Torre está um babado só, mudanças nas redações e ainda mais fotos do Círio de Nazaré e romarias

Rosana Pinto, assessora de comunicação do Círio de Nazaré, ‘organiza o movimento’ e orienta a procissão – foto de Fabrício Coleny
Belém, 14 de outubro de 2025 – Olha, parece que se passou um século, mas chegamos à terça-feira e as atualizações sobre a imprensa de Belém e mais o Círio de Nazaré.
Baixas na RBA TV – O repórter Wellington Jr. e deixou a RBA TV e a Rádio Clube, ambas do grupo RBA, e está na TV Record Belém. Quem também deixou a emissora de televisão foi Elyne Oliveira, que também se mudou para a Record Belém.


Marília – Já na Record Belém, Marília Argolo, que estava como repórter de rede, deixou a emissora, na sexta-feira, 10.

Lima – Talison Lima estava de volta à comunicação da Prefeitura de Belém, agora, na Secretaria Municipal de Segurança, Ordem Pública e Mobilidade de Belém – SEGBEL, antiga SeMOB. Antes, ele estava na comunicação da Polícia Civil.

Comunicação da Prefs – Ainda sobre a comunicação da Prefeitura de Belém, houve algumas mudanças nas assessorias. Painah Silva está na Secretaria Municipal de Obras e Infraestrutura – SEINFRA, e Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico – SEDCON, nos contatos ascomseinfra.comus@gmail.com e 91 98099‑6583; Juliana Maia está na Secretaria Municipal de Zeladoria e Conservação Urbana – SEZEL, nos contatos: sezel.belem.imprensa@gmail.com e 91 98402-0595; e Paula Lourinho é a nova fotógrafa da assessoria, depois de ter trabalhado na SEOP.



Matheus – O jornalista Matheus Viggo estreou na TV Norte SBT Pará, no telejornal O Povo na TV, apresentando um novo quadro de fofocas. Em parceria com o Portal Viggo, o quadro, ainda sem nome definido, promete levar aos telespectadores as últimas novidades do mundo das celebridades, e vai ao ar todas as segundas, quartas e sextas-feiras, dentro do jornal.

Transmissão – Depois de alguns anos, o SBT Pará voltou a transmitir o Círio de Nazaré, agora, por meio da parceria com TV Norte, com apresentação de Marcio Lins e Bianca Teixeira. A transmissão foi para toda a região Norte do País, e começou às 6 horas de domingo, 12. Antes da grande procissão, houve também a transmissão da Trasladação, no sábado, 11, desde as 18h, para todo o estado do Pará.

Carta Amazônia – A agência Carta Amazônia foi uma das 15 organizações de jornalismo independente do país selecionadas no primeiro edital do Fundo de Apoio ao Jornalismo – FAJ, em resultado foi divulgado na segunda-feira, 6, que contemplou veículos das cinco regiões do Brasil. O programa busca fortalecer ecossistemas jornalísticos, contribuindo para um ambiente mais equitativo, plural e sustentável na produção e disseminação de informações. Vai disponibilizar apoio institucional, financeiro e mentoria por um período de até três anos, além de acessos a recursos para o desenvolvimento de capacidades internas, sustentabilidade financeira e inovação editorial. O processo seletivo recebeu mais de 200 inscrições de todo o país e foi dividido em duas etapas: preenchimento de um formulário e a realização de uma entrevista com o comitê do Fundo. Além do Carta Amazônia, do Pará, outro site contemplado foi o Tapajós de Fato.

Morte de Edir – O jornalista paraense Edir Gillet Brasil morreu, aos 61 anos, na sexta-feira, 10, em Belém, onde estava internado, lutando contra complicações decorrentes do diabetes, que se agravaram nos últimos dias. Segundo informações da família, Edir descobriu a diabetes há cerca de 20 anos. Nos últimos anos, o quadro da doença se agravou, resultando em complicações no fígado. Ele havia sido internado no dia 2 de outubro e passou por diversas internações ao longo do ano. Edir trabalhou por muitos anos na TV Liberal.

As ondas das redações
Como essa ‘torre’ treme – A torre tremeu e não foi pouco na transmissão do Círio. Aliás, o povo de lá reza e ora à Nazinha para que Ela faça o milagre da “volta de Álvaro Borges”, e se ele voltar, encontrar alguém na redação. A conversa é que o ‘diretor de jornalismo’ teve a pachorra de dizer que a RBA TV foi vice-líder na transmissão do Círio, mas o que se fala é que o Ibope da torre foi de 0,86 ponto e quem esteve em segundo foi a TV Norte SBT Pará. O comentário é que na hora da entrada da berlinda, na avenida Presidente Vargas, um momento que todos aguardam, o ‘diretor’ chamou os comerciais e quando voltou, a Santa já estava na avenida. Os apresentadores estavam acelerados, como se estivessem nos programas diários; um repórter sem experiência ficou na Praça Santuário, sem informações consistentes; uma repórter, com muita experiência de ‘ao vivo’, ficou na redação, e tinha repórter sem produtores. Em suma: um caos!

Secom da Prefs e o caos – Comenta-se e comenta-se que a Secom da Prefeitura de Belém já bateu, há muito, a Secom do Governo do Estado em termos de “assédio moral” e isso fica patente na alta rotatividade de profissionais por lá. E mais, não tem essa de profissional e estagiário, todo mundo é jogado para trabalhar, faça chuva ou sol. Oieeee, Sinjor!! A “gerência” não disponibiliza equipamento aos coleguinhas, mas quer vídeos profissionais, com alta qualidade, mas com o celular do próprio jornalista. Um assessor pediu demissão, depois que fez reportagem sobre crime ambiental e foi arrolado como “denunciante”, no inquérito, depois que a polícia prendeu os acusados. E por isso ficou. Fora que chega assessor por lá, cheio de “marra”, botando banca, e que nem o secretário, nem a secretária sabem de onde partiu a nomeação. Mas assim…
Fotos da semana e ainda do Círio


















