Sebrae Pará divulga vencedores de premiação, credenciamento ao Círio 2023, demissão em O Liberal e muito mais

 Sebrae Pará divulga vencedores de premiação, credenciamento ao Círio 2023, demissão em O Liberal e muito mais

Credenciamento da imprensa ao Círio 2023 começa nesta segunda-feira, 28 (foto do de Igor Cordeiro/ Ascom da Guarda de Nazaré)

Belém, 26 de agosto de 2023 – Essa semana foi bem atípica aqui pelo site, mas as notícias chegam e chegam. Por isso, as atualizações das novidades sobre a imprensa do Pará surgem em pleno sabadão.

Prêmio Sebrae – Na última quinta-feira, 24, foi realizada a cerimônia de premiação da etapa Pará da 10ª edição do Prêmio Sebrae de Jornalismo – PSJ, promovida pelo Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas – Sebrae no Pará. O evento teve a participação, em uma palestra, do repórter Francisco José, que por muitos anos trabalhou na TV Globo, diretamente de Pernambuco. Os vencedores desta etapa foram: na categoria Texto, a reportagem “Cacique muda história de aldeia com empreendedorismo”, do jornal Correio, de Marabá, representado por Ulisses Pompeu; categoria Telejornalismo, “Cultivo do abacaxi é fonte de renda de mais de 2 mil famílias em cidade do Pará”, da TV Liberal, com reportagem de Gustavo Ferreira; categoria Áudio, para “A vendedora de açaí, a startup e a melhor forma de produzir”, do portal DOL – Diário Online, por Kleberson Santos; na categoria Fotojornalismo, o vencedor foi Wagner Almeida, do jornal Diário do Pará, na reportagem “Muito além do lucro, mudanças de vidas”, com texto de Diego Monteiro. A premiação segue agora para a etapa Regional e, por fim, a etapa Final.

Wagner Almeida, à esquerda, e Diego Monteiro, do jornal Diário do Pará, no prêmio Sebrae Pará
Gustavo Ferreira, da TV Liberal, foi o vencedor na categoria Telejornalismo, e Tarso Sarraf, o segundo colocado na categoria Fotojornalismo
Jecyone Pinheiro, da comunicação do Sebrae Pará, e os fotógrafos Tarso Sarraf, Marcelo Lelis e Thiago Gomes

Credenciamento do Círio – Começa nesta segunda-feira, 28, o credenciamento dos profissionais de imprensa que cobrirão os eventos do Círio de Nazaré 2023. As credenciais para o período de 3 a 23 de outubro, entre a abertura do Círio e o Recírio, deverão ser solicitadas pelo e-mail imprensa@ciriodenazare.com.br, até o dia 8 de setembro. Os veículos receberão uma única credencial que dará direito à circulação nos perímetros das ruas que estarão fechados pelos órgãos de segurança e nos eventos, como Trasladação e a grande romaria de domingo, dia 8 de outubro. O credenciamento de fotógrafos, cinegrafistas e repórteres para o registro do Manto 2023 na sacristia da Basílica Santuário, no dia 5 de outubro, será de responsabilidade da Basílica Santuário, independente do credenciamento para o Círio 2023.

Quase sem repórteres – Mais um repórter pediu as contas do jornal O Liberal. Depois de Lucas Costa, Elck Oliveira, Daleth Oliveira e Fernando Assunção, quem se despediu da redação foi Fabrício Queiroz, que estava no núcleo de política e economia, responsável pelo caderno Panorama. Ele foi um dos jornalistas aprovados no edital do Programa de Capacitação Institucional do Museu Emílio Goeldi e agora volta à comunicação científica. Além disso, também “frila” no site https://www.paraterraboa.com. Pelo “andar da carruagem”, Fabrício não será substituído. O que parece, é que todas as demissões – e pedidos de demissões – acabam encerrando as vagas, não havendo substituições na redação que agora trabalha com repórteres a menos, mas com mesmo nível de trabalho, sobrecarregando ainda mais quem fica. Com a saída de Fabrício, o caderno Panorama está atuando com menos cinco pessoas na equipe, que é uma das mais importantes na redação.

Fabrício Queiroz é mais um repórter a deixar a Redação Integrada O Liberal

Carachesti – Bruno Carachesti, depois de passar pela Unama, é o novo fotógrafo da Secom/ Agência Pará.

Bruno Carachesti está na Secom/ Agência Pará

Dergan – Alberto Dergan, depois de trabalhar na comunicação do hospital Metropolitano, está na agência Eko – Estratégias em Comunicação.

Alberto Dergan passou a atuar na Eko

Apagão e CBN – No último dia 15 de agosto, quando vários estados brasileiros, incluindo o Pará, sofreram um apagão, sem energia elétrica, a rádio CBN Amazônia Belém foi a única na capital paraense a ficar, ao vivo, durante o incidente. Tudo por conta do gerador de energia do prédio onde a rádio está localizada. A emissora ficou durante três horas, ao vivo, com programação local. Para muitos em Belém, que ainda não estavam entendendo o problema, a CBN foi a única fonte de informação. Max Sousa ancorou a programação durante a manhã inteira, com produção de João Victor Barra.

Max Sousa ficou três horas, ao vivo, na rádio CBN Belém, durante o apagão elétrico

Visita – Matheus Freire fez uma visita à Lorena, em São Paulo, visitando as instalações da Faculdade Serra Dourada daquela cidade. Ele é assessor de imprensa da faculdade, junto com a jornalista Pronunciati, na unidade de Altamira, no Pará, e Itabirito, em Minas Gerais. Matheus participou da inauguração da clínica veterinária e fez relacionamento com a imprensa da região do Vale do Paraíba.

Matheus Freire em visita à cidade de Lorena, em São Paulo

Colação – O fotógrafo Marco Santos, da Secom/ Agência Pará, se formou no curso de Publicidade e Propaganda, na faculdade Estácio, na terça-feira, 22.

Marco Santos devidamente graduado em Publicidade e Propaganda

Condecoração – O fotógrafo Osmarino Souza representou a imprensa do Pará e foi condecorado com a Medalha do Exército Brasileiro, nas celebrações pelo Dia do Soldado, na sexta-feira, 25, na sede do Segundo Batalhão de Infantaria de Selva (2º BIS), em Belém.

Osmarino Souza recebeu a medalha por meio do General Comandante do Comando Militar do Norte

Medalhista – Filipe Faraon, jornalista da assessoria de comunicação da Polícia Federal do Pará, que também é atleta de natação, voltou a Belém com seis medalhas conquistadas nos Jogos Mundiais Policiais e de Bombeiros, disputado em Roterdã, na Holanda, no mês passado. Foram três medalhas de ouro e uma prata no revezamento, com direito a dois recordes de campeonato, mais uma prata e um bronze nas provas individuais. Faraon é um dos atletas sêniores mais premiados nas competições de natação em nível nacional e internacional.

Filipe Faraon conquistou mais e mais medalhas, desta vez, na Holanda

Eleições do Sinjor – O Sindicato dos Jornalistas do Pará – Sinjor-PA informa que o edital de inscrição de chapas para a eleição da gestão 2023-2026 foi publicado nesta sexta-feira, 25. As chapas interessadas têm 15 dias, após esta publicação. para se inscreverem, apenas de forma presencial, à eleição que será realizada em novembro próximo.

Sinjor-PA em ritmo de eleições que serão realizadas em novembro próximo

Mais denúncias

Papacito na Mídia Center – Segundo o que chega aqui ao site, o efeito “Mamacita do Mal” parece estar se alastrando até às produtoras em Belém. Um colega, produtor da empresa Mídia Center, cujo dono é Cleber Barros, foi demitido porque pediu para alinharem o horário de trabalho dele para poder fazer um procedimento de acompanhamento médico. O “papacito” seria Daniel Pamplona, que estaria “tocando o terror” do assédio moral naquela produtora.

Ainda a Rede TV – A Rede TV Belém continua ladeira abaixo. Mais uma vez a energia elétrica da emissora foi cortada, devido à falta de pagamento. O apresentador Paulo Fernando – Bad Boy – saiu da emissora depois de acalorada discussão com Brunão, o tal “O Peso da Notícia”. Quem já deixou a TV não recebe o que lhes é devido, mesmo sob determinação judicial, e Brunão continua a rotina de gritos e ameaças a todos os funcionários que estão, cada vez mais, sobrecarregados de trabalho.

Paulo Fernando, o Bad Boy, é mais um profissional que deixou a Rede TV Belém.

1 Comment

Comments are closed.