Pré-lançamento da plataforma Amazônia Vox, Victor Furtado deixa O Liberal e outras notícias da imprensa

 Pré-lançamento da plataforma Amazônia Vox, Victor Furtado deixa O Liberal e outras notícias da imprensa

Plataforma Amazônia Vox promove webinar na quinta-feira, 22, às 19h. O acesso é gratuito, mas é necessário se inscrever.

Semana com boas notícias sobre a imprensa, mas sempre de olho nas “mamacitas” e “papacitos” do mal nas redações de Belém. Vão vendo!

Amazônia Vox – Profissionais que atuam na área de comunicação em órgãos públicos, coletivos, movimentos sociais, setor privado e instituições de pesquisa e ensino na Amazônia poderão participar na quinta-feira, dia 22 de junho, às 19 horas, do webinar de pré-lançamento da plataforma Amazônia Vox. O link para inscrição já está disponível em https://forms.gle/yL4ASpsx7Dmm5FZD8. O tema será “Amazônia sede da COP 30: O papel da comunicação pelo protagonismo amazônico” e contará com participação de Claudia Lemos, presidente da ABCPública; Francisco de Assis Costa, professor titular do Núcleo de Altos Estudos Amazônicos da UFPA; Daniel Nardin, idealizador do Amazônia Vox e presidente do Instituto Bem da Amazônia; Luisa da Silva, mentora do programa Maré Mobilizadora da Cooperação da Juventude Amazônida para o Desenvolvimento Sustentável – Cojovem; e Val Munduruku, articuladora nacional da organização de Jovens Engajamundo e presidente na Associação de Mulheres Indígenas Suraras do Tapajós (AMIST). O evento online contará ainda com o jornalista Fábio Teixeira, da Fundação Thomson Reuters no Brasil. É de graça. Outras informações pelo (91) 99181.3111.  

Webinar de lançamento do Amazônia Vox

UNAMA – Os professores dos cursos criativos da Universidade da Amazônia (UNAMA), que também são jornalistas, Dr. Rodolfo Marques, Dra. Ivana Oliveira e Me. Mário Camarão, publicaram artigo intitulado “Os desafios do combate à desinformação no Brasil: modalidades e perspectivas”, no volume 6, edição 01/2023 do Journal of Science Communication – JCOM América Latina. A publicação foi lançada através de um webseminário e o link do artigo é este: https://jcomal.sissa.it/article/pubid/JCOMAL_0601_2023_A07/

Os professores Ivana Oliveira, Mário Camarão e Rodolfo Marques, da Unama, tiveram artigo publicado em revista internacional

Victor – O jornalista Victor Furtado encerrou uma jornada de 13 anos no grupo Liberal, onde passou por um estágio, emprego como repórter, prêmios e um cargo de chefia. E na segunda-feira, 19, ele voltou ao portal Fato Regional, com notícias das regiões sul e sudeste do Pará.

Victor Furtado deixou o grupo O Liberal depois de 13 anos

Helena – Helena Saria, jornalista e cientista política, começou em novo cargo na assessoria de comunicação da Secretaria Estadual das Mulheres do Pará -SEMU.

Helena Saria está na Secretaria das Mulheres do Pará

Pípolos – A jornalista paraense Ingrid Pípolos, que mora e trabalha em Florianópolis, está atuando como apresentadora, curadora, produtora, estrategista de marketing e editora da série de entrevistas “Mulheres em Cena” na GenTV Play, desde outubro de 2022, sendo que a série teve estreia em junho de 2023.

Ingrid Pípolos diversifica, ainda mais, a carreira dela na comunicação

Carapirá – Quem deixou o jornalismo da Rádio Clube FM foi o jornalista e radialista Toni Gonçalves, depois de nove anos nessa emissora. Carapirá, como Toni é conhecido, é daqueles comunicadores versáteis que “joga nas 11”, e pediu para sair por incompatibilidade de horário. Agora, Toni vai ficar na rádio 99 FM, também emissora do grupo RBA, e vai apresentar um programa, das 12h às 14h, ao lado de Aldrin Gonçalves e DJ Fábio Cebolinha. Na televisão, ele continua aos sábados com reportagens policiais no programa Rota Cidadã 190, na RBA TV.

Toni Gonçalves, o Carapirá, deixou a Rádio Clube

Brito – No sábado, 17, foi ao ar a última reportagem do jornalista paraense José Brito para o site O Antagonista, sobre as Jornadas de Junho. Brito deixou a equipe do site, após uma curta passagem. Antes, ele trabalhou na CNN Brasil e SBT.

José Brito deixou o site O Antagonista

Abrajet na Fita 2023 – A Associação Brasileira de Jornalistas de Turismo [Abrajet Pará] teve um estande na Feira Internacional de Turismo da Amazônia [Fita 2023], no período de 15 a 18 de junho, no Hangar – Centro de Convenções da Amazônia, em Belém. No primeiro dia da Fita, os canais Panorama Amazônico e Grupo Estado, do jornalista Nilton Guedes, e o Pará Trip, da jornalista Isa Arnour, estiveram presentes. Assim como o portal Turismo Aqui, do produtor de conteúdo Emanuel Júlio Leite; e a jornalista Benigna Soares, que apresentou a rede social VisitAmazonia, um novo canal de divulgação da região. Na sexta-feira, 16, houve a participação do fotojornalista Celso Lobo. No sábado, 17, foi a vez do fotojornalista Fernando Nobre Passarinho; outras participações foram as do canal Dani Viaja, da jornalista Dani Filgueiras, e do jornalista Walbert Monteiro. No domingo, 18, participações da jornalista Cristina Nascimento; das páginas O mundo me espera, no Facebook e Instagram; da jornalista Franssinete Florenzano. O premiado fotojornalista Ray Nonato expôs seu trabalho também no domingo.

Momentos das atividades da Abrajet-PA na Fita 2023

Nardin – Daniel Nardin participou e concluiu formação em Transição Justa, com treinamento realizado pela agência Reuters, na semana passada, em São Paulo, em conexão com outros jornalistas, movimentos sociais e organizações brasileiras.

Daniel Nardin e mais uma certificação

Homenagem – Nesta quinta-feira, 22, às 18h, será realizada uma Sessão Memorial, promovida pela Academia Paraense de Jornalismo, em resgate à memória de Felipe Patroni, idealizador e editor do primeiro jornal do Pará e da região Norte. Haverá palestras de Walbert Monteiro e Sebastião Godinho, com mediação de Franssinete Florenzano. O local é o auditório do TRT-8, na praça Brasil, em Belém.

Justa homenagem a Felipe Patroni, o homem que começou o jornalismo no Pará

Imprensa – Wellington Frazão está como suplente do conselho deliberativo da Associação Brasileira de Imprensa – ABI, eleito para o triênio 2023-2026. Da mesma entidade, faz parte Emanuel Villaça, jornalista com registro na Federação Internacional de Jornalistas, com sede na Bélgica, e experiência de mais de trinta anos em televisão, como repórter especial da TV Liberal para a Rede Globo durante 27 anos.

Emanuel Villaça e Wellington Frazão são jornalistas paraenses que integram a Associação Brasileira de Imprensa – ABI

Livro – O livro “Ponte Para o Futuro”, que reúne mais de 30 relatos e experiências de ex-alunos e professores da Escola de Comunicação Papa Francisco, em uma organização do padre Claudio Pighin, diretor da escola e presidente da Organização Não-Governamental Missão Friuli Amazônia, foi lançado no domingo, dia 18, na sede do jornal O Liberal, em Belém. Jornalistas que hoje já estão estabelecidos nas redações, como Emília Jacob, da Rede Nazaré; e Felipe Melo, diretor de conteúdo de O Liberal, são apenas alguns dos que começaram a trilhar o caminho da comunicação na Escola Papa Francisco.

Padre Claudio Pighin é o diretor da escola de comunicação Papa Francisco