RedeTV Belém, mesmo com muitos processos na Justiça Trabalhista, não paga ninguém; Exército se prepara para COP30 e coleguinhas se divertem em churrasco

Nilson Cortinhas, Vito Gemaque, Adriano Nascimento, Irene Almeida e Oswaldo Forte na pauta que mostra a preparação do Exército para atividades da COP30 em Belém
Belém, 12 de agosto de 2025 – Mais uma terça-feira de atualizações por aqui. E aqui de sempre: quando se pensa que não há, é aí que surgem as novidades.
Saídas da Secom-PA – A jornalista Kézia Carvalho, depois de cerca de cinco anos, deixou a Secom/ Agência Pará, onde atuava na área de publicidade. Quem também se despediu daquela Secretaria foi Raiana Coelho, que tal qual Kézia, vai compor a equipe de comunicação da Águas do Pará, empresa que arrematou a Cosanpa. As contratações são por meio da agência FSB Holding.


Jefferson Lima deixa a Povo FM – A situação na rádio Povo FM, antiga Metropolitana FM, está complicada. Depois de ficar três meses sem pagar os salários dos funcionários, a emissora conseguiu, com a ajuda de amigos, quitar a maior parte da folha de pagamento, mas alguns preferiram deixar a rádio, como Jefferson Lima, que foi para a Povo FM, depois que deixou a rádio Liberal+

Professora – A jornalista Carolina Klautau, depois de dez anos em São Paulo, é a nova professora na Universidade da Amazônia – Unama, onde ela se formou.

Exército e a COP30 – O Comando Operacional Conjunto Marajoara, do Ministério da Defesa/ Forças Armadas na COP 30, em Belém, promoveu mais um treinamento em Defesa Química, Biológica, Radiológica e Nuclear. A capacitação contou com a participação de agentes da Secretaria Estadual de Saúde Pública, do SAMU e de militares do Exército, de Belém e de Marabá, da Marinha do Brasil e da Força Aérea Brasileira. O encerramento da capacitação foi na sexta-feira, dia 8, no 2º Batalhão de Infantaria de Selva, com a presença da imprensa que pode acompanhar uma demonstração simulando uma emergência sanitária com agente químico.



Amazônia Vox e Canal Futura juntos – O Amazônia Vox firmou mais uma parceria para ampliar o alcance e o público do conteúdo produzido sobre a região amazônica. O Canal Futura irá exibir as produções realizadas pela equipe de profissionais do Amazônia Vox, reforçando, ainda mais, a diversidade de vozes e narrativas na programação do canal, que integra o Grupo Globo. O conteúdo também estará disponível gratuitamente pelo GloboPlay, mesmo para não assinantes. Com vinheta própria e espaços na programação que serão definidos, a divulgação vai mostrar iniciativas locais e vozes da Amazônia. Essa parceria é mais um passo na estratégia de distribuição de conteúdo e alta visibilidade das produções do Amazônia Vox, que mantém as reportagens com acesso 100% gratuito. Mariana Seivalos, supervisora do Canal Futura, e João Alegria, secretário-geral da Fundação Roberto Marinho, estiveram em Belém, na semana passada, e fizeram a assinatura da parceira com Daniel Nardin, do Amazônia Vox. O Futura está presente nas principais operadoras de TV por assinatura no Brasil: Net e Claro TV, no 534 HD e 34; na Sky, no 434 HD e 34; na Vivo, no 68HD e 24 e fibra ótica; e na Oi TV, no 35.

Alerta para o Círio – A Prefeitura de Belém orienta aos veículos de comunicação, que precisam montar estruturas e praticáveis em vias públicas para a cobertura do Círio de Nazaré 2025, que solicitem autorização por meio de ofício para a Secretaria Municipal de Segurança, Ordem Pública e Mobilidade Urbana – Segbel, para o e-mail: gabsegbel@segbel.com
Seguro – Na semana passada, um evento da Casa do Seguro, em Belém, reuniu jornalistas que conheceram a proposta de trabalho do grupo, um dos pontos de discussão mais importantes na COP 30. O SBT Pará foi representado por Bianca Teixeira, o gestor Carlos Amorim e o executivo Igor Aflalo.

Evento da Natura – A empresa de perfumaria Natura promoveu um grande evento em Belém, no Mercado de São Brás, no qual foram lançadas as novas fragrâncias da marca. A imprensa foi convidada e compareceu em peso.









SBT Pará e ministro – O SBT Pará recebeu o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, médico infectologista, defensor do SUS e do Programa Nacional de Imunizações, que foi recebido pelo diretor Carlos Amorim e pela jornalistas Bianca Teixeira, apresentadora e editora-chefe do Jornal SBT Pará.

Churrasco para a galera – No sábado, 9, o Marine Club recebeu a 1ª edição do Festival BBQ Show, considerado o maior festival de open food do Norte e Nordeste. Apesar de um bafafá interno envolvendo produções de festivais de churrasco com nomes semelhantes em Belém, o evento reuniu diversas atrações e contou com o atendimento à imprensa realizado pela AV Comunicação, sob o comando de Anna Vieira. Marcaram presença no evento de comilança o jornalistas Matheus Viggo, Luiz Flávio Costa – o Luizão -, Sérgio Manoel, Sancha Luna, Karina Sá e Jeferson Höenisch.





RedeTV Belém não paga ninguém – A rádio Jovem Pan Belém está operando no estúdio da RedeTV Belém. O que todos querem saber é quem está por trás dessa concessão que, antes, estava com o empresário Tião Miranda, da cidade Marabá. Isso porque, os funcionários que saíram da RedeTV, há pelo menos dois anos, até agora não receberam o que lhes é devido e apelaram à Justiça Trabalhista. O problema é que mesmo vencido os processos, Bruno Rodrigues, o Brunão, dono da RedeTV Belém alega que não tem como pagar a quem deve. O problema é que por mais que façam diligências e busca, nada que tenha a ver com a emissora está em nome de Bruno e sim, da esposa dele, Aderyan Feitosa Araújo, a representante legal da empresa. Apesar de todos os esforços envidados pelo juízo, não foram localizados bens em nome da empresa ou de sua sócia que viabilizassem a satisfação do crédito devido. Um dos advogados aponta que: “Não bastasse a inadimplência reiterada e o esvaziamento de bens em nome da empresa e de sua representante legal, Aderyan, há robustos indícios de que a personalidade jurídica vem sendo utilizada como verdadeiro escudo para proteção do patrimônio pessoal, frustrando a efetividade do crédito trabalhista”. O processo continua e é sabido que a empresa de Brunão tem patrocínio de verbas públicas de publicidade, mas de alguma forma, esses pagamentos não aparecem quando são pesquisados. Enquanto isso, os ex-funcionários da RedeTV Belém ficam sem receber o é de direito deles.

Morte de Bira – O jornalista Ubiratan Ferreira Filho, de 71 anos, faleceu na quinta-feira, dia 7. Com passagens por A Província do Pará, Diário do Pará, Rede TV, ele se aposentou como diretor de telejornalismo da TV Record. Também foi assessor de comunicação da Vasp, e presidente da Associação dos Cronistas e Locutores Esportivos do Estado do Pará – Aclep. Em Tucuruí, criou o próprio jornal, “O Gafanhoto, e exerceu o cargo de chefe de gabinete da prefeitura municipal. Como repórter policial, ganhou da Segurança Pública do Estado, a carteira da Polícia Civil, reconhecimento dado a poucos. Ubiratan também denunciou a violência sofrida pelos jornalistas no Pará, como ocorreu com um dos seus filhos, também jornalista, por um ex-prefeito de Tucuruí.

FOTOS DA SEMANA
Xarque da Gaby – Na terça-feira, 5, exatamente uma semana atrás, a Cidade Velha tremeu com a segunda versão da festa Xarque da Gaby, que celebra o aniversário da cantora Gaby Amarantos. Este ano de 2025, até Maju Coutinho, apresentadora do “Fantástico”, deu close por lá. Muitos coleguinhas também marcaram presença, assim como estrelas da música paraense e das redes sociais locais. Eu só sei e quero dizer que a festa foi babadeira. Tão babado que no after do regabofe teve uma situação complicada com um coleguinha bem exaltadinho e com umas doses a mais, que gentilmente foi convidado a se retirar. Não vou citar o nome do rapaz, mas quero e espero sinceramente que ele se comporte mais civilizadamente em eventos próximos, porque como todo mundo está falando: “Manoooo, para que tá feio. Fica direito!” E talvez da próxima vez – e espero que não ocorra – o meu dedo desliza e escreve o nome dele, né?







OUTRAS FOTOS



