Reportagem do Amazônia Vox é finalista em prêmio internacional, Festa da Chiquita tem nova assessoria e muitas notícias mais
Belém, 17 de setembro de 2024 – E chegamos a mais um terça-feira de atualizações sobre a imprensa de Belém, com notícias bacanas e outras bem tanto assim. Mas é bola pra frente.
Prêmio internacional – A reportagem “Desafios e soluções para melhorar a cobertura pré-natal em comunidades ribeirinhas na Amazônia”, do Amazônia Vox é uma das três finalistas da categoria Jornalismo Digital da 12ª edição do Prêmio Roche de Jornalismo em Saúde, uma iniciativa em conjunto com a Fundação Gabo. O anúncio foi feito no site oficial da premiação na quarta-feira, dia 11. A cerimônia de premiação será em Miami, nos EUA, em outubro deste ano. Na categoria, também concorrem as reportagens “Parir con bisturí: el mapa de los hospitales que abusan de los partos por cesárea en España”, do elDiario.es, da Espanha; e “224 kilómetros con la enfermedad renal a cuestas”, do El Faro, de El Salvador. Nesta categoria, o site Sumaúma, do Amazonas, recebeu menção honrosa no tema “Desafios do atendimento de saúde”, com a reportagem “De Copérnico a Kafka. Ou como o Estado puniu os médicos que revolucionaram a saúde indígena no Brasil: a história da Urihi”. A reportagem é assinada pelo diretor do Amazônia Vox, Daniel Nardin, com imagens em fotos e vídeo de Marcelo Lelis e imagens de apoio de Marcio Nagano e edição final de Ney Trindade. A trilha sonora é do maestro Robenare Santos; direção de arte e diagramação de Rapha Regis e desenvolvimento web de Samuel Burlamaqui. O conteúdo possui ainda ilustração de Thai Rodrigues e mentoria e edição de Paula Perim. A revisão textual foi feita pela professora Marcela Castro e pelos alunos da Escola Estadual de Ensino Médio Antônio Lemos, de Santa Izabel do Pará. A reportagem finalista é resultado de bolsa para produção de pauta do programa “Early Childhood Reporting Fellowship”, do The Dart Center for Journalism and Trauma, da Universidade de Columbia, dos EUA. O programa contou também com apoio da Fundação Maria Cecilia Souto Vidigal.
Nova assessoria para Chiquita – A tradicional Festa da Chiquita, realizada em Belém logo depois que a Trasladação do Círio de Nossa Senhora de Nazaré passa pelo Bar do Parque, conta com uma nova assessoria de comunicação, responsável por fornecer informações detalhadas e intermediar o contato com a imprensa e o público. Com seus 47 anos de história e criada por Eloy Iglesias, a Festa da Chiquita é considerada Patrimônio Cultural Imaterial do Brasil. O responsável pela Ascom é Hugo Tomkiwitz, que promete surpresas, misturando o tradicional que o público já está acostumado, em um sintonia mais moderna para a nova geração que está surgindo. Para sugestões de pautas ou dúvidas: e-mail ascomchiquita@gmail.com ou 91 98848-1168, falar com Hugo Tomkiwitz. Além disso, as novidades e a programação estão no Instagram oficial: @festadachiquita2024
KA em São Paulo – Durante a ExpoPostos & Conveniência 2024, evento realizado em São Paulo na última semana, jornalistas especializados no setor de combustíveis se reuniram para discutir ideias e compartilhar experiências que visam impulsionar o trabalho dos sindicatos de combustíveis em todo Brasil. O encontro contou com a presença das jornalistas Adriana e Karla Pereira, da KA Comunicação, que atuam no atendimento do Sindicombustíveis Pará.
Karol – A publicitária paraense Karol Amorim, que passou pela Temple Comunicação e Mineração Rio do Norte, começou em um novo cargo de gerente social sênior na mineradora Alcoa, em Juruti, município do oeste do Pará.
Larissa no Mestrado – A jornalista Larissa Noguchi, que mora no Rio de Janeiro e trabalha na Funbio, é uma das 30 pessoas selecionadas para a primeira turma do Mestrado Profissional em Comunicação Digital e Cultura de Dados, da Fundação Getúlio Vargas – FGV Comunicação Rio, desenvolvido em parceria entre Aberje e Fundação Itaú. Todos os selecionados são bolsistas integrais e atuantes no Terceiro Setor, em instituições públicas e/ou de impacto social, são diversas vozes de 15 estados do Brasil, com muitos olhares e propósitos. A pesquisa de Larissa vai contribuir com a atuação do levantamento de dados no monitoramento climático na Amazônia.
Novos coleguinhas no time Jambo – A Jambo Comunicação ganhou reforços no seu time. No digital, começou na agência Gabriel Marques que vai atuar na produção de conteúdo e exercer a criatividade para os rolês culturais. Na área de assessoria de comunicação, o nome é de Fabiana Cabral, que também atua na edição dos jornais impressos do Grupo O Liberal.
Fabyo – O jornalista Fabyo Cruz, que estava como frila, foi oficializado como repórter correspondente na revista Cenarium.
Lu e o Instituto Peabiru – Lu Kellen assumiu a Gerência de Comunicação e Engajamento Social do Instituto Peabiru, referência em bioeconomia e fortalecimento de grupos sociais na Amazônia. Ela já está na casa há seis anos, atuando em projetos focados em políticas públicas para crianças e adolescentes por meio de parcerias do Instituto Peabiru com o UNICEF. Antes dela, quem estava nessa função era Tiago Chaves, que como foi noticiado aqui, está como especialista em comunicação na empresa Rota do Pará. Contatos do Lu: 91 99165 9606 ou 91 99376 6510 e e-mail: luciana@peabiru.org.br
Bebês chegaram – Nasceu Otávio, segundo filho do jornalista Luiz Guilherme Ramos, da TV Record Belém. Ele já pai de uma menina. Otávio é filho de Luiz Guilherme e de Luiza Mesquita.
Sérgio chegou – Na sexta-feira, 13, nasceu Sérgio Neto, terceiro filho da jornalista Thais Damasceno, do SBT Pará.
Oficinas do Carta Amazônia – A agência Carta Amazônia, por meio da Escola Carta Amazônia de Jornalismo Socioambiental, promove nos dias 19 e 26 de setembro duas oficinas sobre desinformação e checagem de notícias falsas ligadas às Eleições Municipais de 2024. A iniciativa faz parte do programa Diversidade nas Redações – Desinformação e Eleições, realizado pela Énois Laboratório de Jornalismo. As formações serão online, gratuitas, com emissão de certificados de participação e abertas ao público. Inscrições disponíveis no site www.cartaamazônia.com.br. As oficinas serão ministradas pelos cofundadores da Carta Amazônia, Adison Ferreira, Eraldo Paulino e Cecília Amorim, por meio da plataforma Google Meet, das 19h às 20h30, horário de Brasília. A primeira formação será no dia 19 de setembro, quinta-feira, com o tema “Combate à desinformação nas eleições municipais”. A segunda, com o tema “Checa-Zap: Formatos e ferramentas aliadas a checagem de notícias” é no dia 26 deste mês. A certificação será de quatro horas por cada oficina. O programa Diversidade nas Redações – Desinformação e Eleições é patrocinado pelo Google News Initiative, com o apoio da Agência Lupa, Agência Tatu, do *desinformante e do Reocupa. A iniciativa conta com a parceria de dez organizações de comunicação do País.
Economia circular – Na sexta-feira, 13, foi realizado o painel “Economia Circular e COP 30”, com os convidados Rubens Magno, superintendente do SEBRAE; e os jornalistas Mary Tupiassu e Daniel Nardin, no primeiro dia do projeto “Bora Garimpar”. Foi um papo sobre Sustentabilidade, economia criativa, consumo consciente e os impactos de Belém vai receber em 2025, na COP 30, evento internacional que coloca as discussão de mudanças climáticas no centro do mundo. O “Bora Garimpar” é o maior encontro de Brechós do Norte, idealizado por Ana e Alex Gibson, que levaram, pela primeira vez, o movimento para dentro de um shopping center, o Bosque Grão-Pará.
Colegas que nos deixaram – A tristeza chegou com as mortes de dois colegas da imprensa. No sábado, 14, depois de um batalha muito árdua contra um câncer, faleceu a jornalista Thais Belém.
Paulo – E faleceu nesta terça-feira, 17, Paulo Faria, ator, dramaturgo e diretor de teatro paraense, que estava residindo em Mosqueiro, e foi encontrado morto em sua casa. Possivelmente teve um infarto. Paulo era irmão dos jornalista Lúcio Flávio Pinto, Elias Pinto, do jornal Diário do Pará; de Raimundo Pinto, já falecido; e de Luiz Pinto, o LuizPê, ilustrador e cartunista. Em São Paulo, onde morou por muitos anos, Paulo fundou a Cia Pessoal do Faroeste, que resistiu por muitos anos na região da Luz, centro histórico da cidade. Ultimamente, Paulo colaborava com o site de Lucio Flavio Pinto, Agenda Amazônia.
SESSÃO DE FOTOS
Equatorial – Nesta terça-feira, 17, pela manhã, a Equatorial Energia reuniu a imprensa em uma entrevista coletiva para anunciar as ações da empresa durante o Círio de Nossa Senhora de Nazaré.
Exposibram – Na semana passada, foi realizada em Belo Horizonte – MG mais uma edição da Exposibram que no ano passado teve sede em Belém.
Palestra na Estácio/ FAP com o fotógrafo Oswaldo Forte
Mercado – A reforma do mercado de São Brás foi apresentada a jornalista de Belém, na segunda-feira, dia 16, pela Prefeitura de Belém.