Binho Nascimento é exonerado da Funtelpa, a Procissão do Encontro, mudanças nas redações e muito mais

 Binho Nascimento é exonerado da Funtelpa, a Procissão do Encontro, mudanças nas redações e muito mais

O fotógrafo Tarso Sarraf na cobertura da Procissão do Encontro na sexta-feira, dia 29

Belém, 2 de abril de 2024 – Muitas notícias de mudanças nas redações, sejam dos veículos ou das assessorias de comunicação; a cobertura da imprensa de Belém da Procissão do Encontro; uma certeza de que denúncias são sempre a melhor solução e Binho Nascimento “dançou” do cargo de direção da Funtelpa; tem bebê jornalista que chegou; um curso bem bacana e de graça; e um jornalista-manicão que todo mundo sabe quem é lá pelos lados do bairro do Marco. Afe!

Binho – Foi publicado na edição de segunda-feira, 1º, do Diário Oficial do Pará, a exoneração de Hilbert Nascimento, o Binho, do cargo de diretor da Funtelpa. Binho está sendo alvo de um inquérito no qual ele é acusado de assédio sexual e moral contra servidoras daquela fundação. O que rola, à boca pequena, é que a saída de Binho foi precipitada por conta de que ele ser mantido na Funtelpa estava sendo prejudicial às pretensões políticas do atual presidente da fundação, Miro Sanova, que deve sair candidato à Prefeitura de Ananindeua. Para o lugar de Binho, foi nomeado André Márcio Souza Neri, indicado por Sanova para a diretoria administrativa-financeira e era chefe de gabinete de Sanova. O que se comenta também é que Binho, que se despediu da Funtelpa na segunda-feira, 1º, fez de tudo para conseguir se manter com o alto DAS, batendo às portas da Casa Civil, com Luiziel Guedes, e da presidência da Alepa, deputado Chicão, mas sem conseguir muita coisa, visto as acusações das quais Binho é alvo. Todos o lembravam sobre as acusações das quais ele é alvo e que cargos de diretoria, Binho teria que esquecer. O que dizem é que o que espera Binho é um obscuro cargo na Cosanpa.

Binho Nascimento foi “defenestrado” do cargo de direção da Funtelpa, para o bem de todos e, principalmente, de todas
Exoneração publicada na segunda-feira, 1
Despedida lacônica de Binho da Funtelpa

Secom – Mais mudanças na Secretaria de Comunicação do Pará, Secom/Agência Pará. Gustavo Pena deixou a comunicação da Fundação Cultural do Pará – FCP, depois de pouco tempo por lá, e foi dar um rolê pela Espanha, começando por Madri. No lugar dele, está Elizângela Soares, como gerente de comunicação; e quem voltou à Fundação foi a Helena Saria, que deixou a Secretaria das Mulheres – SEMU, e retornou à casa de origem, onde é servidora efetiva, agora, na posição de assessora. Contato da Helena: 91 98591 6625 e e-mail: ascom.centur@gmail.com. Já faz um tempinho, mas Rafael Maués, ex-TV Liberal e ex-TV Anhaguera, de Goiânia-GO, está na Secom-PA, no contato: 91 98151 9872.

Despedida de Gustavo da FCP
Helena Saria está na comunicação da FCP

Comus/ Agência Belém – Muitas mudanças na comunicação da Prefeitura de Belém, Comus/ Agência Belém. Começando com Márcia Lima e Raimundo Sena, que são assessores do Promabem, mas estão atuando na reportagem da Agência. A Secretaria Municipal de Educação e Cultura – Semec recebeu o reforço de Silvia Sales, na comunicação, junto com Leandro Müller; contato da Silvia no 91 99985-6345. A Secretaria de Saúde – Sesma tem mais dois jornalistas no apoio a Augusto Pachêco: Jeniffer Galvão, no 91 98232-6829, e Tamiris Amorim, no 91 98608-9538. E na nova Secretaria Municipal de Proteção e Defesa Animal – Sepda, o assessor de comunicação é Antônio Fonseca, nos contatos: e-mail: sepda.comus@gmail.com e telefone 91 98417-1748.

Márcia Lima está na reportagem da Agência Belém

TV Liberal – Duas baixas na já combalida TV Liberal. Deixaram a emissora as jornalistas Lidyane Albim, que estava como chefe de reportagem, e a repórter Clotilde Dantas. Lidyane vai assumir um cargo na comunicação da UFPA.

Lidyane Albim é mais uma jornalista que deixou a TV Liberal
Clotilde Dantas, o cinegrafista Paulo da Graça e auxiliar, nos tempos da TV Liberal

RBA TV – O jornalista Wellington Junior deixou de vez a RBATV, onde trabalhou por 6 anos, sendo 2 anos como estagiário e 4 como contratado da TV. Ele acaba de assumir a assessoria de comunicação da deputada estadual Cilene Couto, que é 1ª secretária da Assembleia Legislativa do Pará – Alepa, onde já foi visto na sessão ordinária desta semana.

Wellington Júnior deixou a RBATV
Despedida de Wellington na RBATV

Alepa – Quem comandava a assessoria de Cilene era o jornalista Pedro Paulo Blanco, que entre idas e vindas, se despediu definitivamente da equipe da deputada e de colegas de imprensa que atuam no Parlamento Estadual. Outra jornalista que se despediu nesta semana foi Joice Ribeiro, que coordenava – desde julho do ano passado – a equipe de comunicação da deputada estadual Lívia Duarte, do PSOL. Joice atua há anos na Alepa, assessorando deputados da esquerda, a exemplo o deputado Dirceu Ten Caten, do PT.

Joice Ribeiro deixou a assessoria de comunicação de Lívia Duarte

Wesley – O jornalista Wesley Costa, que recentemente deixou o jornal Diário do Pará, está na rádio CBN Amazônia Belém.

Wesley Costa está na rádio CBDN Belém

Pablo – O jornalista Pablo Costa, após um período de interinidade, começou na posição de coordenador de comunicação na mineradora Norsk Hydro.

Pablo Costa está em novo cargo na Hydro

Jornalismo de Soluções – O Knight Center for Journalism in the Americas acaba de subir o link de inscrições para o primeiro curso de Jornalismo de Soluções em português, 100% online e gratuito, que será ministrado por Daniel Nardin, da plataforma Amazônia Vox. O curso terá conversas e entrevistas com referências como Tina Rosenberg, Vera Penêda, Dora Santos Silva, Priscila Pacheco, Maristela Crispim, Luciene Kaxinawá, entre outros. Link de inscrição: https://journalismcourses.org/pt-br/product/jornalismo-de-solucoes-novas-maneiras-de-produzir-suas-reportagens-e-atrair-audiencias/

Amazônia Vox – Falando em Amazônia Vox, agora também a plataforma integra a rede Associação de Jornalismo Digital – Ajor, com ainda mais oportunidades, conexões e trocas com a rede em todo o País.

Amazônia Vox está na Ajor

Mestrado – Na sexta-feira, 5, às 14h, o jornalista Christian Maciel defende a tese de mestrado dele, intitulada “Sensibilidades Amazônicas na Festa da Aparelhagem Crocodilo: Um Estudo do Ecossistema Comunicacional em Belém”, no auditório do PPGCOM, da UFPA.  

Christian Maciel defenderá tese de Mestrado

Cecília chegou – Nasceu na manhã desta terça-feira, 2, a bebê Cecília, primeira filha da jornalista e apresentadora da RBA TV Carol Bambo, e do jogador de futebol, Thiago Rodrigues. Felicidades!!

Cecília e seus orgulhosos pais

Curso – A jornalista Joseana Mesquita, coordenadora de Responsabilidade Social na mineradora Norsk Hydro, está na ilha de Malta, na Itália, aprimorando os estudos de inglês em um intercâmbio multinacional.

Joseana Mesquita pegando um pouco de frio na ilha de Malta, na Itália, apesar do sol que se faz presente

Quem será? – Essa é para deixar a galera com a pulga atrás da orelha… Tem um jornalista que era de uma editoria específica, mas mudou, e já passou por quase todas as emissoras de televisão de Belém e até uma rádio. O que se comenta é que o rapaz, que já está no segundo casamento, é o que convenciona chamar no Pará de “manicão”. Diz-se que é o Rei do Instagram, porque responde aos stories de todas as meninas do Instagram da emissora onde ele trabalha atualmente e falam que é o chefe de reportagem que nunca resolve nada por lá. “Só sabe falar alto e de esportes na redação”, é o que comentam e que me chegou por cá. Também comentam que o dito jornalista nunca se recuperou da demissão do primeiro emprego que lhe deu “fama” na TV e que até hoje se lamenta profundamente por isso. Afe!!

Olha o manicão aí, gente (meme famoso)

***************** **************** ****************** ******************* ***************** ***************** ****************** ********************** ****************

Procissão do Encontro – Uma das mais tradicionais procissões da fé católica é a Procissão do Encontro, realizada na manhã da Sexta-feira Santa, este ano, no dia 29 de março. São duas procissões, uma que sai da Basílica de Nossa Senhora de Nazaré, em Nazaré, e outra saindo da igreja de São João, na Cidade Velha, com as duas se encontrando em frente à igreja de Nossa Senhora das Mercês, no Comércio. Este ano, a chuva se fez presente durante toda a manifestação, mas os colegas jornalistas e fotógrafos estavam por lá, juntos e na missão da cobertura. Vejam como foi:

Dani Filgueiras e Tarso Sarraf (foto de Osmarino Souza)
Dilson Pimentel, do jornal O Liberal, de capa e molhado
Dilson Pimentel e Tarso Sarraf, do jornal O Liberal
Tarso Sarraf, Dilson Pimentel e Salim Wariss (foto de Tarso Sarraf)
Tarso Sarraf na missão e na chuva
Mais do Tarso na cobertura
Dilson e Tarso molhados