Felipe Melo deixa O Liberal, Nilton Lobato na Secom-PA, carnaval por todo Brasil e muitas mudanças nas redações

 Felipe Melo deixa O Liberal, Nilton Lobato na Secom-PA, carnaval por todo Brasil e muitas mudanças nas redações

Equipe da Redação Integrada O Liberal, com Dílson Pimentel e Igor Mota, no tradicional carnaval de Vigia de Nazaré

Belém, 4 de março de 2025 – Vocês juram que em plena terça-feira Gorda, em pleno Carnaval 2025 não tem atualização de site? Ainda mais com tanta novidades para contar e com umas tretas pelo meio… Te alui, macho, que tem site novo no pedaço.

Começamos com as mudanças nas redações:

Carol na Approach – Ana Carolina Maia, jornalista na Secretaria de Estado do Ambiente e Sustentabilidade – SEAS, Rio de Janeiro, e na Equatorial Pará, começou em um novo cargo de analista de comunicação na agência Approach Comunicação, no Rio de Janeiro. 

Carol começou a trabalhar na Approach, no Rio de Janeiro

Lucas – Lucas Contente deixou o cargo de repórter do site o Estado do Pará Online e está, agora, no Pará Web News, de Eduardo Cunha.

Lucas Modesto é do Pará Web News, agora

Tayse – A jornalista Tayse Assis, ex-TV Liberal, deixou também a comunicação da Companhia das Docas do Pará – CDP. Para o lugar dela, foi acionada Tayná Horiguchi, que estava na Cosanpa.  

Tayse Assis deixou a CDP

Luiz no TJPA – O jornalista Luiz Carlos Santos, ex-Secom-PA e ex-Comus, agora, integra a Ascom do Tribunal de Justiça do Pará – TJPA, coordenador de imprensa. Luiz Carlos está na comunicação pública desde o governo de Almir Gabriel. 

Luiz Carlos Santos, na foto com Andreza Gomes, da comunicação do TRT-8, coordena a comunicação do TJ-PA

Prefs – Na Secretaria de Comunicação de Belém, ex-Comus, estão os jornalistas Vívian Carvalho e Sergio Manoel.  

Vívian Carvalho na comunicação da Prefeitura de Belém

Leandro no MPSP – Leandro Oliveira, ex-assessor de comunicação do Detran-PA, se mudou de Belém e vai começar a trabalhar como assistente no Ministério Público de São Paulo – MPSP.  

Leandro vai trabalhar no Ministério Público de São Paulo

Rádio Clube – Já falamos sobre isso aqui, e voltamos ao assunto. Não é possível que não pare ninguém por muito tempo na Rádio Clube do Pará, que se diz a campeã do Ibope, com 98% de audiência, mas é muito difícil acreditar que os 2% restantes sejam distribuídos com as outras rádios. Quem pediu para sair da rádio, agora, foi Fernanda Costa, que não “aguentou o ambiente pesado e de perseguição”, segundo uma fonte deste site. “E o pior é que, com o baixo salário que é pago na emissora, nem jornalista novato está aceitando uma vaga, oferecida há mais de um mês”, disse a fonte.  

Fernanda Costa é mais uma a deixar o jornalismo da Rádio Clube

De “Mao” a pior – Nilton Lobato, de quem já falamos aqui, deixou a área comercial do grupo RBA e se fala, agora, que Binho Nascimento, sim, aquele mesmo, réu em processo por assédio sexual e moral, assumirá essa vaga. Uma fonte aqui site contou que as mesmas pessoas que Nilton maltratava, tratava mal e “c*g*v* na cabeça estiveram se despedindo dele, com festinha e até discursos e abraços emocionados. Em uma atitude quase promíscua, Nilton Lobato vai assumir a diretoria de Publicidade, Propaganda e Marketing da Secretaria de Comunicação do Estado do Pará – Secom-PA. Eita, Parazão de meu Deus!  

Nilton Lobato deixou o grupo RBA, da família Barbalho, e vai gerir a milionária Diretoria de Publicidade, Propaganda e Marketing da Secom-PA

Felipe Melo deixou O Liberal – Eu sempre falo que tem um cargo de assessor de comunicação no qual não vinga ninguém que é o da Polícia Civil do Pará, mas o de diretor de conteúdo da Redação Integrada O Liberal, esse, também tem uma caveira de burro enterrada na porta da sala. Na sexta-feira, 28, mais um jornalista caiu por terra. Desta vez, foi Felipe Melo, que ocupava o cargo, desde a saída de Daniel Nardin, que pediu para sair no final de 2023. Melo “caiu em desgraça” com a presidência “da casa” e foi afastado do cargo por Ronaldo Maiorana, CEO do grupo, havia quase dois meses, sem perspectivas de voltar. Quando se esperava que ele voltasse, em outro cargo, que até lhe foi oferecido, ele preferiu sair e fez um acordo com o grupo de comunicação. Melo começou na redação de O Liberal no meio da década dos anos 2000, na edição do jornal impresso, vindo do jornal A Voz de Nazaré.

Felipe Melo é mais um que o espinhoso cargo de diretor de redação em O Liberal derrubou. Por esse cargo já passaram Luiz Indriúnas, Antônio Carlos Pimentel, Luis Roberto, Paulo Silber, Iran de Souza, Lázaro Moraes, Daniel Nardin e Felipe Melo. Os únicos que duraram foram Cláudio Sá Leal, Ana Diniz e Walmir Botelho, e isso em 70 anos

Cobrinhas criadas – O problema da Redação Integrada O Liberal, entre tantos os que existem por lá, reside em um casal de duas jornalistas que é pouco mais que duas cobrinhas, com as bonitas dando nó em trilho por lá. Euzinha, que passei 12 anos da minha vida profissional dentro daquela redação, só as aconselho: “não cutuquem a cobrona, anaconda criadíssima com vara curta!”. É só o que lhes posso avisar, porque nessas idas e vindas, nem o Sindicato poderá lhes ajudar, meninas, com ou sem atestado médico. 

Jambo e Alter – A Jambo Comunicação, das jornalistas Rita Soares e Ivana Oliveira, se uniu à agência carioca Alter Conteúdo que tem filial em Belém e, juntas, vão lançar a Casa Balaio, um hub para debates e painéis temáticos, workshops, oficinas, produção de podcasts e videocasts, além de experiências imersivas, reunindo especialistas, lideranças globais, marcas e comunidades. O hub vai ocupar um casarão histórico na avenida Nazaré, esquina com a travessa Quintino Bocaiúva, no Largo do Redondo, em Belém. O casarão está em obras e será inaugurado na segunda quinzena de abril.

Rita Soares, da Jambo, e Kelly Lima, da Alter, na escada do casarão onde as agência vão funcionar em parceria

Nardin em Washington – O jornalista Daniel Nardin, que lidera o Amazônia Vox, passou o final de fevereiro em Washington, nos EUA, atendendo convite do International Center for Journalists – ICFJ e da Vanderbilt University. Ele participou de um evento com 50 jornalistas internacionais, estudantes de jornalismo e pesquisadores de mídia sobre liberdade de imprensa, educação e jornalismo. Aproveitando a agenda na capital americana, Daniel também se reuniu com a equipe de comunicação da Climate Reality Project, organização fundada pelo ex vice-presidente americano Al Gore, que aborda formação e mobilização sobre questões climáticas em todo o mundo.  

Daniel em viagem de estudo a Washington
Amanda Clark, responsável pela atuação regional da entidade nas Américas; Meg Bearor, gerente sênior internacional da Climate; e Maggie Farley, diretora de programas de inovação e parcerias do International Center for Journalists – ICFJ
Daniel, em momento raro de turista, porque ele não é “muleke”

 Tribunais – Na semana passada, foi realizado em Belém o Encontro da Comunicação Institucional dos Tribunais no Pará de Justiça do Estado, Regional do Trabalho e Regional Eleitoral, que estiveram na cobertura do termo de cooperação para criação da Casa de Justiça no Pará.  

Luiz Carlos Santos, do TJ-PA, Andreza Gomes, do TRT-8, Renata Ferreira, do TRE-PA, Will Montenegro e Uchoa Silva, do TJ-PA
Encontro da Comunicação Institucional dos Tribunais no Pará de Justiça do Estado, Regional do Trabalho e Regional Eleitora

Dri se casou – A publicitária Adriana Pinto, que trabalha na Secom-PA, desde 2013, se casou na sexta-feira, 28, com Bruno Freitas Lopes

Adriana Pinto, a sorridente noiva de fevereiro
Bruno e Adriana: felicidade!!!

Franssinete – Franssinete Florenzano foi empossada na cadeira 29 da Academia Paraense de Letras – APL, que tem como patrono, Múcio Javrot, e como último ocupante, Miranda Neto, na quinta-feira, 27, na sede da entidade, na Cidade Velha. A oradora oficial foi Betânia Fidalgo Arroyo que disse, entre outros momentos: “Franssinete Florenzano idealizou, criou e edita há 33 anos, atualmente em conjunto com sua filha Gabriella, grande amor de sua vida, o que é um dos maiores sucessos jornalísticos no Pará, o Uruá-Tapera. Antenada e conectada, Franssinete é uma mulher das redes sociais, em que ao tempo que circula atualidades ou difunde a cultura paraense, também aborda temas candentes na sociedade brasileira e paraense, a exemplo de política, meio ambiente, violação de direitos humanos, crise climática”.

Franssinete Florenzano, com o fardão da APL, e convidados, entre eles, a jornalista Tânia Monteiro

FOTOS DA SEMANA – É CARNANAL!!!!!

Pretinhos do Mangue em Curuçá – No domingo, 2, teve o tradicional bloco Pretinhos do Mangue, em Curuçá, na região nordeste do Pará, cuja fantasia é apenas a lama do mangue perto da cidade.

Equipe da TV RBA, com Edimar Assunção
Edimar Assunção “vestido à caráter”
Dílson Pimentel e Wagner Santana em Curuçá
Wagner Santana procurando o melhor ângulo para fotografar as fantasias – – foto de Dílson Pimentel
Wagner Santana de olho na passagem do bloco Pretinhos do Mangue – foto de Dílson Pimentel
Olha o Wagner aí, genteeeeeeee – foto de Dílson Pimentel
Essa dupla: Dílson e Wagner
Wagner Santana pronto para a “guerra”, na porta da redação, antes de ir para Curuçá

Carnaval em Vigia de Nazaré – O carnaval mais quente do Pará é em Vigia, na segunda-feira de Carnaval, com os blocos As Virgienses, no qual os homens se vestem de mulher; Os Cabrassurdos, as mulheres se vestem de homem; e A Gaiola das Loucas, voltado para o público LGBTQIA+. Este ano, a festa foi no dia 3.

Wagner Almeida, do jornal Diário do Pará, e o bloco As Virgienses
Dílson Pimentel, Igor Mota e Alessandra Serrão
Wagner Almeida e Leka
Leka, Wagner e Irlaine Nóbrega, repórter do jornal Diário do Pará
Wellington Jr., da RBA TV e Leka

Carnaval em São Caetano de Odivelas – No domingo, 2, também foi dia do carnaval com os bois de máscaras em São Caetano de Odivelas.

Filipe Bispo, Marx Vasconcelos e Larissa
Filipe Bispo
Murilo Bittar, Raimundo Paccó e Oswaldo Forte em São Caetano, à espera de começar o desfile dos bois de máscaras
Aycha Nunes trabalhando de “se acabar” na cobertura do ensaio da escola de samba As Crias do Curro Velho, que desfile no sábado, dia 8, em Belém. A coleguinha atua na comunicação da Fundação Cultural do Pará.
Equipe de comunicação da Prefeitura de Marituba na cobertura do carnaval 2025
O cinegrafista Marcelo Barbosa no carnaval de Marituba
O paraense Mário Carvalho, da TV Globo Recife, no cobertura do carnaval na capital pernambucana
Thiago Gomes na cobertura de Fluminense 8 x 0 Águia, no Mangueirão
Live do Oscar com o convidado Marcelo Flexa no oliberal.com, no domingo, dia 2
Mais da Live do Oscar 2025, no domingo, dia 2
Equipe da TV Cultura preparando as reportagens especiais sobre as escolas de samba de Belém

Carnaval em Cametá – Em Cametá se reúne carnaval e o início da pesca do mapará, o peixe mais abundante daquela região, e a TV Liberal estava por lá.

Elielson Almeida e as meninas de Cametá no barco do carnaval
Laís e Elielson: equipe da TV Liberal
Equipes de jornalismo e do programa É do Pará, da TV Liberal, em Cametá

Jornalistas paraenses no Rio de Janeiro para cobrir o desfile da escola de samba Grande Rio

Cléo Soares e Dani Filgueiras no camarote da LIESA
Dani Filgueiras em plena avenida Rio Branco, Centro do Rio de Janeiro, curtindo o carnaval
Vinícius Macedo, da TV Liberal, e Bete Luchesi, da Globo, no Sambódromo
Vinícius, Jalília Messias e Edenilton Marques, em reportagem no Museu do Amanhã
Jalília Messias no Sambódromo
Equipe da TV Liberal fazendo reportagem em Copacabana
Jalília Messias no Museu do Amanhã
Jalília, Vinícius e Edenilton, com o Pão de Açúcar com testemunha
Wagner Meier e Tarso Sarraf na cobertura do carnaval no Sambódromo da rua Marquês de Sapucaí
Os fotógrafos Cassiano, Pedro Kirilos e Tarso Sarraf no Sambódromo
Tarso e Cassiano