Reportagem do Amazônia Vox é finalista em prêmio internacional, Festa da Chiquita tem nova assessoria e muitas notícias mais

 Reportagem do Amazônia Vox é finalista em prêmio internacional, Festa da Chiquita tem nova assessoria e muitas notícias mais

A plataforma Amazônia Vox, liderada por Daniel Nardin, é uma das finalistas do prêmio Roche 2024

Belém, 17 de setembro de 2024 – E chegamos a mais um terça-feira de atualizações sobre a imprensa de Belém, com notícias bacanas e outras bem tanto assim. Mas é bola pra frente.

Prêmio internacional – A reportagem “Desafios e soluções para melhorar a cobertura pré-natal em comunidades ribeirinhas na Amazônia”, do Amazônia Vox é uma das três finalistas da categoria Jornalismo Digital da 12ª edição do Prêmio Roche de Jornalismo em Saúde, uma iniciativa em conjunto com a Fundação Gabo. O anúncio foi feito no site oficial da premiação na quarta-feira, dia 11. A cerimônia de premiação será em Miami, nos EUA, em outubro deste ano. Na categoria, também concorrem as reportagens “Parir con bisturí: el mapa de los hospitales que abusan de los partos por cesárea en España”, do elDiario.es, da Espanha; e “224 kilómetros con la enfermedad renal a cuestas”, do El Faro, de El Salvador. Nesta categoria, o site Sumaúma, do Amazonas, recebeu menção honrosa no tema “Desafios do atendimento de saúde”, com a reportagem “De Copérnico a Kafka. Ou como o Estado puniu os médicos que revolucionaram a saúde indígena no Brasil: a história da Urihi”. A reportagem é assinada pelo diretor do Amazônia Vox, Daniel Nardin, com imagens em fotos e vídeo de Marcelo Lelis e imagens de apoio de Marcio Nagano e edição final de Ney Trindade. A trilha sonora é do maestro Robenare Santos; direção de arte e diagramação de Rapha Regis e desenvolvimento web de Samuel Burlamaqui. O conteúdo possui ainda ilustração de Thai Rodrigues e mentoria e edição de Paula Perim. A revisão textual foi feita pela professora Marcela Castro e pelos alunos da Escola Estadual de Ensino Médio Antônio Lemos, de Santa Izabel do Pará. A reportagem finalista é resultado de bolsa para produção de pauta do programa “Early Childhood Reporting Fellowship”, do The Dart Center for Journalism and Trauma, da Universidade de Columbia, dos EUA. O programa contou também com apoio da Fundação Maria Cecilia Souto Vidigal.

Prêmio Roche promove festa de premiação em Miami, no EUA, em outubro próximo

Nova assessoria para Chiquita – A tradicional Festa da Chiquita, realizada em Belém logo depois que a Trasladação do Círio de Nossa Senhora de Nazaré passa pelo Bar do Parque, conta com uma nova assessoria de comunicação, responsável por fornecer informações detalhadas e intermediar o contato com a imprensa e o público. Com seus 47 anos de história e criada por Eloy Iglesias, a Festa da Chiquita é considerada Patrimônio Cultural Imaterial do Brasil. O responsável pela Ascom é Hugo Tomkiwitz, que promete surpresas, misturando o tradicional que o público já está acostumado, em um sintonia mais moderna para a nova geração que está surgindo. Para sugestões de pautas ou dúvidas: e-mail ascomchiquita@gmail.com ou 91 98848-1168, falar com Hugo Tomkiwitz. Além disso, as novidades e a programação estão no Instagram oficial: @festadachiquita2024

Hugo Tomkiwitz comanda a comunicação da Festa da Chiquita

KA em São Paulo – Durante a ExpoPostos & Conveniência 2024, evento realizado em São Paulo na última semana, jornalistas especializados no setor de combustíveis se reuniram para discutir ideias e compartilhar experiências que visam impulsionar o trabalho dos sindicatos de combustíveis em todo Brasil. O encontro contou com a presença das jornalistas Adriana e Karla Pereira, da KA Comunicação, que atuam no atendimento do Sindicombustíveis Pará.

As meninas da KA Comunicação em evento em São Paulo

Karol – A publicitária paraense Karol Amorim, que passou pela Temple Comunicação e Mineração Rio do Norte, começou em um novo cargo de gerente social sênior na mineradora Alcoa, em Juruti, município do oeste do Pará.

Karol Amorim, agora, na Alcoa

Larissa no Mestrado – A jornalista Larissa Noguchi, que mora no Rio de Janeiro e trabalha na Funbio, é uma das 30 pessoas selecionadas para a primeira turma do Mestrado Profissional em Comunicação Digital e Cultura de Dados, da Fundação Getúlio Vargas – FGV Comunicação Rio, desenvolvido em parceria entre Aberje e Fundação Itaú. Todos os selecionados são bolsistas integrais e atuantes no Terceiro Setor, em instituições públicas e/ou de impacto social, são diversas vozes de 15 estados do Brasil, com muitos olhares e propósitos. A pesquisa de Larissa vai contribuir com a atuação do levantamento de dados no monitoramento climático na Amazônia.

Larissa Noguchi está na mestrado profissional da FGV

Novos coleguinhas no time Jambo – A Jambo Comunicação ganhou reforços no seu time. No digital, começou na agência Gabriel Marques que vai atuar na produção de conteúdo e exercer a criatividade para os rolês culturais. Na área de assessoria de comunicação, o nome é de Fabiana Cabral, que também atua na edição dos jornais impressos do Grupo O Liberal.

Gabriel Marques é reforço no time digital da Jambo Comunicação
Fabiana também está na Jambo Comunicação

Fabyo – O jornalista Fabyo Cruz, que estava como frila, foi oficializado como repórter correspondente na revista Cenarium.

Fabyo Cruz em muitas atividades

Lu e o Instituto Peabiru – Lu Kellen assumiu a Gerência de Comunicação e Engajamento Social do Instituto Peabiru, referência em bioeconomia e fortalecimento de grupos sociais na Amazônia. Ela já está na casa há seis anos, atuando em projetos focados em políticas públicas para crianças e adolescentes por meio de parcerias do Instituto Peabiru com o UNICEF. Antes dela, quem estava nessa função era Tiago Chaves, que como foi noticiado aqui, está como especialista em comunicação na empresa Rota do Pará. Contatos do Lu: 91 99165 9606 ou 91 99376 6510 e e-mail: luciana@peabiru.org.br

Lu Kellen assumiu novo cargo no Instituto Peabiru

Bebês chegaram – Nasceu Otávio, segundo filho do jornalista Luiz Guilherme Ramos, da TV Record Belém. Ele já pai de uma menina. Otávio é filho de Luiz Guilherme e de Luiza Mesquita.

Luiz Guilherme e o bebê Otávio

Sérgio chegou – Na sexta-feira, 13, nasceu Sérgio Neto, terceiro filho da jornalista Thais Damasceno, do SBT Pará.

Papai Tássio Oliveira e mamãe Thais do bebezão Sergio Neto muito felizes com a chegada dele

Oficinas do Carta Amazônia – A agência Carta Amazônia, por meio da Escola Carta Amazônia de Jornalismo Socioambiental, promove nos dias 19 e 26 de setembro duas oficinas sobre desinformação e checagem de notícias falsas ligadas às Eleições Municipais de 2024. A iniciativa faz parte do programa Diversidade nas Redações – Desinformação e Eleições, realizado pela Énois Laboratório de Jornalismo. As formações serão online, gratuitas, com emissão de certificados de participação e abertas ao público. Inscrições disponíveis no site www.cartaamazônia.com.br. As oficinas serão ministradas pelos cofundadores da Carta Amazônia, Adison Ferreira, Eraldo Paulino e Cecília Amorim, por meio da plataforma Google Meet, das 19h às 20h30, horário de Brasília. A primeira formação será no dia 19 de setembro, quinta-feira, com o tema “Combate à desinformação nas eleições municipais”. A segunda, com o tema “Checa-Zap: Formatos e ferramentas aliadas a checagem de notícias” é no dia 26 deste mês. A certificação será de quatro horas por cada oficina. O programa Diversidade nas Redações – Desinformação e Eleições é patrocinado pelo Google News Initiative, com o apoio da Agência Lupa, Agência Tatu, do *desinformante e do Reocupa. A iniciativa conta com a parceria de dez organizações de comunicação do País.

A primeira oficina do Carta Amazônia é nesta quinta-feira, 19

Economia circular – Na sexta-feira, 13, foi realizado o painel “Economia Circular e COP 30”, com os convidados Rubens Magno, superintendente do SEBRAE; e os jornalistas Mary Tupiassu e Daniel Nardin, no primeiro dia do projeto “Bora Garimpar”. Foi um papo sobre Sustentabilidade, economia criativa, consumo consciente e os impactos de Belém vai receber em 2025, na COP 30, evento internacional que coloca as discussão de mudanças climáticas no centro do mundo. O “Bora Garimpar” é o maior encontro de Brechós do Norte, idealizado por Ana e Alex Gibson, que levaram, pela primeira vez, o movimento para dentro de um shopping center, o Bosque Grão-Pará.

Jornalistas e convidados no projeto “Bora Garimpar”, no shopping Bosque Grão Pará

Colegas que nos deixaram – A tristeza chegou com as mortes de dois colegas da imprensa. No sábado, 14, depois de um batalha muito árdua contra um câncer, faleceu a jornalista Thais Belém.

Thais Belém com a também jornalista Isabela Medeiros

Paulo – E faleceu nesta terça-feira, 17, Paulo Faria, ator, dramaturgo e diretor de teatro paraense, que estava residindo em Mosqueiro, e foi encontrado morto em sua casa. Possivelmente teve um infarto. Paulo era irmão dos jornalista Lúcio Flávio Pinto, Elias Pinto, do jornal Diário do Pará; de Raimundo Pinto, já falecido; e de Luiz Pinto, o LuizPê, ilustrador e cartunista. Em São Paulo, onde morou por muitos anos, Paulo fundou a Cia Pessoal do Faroeste, que resistiu por muitos anos na região da Luz, centro histórico da cidade. Ultimamente, Paulo colaborava com o site de Lucio Flavio Pinto, Agenda Amazônia.

Paulo Faria Pinto faleceu aos 58 anos de idade

SESSÃO DE FOTOS

Equatorial – Nesta terça-feira, 17, pela manhã, a Equatorial Energia reuniu a imprensa em uma entrevista coletiva para anunciar as ações da empresa durante o Círio de Nossa Senhora de Nazaré.

Lucas Muribeca e as colegas da comunicação da Equatorial que receberam a imprensa

Exposibram – Na semana passada, foi realizada em Belo Horizonte – MG mais uma edição da Exposibram que no ano passado teve sede em Belém.

Equipe da Temple Comunicação na Exposibram
Joseana Mesquita, da Hydro, e Marcelo Vieira, diretor de Sustentabilidade da Approach/ Juntos

Palestra na Estácio/ FAP com o fotógrafo Oswaldo Forte

Oswaldo Forte foi convidados pelos professores Marcus Dicskon e Erika Siqueira para uma conversa com os alunos da faculdade Estácio/ FAP sobre fotorreportagem. Na foto, além dos três, está Albany

Mercado – A reforma do mercado de São Brás foi apresentada a jornalista de Belém, na segunda-feira, dia 16, pela Prefeitura de Belém.

Bernardino Santos e Franssinete Florenzano na pauta do mercado de São Brás
Franssinete, Isa Arnour e Tânia Monteiro pela Abrajet-Pará
Brenda Maciel da rádio CBN Belém nas entrevistas
Marta Brasil, titular da Comus/ Agência Belém; Franssinete Florenzano, do site Uruá Tapera; Rita Soares, da Jambo Comunicação; e Bernardino Santos, colunista do jornal O Liberal






Deixe um comentário