Torre está um babado só, mudanças nas redações e ainda mais fotos do Círio de Nazaré e romarias

 Torre está um babado só, mudanças nas redações e ainda mais fotos do Círio de Nazaré e romarias

Rosana Pinto, assessora de comunicação do Círio de Nazaré, ‘organiza o movimento’ e orienta a procissão – foto de Fabrício Coleny

Belém, 14 de outubro de 2025 – Olha, parece que se passou um século, mas chegamos à terça-feira e as atualizações sobre a imprensa de Belém e mais o Círio de Nazaré.

Baixas na RBA TV – O repórter Wellington Jr. e deixou a RBA TV e a Rádio Clube, ambas do grupo RBA, e está na TV Record Belém. Quem também deixou a emissora de televisão foi Elyne Oliveira, que também se mudou para a Record Belém.  

Wellington trocou a RBA TV pela Record Belém
Elyne Oliveira também trocou a RBA pela Record

Marília – Já na Record Belém, Marília Argolo, que estava como repórter de rede, deixou a emissora, na sexta-feira, 10.  

Marília deixou a TV Record Belém

Lima – Talison Lima estava de volta à comunicação da Prefeitura de Belém, agora, na Secretaria Municipal de Segurança, Ordem Pública e Mobilidade de Belém – SEGBEL, antiga SeMOB. Antes, ele estava na comunicação da Polícia Civil.  

Talison Lima está de volta à Prefs

Comunicação da Prefs – Ainda sobre a comunicação da Prefeitura de Belém, houve algumas mudanças nas assessorias. Painah Silva está na Secretaria Municipal de Obras e Infraestrutura – SEINFRA, e Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico – SEDCON, nos contatos ascomseinfra.comus@gmail.com e 91 98099‑6583; Juliana Maia está na Secretaria Municipal de Zeladoria e Conservação Urbana – SEZEL, nos contatos: sezel.belem.imprensa@gmail.com 91 98402-0595; e Paula Lourinho é a nova fotógrafa da assessoria, depois de ter trabalhado na SEOP. ‬ 

Painah Silva está na Seinfra e Sedcon
Juliana Maia na Sezel
Paula Lourinho é fotógrafa na Prefs

Matheus – O jornalista Matheus Viggo estreou na TV Norte SBT Pará, no telejornal O Povo na TV, apresentando um novo quadro de fofocas. Em parceria com o Portal Viggo, o quadro, ainda sem nome definido, promete levar aos telespectadores as últimas novidades do mundo das celebridades, e vai ao ar todas as segundas, quartas e sextas-feiras, dentro do jornal.  

Bianca, Matheus e Marcio e um quadro de fofocas na TV

Transmissão – Depois de alguns anos, o SBT Pará voltou a transmitir o Círio de Nazaré, agora, por meio da parceria com TV Norte, com apresentação de Marcio Lins e Bianca Teixeira. A transmissão foi para toda a região Norte do País, e começou às 6 horas de domingo, 12. Antes da grande procissão, houve também a transmissão da Trasladação, no sábado, 11, desde as 18h, para todo o estado do Pará. 

Bianca Teixeira na transmissão do Círio de Nazaré

Carta Amazônia – A agência Carta Amazônia foi uma das 15 organizações de jornalismo independente do país selecionadas no primeiro edital do Fundo de Apoio ao Jornalismo – FAJ, em resultado foi divulgado na segunda-feira, 6, que contemplou veículos das cinco regiões do Brasil. O programa busca fortalecer ecossistemas jornalísticos, contribuindo para um ambiente mais equitativo, plural e sustentável na produção e disseminação de informações. Vai disponibilizar apoio institucional, financeiro e mentoria por um período de até três anos, além de acessos a recursos para o desenvolvimento de capacidades internas, sustentabilidade financeira e inovação editorial. O processo seletivo recebeu mais de 200 inscrições de todo o país e foi dividido em duas etapas: preenchimento de um formulário e a realização de uma entrevista com o comitê do Fundo. Além do Carta Amazônia, do Pará, outro site contemplado foi o Tapajós de Fato.  

Adison Ferreira, Cecília Amorim e Eraldo Paulino da agência Carta Amazônia

Morte de Edir – O jornalista paraense Edir Gillet Brasil morreu, aos 61 anos, na sexta-feira, 10, em Belém, onde estava internado, lutando contra complicações decorrentes do diabetes, que se agravaram nos últimos dias. Segundo informações da família, Edir descobriu a diabetes há cerca de 20 anos. Nos últimos anos, o quadro da doença se agravou, resultando em complicações no fígado. Ele havia sido internado no dia 2 de outubro e passou por diversas internações ao longo do ano. Edir trabalhou por muitos anos na TV Liberal.  

Edir Gillet atuou por muitos anos na TV Liberal

As ondas das redações

Como essa ‘torre’ treme – A torre tremeu e não foi pouco na transmissão do Círio. Aliás, o povo de lá reza e ora à Nazinha para que Ela faça o milagre da “volta de Álvaro Borges”, e se ele voltar, encontrar alguém na redação. A conversa é que o ‘diretor de jornalismo’ teve a pachorra de dizer que a RBA TV foi vice-líder na transmissão do Círio, mas o que se fala é que o Ibope da torre foi de 0,86 ponto e quem esteve em segundo foi a TV Norte SBT Pará. O comentário é que na hora da entrada da berlinda, na avenida Presidente Vargas, um momento que todos aguardam, o ‘diretor’ chamou os comerciais e quando voltou, a Santa já estava na avenida. Os apresentadores estavam acelerados, como se estivessem nos programas diários; um repórter sem experiência ficou na Praça Santuário, sem informações consistentes; uma repórter, com muita experiência de ‘ao vivo’, ficou na redação, e tinha repórter sem produtores. Em suma: um caos! 

Essa “torre” é só bronca!

Secom da Prefs e o caos – Comenta-se e comenta-se que a Secom da Prefeitura de Belém já bateu, há muito, a Secom do Governo do Estado em termos de “assédio moral” e isso fica patente na alta rotatividade de profissionais por lá. E mais, não tem essa de profissional e estagiário, todo mundo é jogado para trabalhar, faça chuva ou sol. Oieeee, Sinjor!! A “gerência” não disponibiliza equipamento aos coleguinhas, mas quer vídeos profissionais, com alta qualidade, mas com o celular do próprio jornalista. Um assessor pediu demissão, depois que fez reportagem sobre crime ambiental e foi arrolado como “denunciante”, no inquérito, depois que a polícia prendeu os acusados. E por isso ficou. Fora que chega assessor por lá, cheio de “marra”, botando banca, e que nem o secretário, nem a secretária sabem de onde partiu a nomeação. Mas assim… 

Fotos da semana e ainda do Círio

Imprensa na igreja da Sé
Célia Pinho e Carlos Brito na transmissão do “É do Pará”, no sábado, 11, depois da chegada do Círio Fluvial – foto de Tarso Sarraf
Fabio Will, do jornal O Liberal, faz suas preces – foto de Tarso Sarraf
Marx Vasconcelos no Círio Fluvial – foto de Tarso Sarraf
Antenor Filho no Círio Fluvial – foto de Tarso Sarraf
Cezar Magalhães – o Magalha – e David, na chegada do Círio Fluvial
Cláudio Pinheiro, de O Liberal, na Trasladação
Tioooo Tarso escalando um praticável
Paulo André Marques cobrindo a chegada do Círio na Praça Santuário para o Instagram @pauloamarques Projeto Viver o Círio
Paulo André e Manoel Campos no traslado para Ananindeua, em frente ao Ophir Loyola, na sexta-feira, 10
A família Ramos em ação no Círio, produzindo conteúdo para o canal Bora Pra Cima no Instagram, com Plácido Ramos, ao centro, e os filhos dele Gabriela Ramos e Guilherme Ramos
Novamente, a família Ramos na produção para o canal Bora pra Cima
Equipe da Redação Integrada O Liberal, jornais e digital
Amanda Campelo e uma das ventarolas do perfil que ela produz, o Rolês por Belém, que foram distribuídas no Círio
Os meninos fotógrafos em um de seus habitats naturais
O colunista Ismaelino Pinto, de O Liberal, e a irmã dele, Dalva, na Varanda de Nazaré
Equipes da TV Globo e Marahu que gravaram o programa “Encontro” com Patrícia Poeta, na Estação das Docas, na segunda-feira, 13
Iolanda Borges, da TV Liberal, em pauta na Polícia Federal – foto de Filipe Faraon
Raiana Serrão, da TV Record Belém, também em pauta da Polícia Federal – foto de Filipe Faraon

Deixe um comentário