Visita de Emmanuel Macron a Belém coloca a imprensa na rota de mais uma cobertura internacional
Belém, 27 de março de 2024 – Em visita ao estado do Pará na terça-feira, 26,o presidente Luiz Inácio Lula da Silva lançou, juntamente com o presidente francês, Emmanuel Macron, um plano de alavancar investimentos públicos e privados de 1 bilhão de euros, o equivalente a R$5,39 bilhões, em projetos de economia sustentável na Amazônia Legal e na Guiana Francesa para os próximos quatro anos. Segundo o comunicado do governo federal à imprensa, será um grande plano de investimento global, público e privado, para a bioeconomia, no âmbito da presidência brasileira do G20.
Lula e Macron foram à ilha do Combu, visitaram a fábrica de chocolates artesanais de Dona Nena – Filha do Combu – e depois, houve a cerimônia em que Macron condecorou o líder indígena da etnia Kayapó, Raoni Metuktir, com a Ordem Nacional da Legião de Honra, a maior condecoração que o país europeu pode entrega.
Os dois governantes ainda fizeram as vezes de bons turistas e posaram para os fotógrafos e cinegrafistas em frente à centenária samaumeira que fica na ilha. Macron se mostrou muito descontraído e, além de ter pedido para pilotar um drone de imagens, supervisionado pelo fotógrafo Ricardo Stucker, ainda fez um selfie com os alguns dos presentes, foto que foi parar no perfil do Instagram do presidente francês.
E como Belém está na ordem do dia por conta da proximidade da COP 30, ano que vem, que será na capital paraense, a imprensa nacional também se fez presente, juntamente com os coleguinhas da imprensa local.
Acompanhem: