Amazônia Vox prepara cobertura da COP30, Secom/Belém perde jornalistas e se perde também e o trabalho da imprensa em fotos

Capa do website da Amazônia Vox voltado para a cobertura da COP30 em Belém
Belém, 21 de outubro de 2025 – Mais uma atualização com notícias bacanas, e outras, nem tanto assim. Veja as novidades da semana:
Cobertura na COP30 – A plataforma Amazônia Vox se prepara para uma cobertura “de peso” durante todo o mês de novembro de 2025, na COP30. Ao todo, mais de 20 profissionais estarão dedicados à cobertura da Conferência entre os dias 10 e 21 de novembro, incluindo jornalistas, editores, filmmakers e produtores de conteúdo para redes sociais. Nas redes sociais, foi firmada uma parceria com a Vem do Norte, a primeira agência especializada em criadores de conteúdo do Norte do Brasil, com apoio do YouTube, Imazon e Idesam. Os criadores são José Kaeté, Victor Israel e Marciele Albuquerque, além de Larissa Noguchi, Kadu Alvorada e Mariana Vieira. A plataforma firmou parcerias também com o Canal Futura, RedeTV, revista Exame e a revista de negócios americana Newsweek. O Amazônia Vox integra a iniciativa Casa do Jornalismo Socioambiental, que reunirá jornalistas e veículos especializados como InfoAmazônia, O Eco, Eco Nordeste, entre outros. Outro destaque da cobertura é o apoio técnico aos jornalistas pela equipe da Rede Amazônidas pelo Clima – RAC. A jornalista equatoriana Isabel Alarcón estará exclusivamente acompanhando os debates e produzindo notícias. Cada equipe contará com jornalista, videomaker e criador de conteúdo. O trabalho terá coordenação de jornalismo de Natália Mello, apoiada pelo jornalista Ricardo Garcia, e Daniel Nardin, na coordenação. O endereço do site é este: https://www.amazoniavox.com/cop30

Secom/ Belém – As mudanças, que não são poucas, continuam a todo vapor na Secom/ Belém, antiga Comus, e outubro ainda nem terminou. Já deram adeus à Secretaria de Comunicação da Prefeitura de Belém: Elck Oliveira, que voltou à Secom-PA; Antônio Santos, que continua apenas em oliberal.com; Leila Cruz, que mal ficou duas semanas na Sesma; e Alexandre Cunha, que deixou a Segbel, depois de ter passado também pela Sesma. Além disso, Syanne Neno, que acumulava três secretarias, está na edição da Agência Belém, e o fotógrafo Jader Paes, que fez toda a campanha de Igor Normando, saiu também. Nesta terça-feira, 21, quem “se mandou” foi a jornalista Painah Silva, que ficou cerca de seis semanas por lá. Que coisa, né?

Apaniguados – A situação está tão grave na Secom/ Belém que a secretária Ariela Motizuki está acumulando também a chefia de gabinete do prefeito Igor Normando, e, mesmo que “em exercício, vai dando um jeitinho de “agasalhar” os queridos e bem-chegados dela nos cargos. Nesta terça-feira, 21, está no Diário Oficial do Município as nomeações de Erick Fonseca, o “amigo da gerência na TV Liberal”, para o cargo comissionado de assessor V (DAS 202.9), lotado no Gabinete do Prefeito; e Vinícius Lima, para o cargo comissionado de superintendente (DAS 201.9) – sabe-se lá o que isso quer dizer -, com lotação na Secom/ Belém.
Outras situações – Enquanto isso, uma assessora, que é advogada e filha do um “renomado” jornalista de Belém, manda e desmanda na Secom/ Belém. “Deuzulivre”, a mocinha de longos cílios cismar com um jornalista. A exoneração é curta e certa e, dizem, a moça é um “poço de arrogância” e braba, muito braba. Mas assim… E bem que o Sinjor-PA poderia dar uma incerta na Secom/ Belém e ver a situação da galera que rala nos dias úteis nas assessorias das secretarias, mas tem que entrar em escala de fim de semana, trabalhar direto, e estar, “lindo, loiro e japonês”, na labuta novamente, sem folga, na segunda-feira. Carro, equipamentos, celular corporativo? Na, na, ni, na, não. Fotógrafos? Para quê? É só dar uma olhada nas reportagens da Agência Belém e ver que os jornalistas estão fazendo fotos e texto, tudo junto, ao mesmo tempo, e nada disso parece ser reprovado ou questionado.


Mudança nas redações
Diego – O jornalista Diego Beckman, agora oficialmente, está no portal Roma News, e continua na rádio CBN Belém.

Maycon – Maycon Marte, que trabalha em O Liberal, está também na assessoria de comunicação da Secult-PA.

Luiz – Luiz Augusto Andrade, depois de quase três anos, decidiu deixar a rádio CBN Belém. Foi nessa emissora que ele recebeu a primeira premiação profissional, no Prêmio Sebrae de Jornalismo 2025, na categoria áudio.

Outras notícias
Danielle – A jornalista Danielle Carvalho representou o Centro Integrado de Inclusão e Reabilitação – CIIR no Planetree International Global Forum on Person-Centered Care, realizado na cidade de Baltimore, nos EUA, de 12 a 16 de outubro, onde apresentou o trabalho do Centro Especializado em Transtorno do Espectro Autista.

Doc do Léo – O jornalista Léo Nunes produziu e editou mais um documentário para a TV Liberal. Desta vez, o enfoque foi o Círio de Nazaré de 2004, o mais longo da história. “No Tempo do Círio” é também uma homenagem a quem faz a festividade acontecer. O conteúdo foi exibido na “Sessão Liberal”, no sábado, dia 11, e está disponível no GloboPlay e no YouTube.

Programa sobre a COP30 – Jalília Messias é repórter e apresentadora do programa “Horizonte Amazônia”, que estreou na TV Liberal, no sábado, 18. O foco da atração é uma série especial que mostra soluções para as mudanças do clima no ano da COP30, em Belém. A equipe da TV Liberal revela histórias inspiradoras e iniciativas que unem ciência e tradição, na Amazônia, para enfrentar as mudanças climáticas, com Edenilton Marques, Vinícius Macêdo, João Pedro Bittencourt e Bia Lourene.

Fotos de semana
Mais fotos da romarias de Nazaré















No RexPa, no Mangueirão:






