Robson Santos chega à tela da TV Cultura, Christian Emanoel com recordes de visualizações e eventos colocam Belém no mapa nacional da comunicação
Belém, 23 de abril de 2024 – Antes de tudo, “Salve São Jorge Guerreiro!”, porque quem me guarda não dorme. Olha, tem tanta notícias para atualizar vocês que até vou deixar as fofocas mais “pesadas” para quarta ou quinta-feira. E vamos que vamos.
Nostalgia Cultura – O muito conhecido e acessado perfil Nostalgia Belém, de Robson Santos, entrou em uma parceria com a TV Cultura no programa “Nostalgia Cultura”, o antigo “Arquivo Cultura”, que chega de forma repaginada e com a pegada do digital. O programa tem direção do grande Júnior Braga e apresentação do Robson. Está no ar toda terça-feira, às 19h, com reprise aos domingos, às 20h, na telinha da TV Cultura. A estreia do programa foi na terça-feira, dia 16.
Gustavo de casa nova, de novo – Gustavo Pêna voltou do tour europeu e já engatou novo trabalho na Secom/ Agência Pará. Agora, ele está na comunicação da Secretaria de Obras – SEOP, nos contatos 91- 98320 0199 e e-mail: gustavopenabelem@gmail.com
Cleverson – O repórter Cleverson Amaro, que passou um tempo longe de Belém, está de volta à cidade e à telinha da TV Cultura, emissora onde ele atuou anos atrás. Cleverson também é chef de cozinha e vai apresentar um programa sobre culinária na emissora. Sucesso!
Jorginho – Jorginho Neves, depois de um tempinho no site O Estado do Pará on Line, é o novo colaborador do site Ver-o-Fato, que é coordenado pelo jornalista Carlos Mendes.
Cleide – Cleide Magalhães, depois que deixou a Comus/ Agência Belém, está trabalhando na agência Notícia Marajó.
Lúcio Flávio Pinto com livro novo – Na quarta-feira, 24, ocorrerá o pré-lançamento do livro ‘Utopias Amazônicas’, publicado pela editora Ateliê Editorial, organizado por Marcos Colón e Lúcio Flávio Pinto, durante o 5º Seminário Internacional América Latina e Caribe: Conflitos e políticas contemporâneas – Sialat- Abya Yala – e que terá uma homenagem ao jornalista paraense. A apresentação do livro ao público será realizada no Centro de Eventos Benedito Nunes, da Universidade Federal do Pará – UFPA -, com a presença de vários dos autores que participam da edição, a partir das 16 horas. Informações pelo perfil @utopiasamazonicas
Christian Emanoel é só sucesso – O jornalista Christian Emanoel acaba de bater mais de 70 mil seguidores no Instagram, quando mostrou os bastidores da I Semana dos Povos Indígenas, realizada em Belém. Durante a cobertura, Christian ganhou repercussão com registros da chegada de artistas no Hangar, local do evento, com 37,5 mil visualizações. Ele também repercutiu o momento em que o ator e cantor Xamã chega ao local do evento, acompanhado da namorada, a atriz brasileira afro-indígena Mell Muzzillo, com 32,2 mil views. Christian é jornalista, colunista social do jornal O Liberal e chefe de reportagem da TV Liberal. Desde os anos 1990, ele acompanha os bastidores da imprensa de Belém, da sociedade e dos famosos locais, com publicações em sites e colunas na internet, com muito sucesso.
Secom por Todo Pará – O município de Redenção, na região do Araguaia, recebe no próximo sábado, dia 27, o projeto “Secom por Todo Pará”. O encontro de profissionais que atuam na comunicação paraense será no hotel Ideal, das 8h às 13h, com inscrições gratuitas. Redenção é a sexta cidade a receber o projeto que já qualificou profissionais em Santarém, Altamira, Itaituba, Parauapebas e Marabá, compartilhando experiências com os jornalistas Kenzô Machida, Carla Modena, Fernando Torres, Francy Rodrigues e Giuliana Morrone.
Indígenas – Belém recebeu, de 18 a 21 de abril, a I Semana dos Povos Indígenas, que buscou reconhecer e celebrar a riqueza cultural, a sabedoria ancestral e as lutas dos povos indígenas, em uma promoção do Governo do Pará. Muitas etnias paraenses estiveram presentes, com seus cantos, artes e cultura; artistas nacionais participaram das atividades, como os atores Alessandra Negrini, Kleber Toledo e outros. O encerramento da semana foi no domingo, 21, com um cortejo pelas ruas do Centro Histórico de Belém. A imprensa estava presente em todos os momentos.
Assessoria – Os jornalistas Leandro Moreira e Fernando Assunção foram os responsáveis pela assessoria de imprensa do cortejo que encerrou a I Semana dos Povos Indígenas, com o tema “Pará é Território Indígena”. O evento ocorreu na semana passada em diferentes pontos da Região Metropolitana de Belém.
Fórum Nacional – Na quinta-feira, 18, Belém foi palco do Fórum Nacional das Secretarias Estaduais de Comunicação, o “FN 2024”. Representantes de todas as regiões do País foram recebidos pelo governador do Pará, Helder Barbalho, que destacou a relevância da comunicação pública para aproximar a sociedade da gestão pública. Um dos destaques do fórum, além das discussões sobre comunicação pública, foi uma visita dos convidados à ilha do Combu na sexta-feira, 19.
Prisão de Wlad – O radialista e ex-deputado federal Wladimir Costa, o Wlad, foi preso pela Polícia Federal, no aeroporto de Belém, acusado de ofender a deputada federal paraense Renilce Nicodemos. Há seis meses, Wlad iniciou uma campanha difamatória contra a deputada, inclusive, segundo o Tribunal Superior Eleitoral – TSE, que pediu a prisão de Wlad, incitando a população a que espancasse a parlamentar. Baseado na Lei Maria da Penha, usando os itens de violência psicológica, o ex-deputado, preso na quinta-feira, 18, passou por audiência de custódia e permanece detido em um presídio estadual.
Tutu caladinho – Sobre o Wlad, alguém aí ouviu/ viu/ visualizou Tutubarão se manifestar sobre o assunto? É, amigos, assuntos de família são assuntos de família e quem tem, tem medo… Mas olha, se eu fosse a chefa imediata de Tutu, a prisão do Wlad seria a primeira pauta que eu passaria e ele, esse garboso repórter. Ele não enche a boca se dizendo “profissional”? Então, queria ver ele “se virar nos 30”.