Salim Wariss é o fotógrafo da Imagem Peregrina de Nazaré no cartaz do Círio 2022

 Salim Wariss é o fotógrafo da Imagem Peregrina de Nazaré no cartaz do Círio 2022

Salim Wariss e a Imagem Peregrina de Nossa Senhora de Nazaré (foto de Wagner Santana)

Todo ano a Diretoria da Festa de Nazaré (DFN) convida um fotógrafo para fazer a fotografia oficial da Imagem Peregrina de Nossa Senhora de Nazaré para ilustrar o cartaz do Círio. Este ano, o fotógrafo escolhido é Salim Wariss, membro da Guarda de Nazaré, advogado e servidor público do Tribunal de Justiça do Pará. A ilustração do fundo do cartaz é de José Fernandes Fonseca Neto, o Zocca, artista paraense, filho da também artista plástica Dina de Oliveira.

No dia 29 de maio, a partir das 19h30, a DFN vai apresentar o cartaz do Círio 2022, na praça Santuário. A produção do cartaz é de responsabilidade da Diretoria de Marketing, uma das oito diretorias que compõem a DFN. Foi feita pela agência Mendes Comunicação, por uma equipe composta por um diretor de criação, um diretor de arte, um fotógrafo (Salim Wariss) e um artista plástico (Zocca).

Fotógrafo – Desde agosto de 2012, Salim fotografa diversos momentos do Círio de Nazaré. Já trabalhou nesta cobertura para a Cruz Vermelha e desde 2018 faz os registros para a Guarda de Nazaré. Possui dois livros publicados em autoria coletiva: o primeiro sobre o XVI Congresso Eucarístico Nacional, pela Arquidiocese de Belém, e o último, “Entrelaçados pelo Amor de Maria”, em que conta um pouco da história da Guarda de Nossa Senhora de Nazaré.

“Em 2012, comprei meu primeiro equipamento e prometi à Nossa Senhora de Nazaré que se ela me livrasse daquele estado de tristeza, em que me encontrava no momento, eu iria fotografar procissões para o resto da vida. E eu alcancei essa graça. Sempre fotografei de forma voluntária, por amor e ser escolhido para fotografar este ícone do Círio é uma coroação do trabalho de todo fotógrafo. É mais uma graça alcançada receber este convite justamente no ano em que me tornei oficialmente guarda de Nazaré”, diz Salim.

Salim conta que a foto foi feita no ano passado, quando ele fez as fotos do descritivo do manto da Santa de 2021. Na missão de ajudar a fotografar tudo estava Wagner Santana, fotógrafo do jornal Diário do Pará. “O Wagner Santana me ajudou de forma imprescindível na iluminação”, contou Salim.

A DFN produzirá cerca de 900 mil exemplares e fará a distribuição de alguns no dia do lançamento, e depois o cartaz estará à venda na loja Lírio Mimoso, ao lado da Basílica de Nazaré.

Com informações da Assessoria de Imprensa da Festa de Nazaré