Projeto Panela História traz gastronomia paraense e de Marabá, Amazônia Vox na Colômbia e outras notícias
Belém, 25 de junho de 2024 – Mais uma terça-feira de atualizações neste site. Notícias bacanas que merecem a sua atenção. Sigamos! Mas de última hora chega aquela notícia, bem hard news. E lá vamos nós ter que mexer na postagem inteira.
Amazônia Vox na Colômbia – Daniel Nardin, representando a plataforma Amazônia Vox, é nome confirmado na programação oficial do Festival Gabo 2024, da Fundación Gabo, que será realizado em julho próximo, em Bogotá, capital da Colômbia. Ele vai falar do que está sendo feito com Amazônia Vox, ouvindo vozes locais, mostrando soluções da Amazônia para desafios, trabalhando com profissionais da própria região, levando jornalismo e questões climáticas para sala de aula, com estudantes de ensino médio da professora Marcela Castro. A mesa em que Daniel participará será na sexta-feira, dia 5 de julho, às 11 AM.
Comunicação do Evandro Chagas – O jornalista Kelvin Souza começou em um novo cargo como chefe da Seção de Comunicação e Memória Institucional do Instituto Evandro Chagas – SECMI. Apesar de já existir há mais de 30 anos, de ser um tema prioritário para a Instituição ao longo desse tempo, a constituição de uma unidade administrativa dedicada à comunicação é um marco para o Instituto. A SECMI abrange ainda as atividades do Museu do Instituto Evandro Chagas, que fica no bairro do Marco, em Belém.
Raisa – Raisa de Araújo deixou a agência Eko, onde cuidava da conta da Natura e está somente na revista Cenarium.
In Press deixou comunicação da Hydro – A assessoria de imprensa da Hydro no Brasil mudou, incluindo as operações da Hydro Paragominas, Hydro Alunorte, Albras, Hydro REIN e Extrusão. A partir de agora, o atendimento de imprensa, os contatos para pautas e demais temas relacionados devem ser direcionados ao e-mail hydro@ideal.pr. A equipe da InPress, que foi a agência anterior, composta pelas jornalistas Daniela Melina, Renata Grieco, Iaci Gomes e Rosana Pinto, não está mais responsável pelo atendimento da conta.
Panela Histórica – O projeto Panela Histórica reúne profissionais de Marabá e Belém para contar a história da gastronomia marabaense e suas influências nacionais e internacionais. A diretora executiva do projeto, a marabaense Liane Gaby, trouxe ao Panela Histórica a experiência da Duo Produtora, de Marabá, responsável pela captação de imagem e som dos personagens. O projeto inclui um livro, escrito pelo jornalista Pascoal Gemaque, com fotografias de Walda Marques, e um filme média metragem sob a direção de Júnior Braga. A coordenação de produção é de Clara Morbach, a produção é de Ane Lima e consultoria de Verena Aquino. O projeto tem patrocínio do Carrefour Brasil, Mil Engenharia, por meio da Lei Rouanet de Incentivo à Cultura, com apoio da Fundação da Casa de Cultura de Marabá e realização do Instituto Cultural Amazônia do Amanhã – ICAA.
Casamento “na roça” de Lissa – No dia 9 passado, Lissa de Alexandria convidou amigos e parentes para o aniversário dela, mas a surpresa estava “no ar”. Na verdade, foi aniversário e o casamento dela com Tobias Brancher, mas a maioria dos presentes só soube na hora. Maria Flor, a filha do casal, foi a daminha; a cerimônia foi presidida pelo jornalista João Jadson e o som ficou por conta do jornalista Márcio Lins, que também é DJ: tudo em ritmo de festa junina. Felicidades!
Mais festa junina – A digital influencer Thays Sintra, que já assinou uma coluna sobre tendências da moda, looks e o universo fashion em oliberal.com, promoveu a 2ª edição do “Arraiá da Sintra”, na noite da última sexta-feira, 21, no recém-inaugurado NaBêra, onde era o Insano Marina Club, o antigo “Fuxico” – para os mais íntimos. O evento junino reuniu diversos influenciadores da capital e do interior do Estado, além de alguns coleguinhas jornalistas que foram convidados, afinal, o evento era para poucos.
Catarina se casou – No início deste mês de junho, quem também se casou foi a jornalista Catarina Barbosa com Ricardo Matias. Parabéns!
Arraiá do Ronda – O grupo “Ronda 24h Belém” – formado por alguns coleguinhas de imprensa, digo alguns, porque nem todos são tão coleguinhas assim – tem feito jus ao nome de um grupo criado no WhatsApp. Além da troca de informações, pautas e outras coisitas mais – como troca de casais, isso mesmo, o grupo não para, e resolveu promover mais uma “fertinha” entre os seus participantes – depois do sucesso do “Bloco do Ronda” em fevereiro. A festa foi no domingo, 23, em um sítio em Benevides. Aqui, só uma mostra do que rolou por lá, mas teremos mais fotos e informações. Aguardem!