiz uma pesquisa na Busca e descobri que no site não há qualquer menção a esse ex-prefeito, como se ele nunca tivesse passado pela Prefeitura de Belém. E mais, continuei a busca e descubro que o ex-prefeito Zenaldo Coutinho também “foi desaparecido” da Agência Belém. O que houve? Por que os últimos 12 anos de gestão dos últimos dois prefeitos, com textos de reportagens e fotos, simplesmente, não estão mais na Agência Belém, que é o órgão oficial de divulgação da PREFEITURA DE BELÉM, e não dos prefeitos?.
Aliás, essa não é a primeira vez que isso acontece. Há quatro anos, em 2021, foi a vez da equipe de Edmilson sumir com as reportagens sobre a gestão de Zenaldo Coutinho. Mas agora, mesmo que o site da Agência Belém tenha passado por uma reformulação, os últimos 12 anos das gestões municipais estão como se nunca tivessem existido e foram limados das páginas da Agência, que diga-se e frise-se é o órgão oficial de comunicação da Prefeitura de Belém.
Em 2021, que eu também descobri por acaso, buscando uma matéria que eu tinha escrito, depois de denúncias, as matérias sobre as gestões de Zenaldo voltaram às páginas da Agência. Sem destaque algum, mas estavam lá. E agora? Quando será que voltam? Se é que ainda existem.
Eu fiz um pedido formal de esclarecimentos à comunicação da Prefeitura de Belém, mas até este momento, nada me foi respondido. O que convenhamos, é um absurdo, para não dizer que é uma vergonha! Também comuniquei o fato aos ex-prefeitos. Zenaldo Coutinho já se manifestou e a resposta dele está em reportagem que escrevi para o Portal Olavo Dutra, que foi publicada na quarta-feira, 19. Ed não se manifestou, ainda.

