Pautas tradicionais, mudanças nas redações e uma exposição que homenageia o aniversário de Belém

 Pautas tradicionais, mudanças nas redações e uma exposição que homenageia o aniversário de Belém

Equipes dos jornais Diário do Pará, O Liberal e Amazônia na pauta do primeiro bebê nascido em 2026 em Belém

Belém, 6 de janeiro de 2026 – Agoraaaaaa, valendo! A primeira postagem “normal” do ano de 2026. E, meus colegas, deu trabalho, já que as notícias estão bem devagar neste início de ano, mas temos alguma coisinha por cá.

Primeiro bebê – A tradicional pauta do dia 1º de janeiro, que mostra o primeiro bebê nascido no novo ano de 2026, teve, mais uma vez, a cobertura da imprensa de Belém, desta vez, na Santa Casa, em uma das pautas mais tradicionais no jornalismo. Na foto acima estão Carmem Helena, Wagner Almeida, Fabyo Cruz e a coleguinha do jornal Diário do Pará, Even Oliveira.

Mudanças nas redações

Elielson deixa a TV Liberal – O coleguinha Elielson Almeida, depois de quase cinco anos, vai deixar a TV Liberal, no que foi uma decisão das mais difíceis na vida dele, mas que encarou com a coragem que nos recomenda Guimarães Rosa. A saída não é imediata e ele ainda fica na emissora nos próximos dias, como também no site Estado do Pará Online/ TVC Pará. Com a saída de Elielson, a TV Liberal perde mais um jornalista.

Elielson Almeida é mais um jornalista a deixa a TV Liberal

Barbosa – O jornalista Luís Barbosa encerrou a colaboração com a ONG e site Observatório do Marajó, iniciada em 2022 e concluída em dezembro. A atuação foi com uma equipe alinhada e comprometida, somando esforços em prol do território marajoara e alcançando resultados muito significativos.

Luís Barbosa encerrou ciclo de trabalho no Observatório do Marajó

Outras notícias

Exposição do aniversário de Belém – A exposição “Uma Belém no Olhar de Alguém”, que propõe uma leitura sensível, profunda e plural da capital paraense, a partir da fotografia e abrirá ao público na quinta-feira, dia 8, às 19h, no Centro Cultural Banco da Amazônia, e integra as comemorações pelos 410 anos de Belém. A mostra reúne 35 trabalhos de 21 fotógrafos, cujas imagens constroem um retrato múltiplo da cidade, ancorado na memória, no cotidiano e em camadas históricas. Os fotógrafos são Alexandre Baena, Andréa Noronha, Bizi, Celso Lobo, Déia Lima, Fabíola Tuma, Fatinha Silva, Guy Veloso, Iza Girard, Janduari Simões, Marcelo Vieira, Maria Cristina Gemaque, Mariano Klautau Filho, Marise Maués, Nádia Borborema, Patrícia Brasil, Renato Neves, Rosana Uchôa, Rosário Lima, Valério Silveira e Wagner Santana, sob a curadoria de Emanuel Franco. A mostra tem visitação do público em geral, entre 9 de janeiro e 8 de abril, com entrada franca.

A exposição será aberta na quinta-feira, dia 8

Gabriela – A jornalista Gabriela Sobral, coordenadora da Casa da Cultura de Canaã dos Carajás, que integra o Instituto Cultural Vale, celebra o bom ano de 2025. Em setembro, a Casa de Cultura foi destaque na ArtRio, uma das principais feiras de arte da América Latina, com a exposição “Um Norte em Nós”, com obras de diversos artistas da Amazônia paraense, que teve um público de 50 mil pessoas, em quatro dias de feira, e destaque em veículos de comunicação nacionais. Em dezembro, um artigo produzido por ela e o produtor Jairon Gomes, foi publicado nos Anais do XIV Seminário Internacional de Políticas Culturais, com o tema “Casa da Cultura de Canaã dos Carajás: Fortalecimento de equipamentos culturais e a gestão territorializada”. A produção faz parte do XIV Seminário Internacional de Políticas Culturais, da Fundação Casa de Rui Barbosa, do Rio de Janeiro.

Gabriela Sobral é a coordenadora Casa da Cultura de Canaã dos Carajás

Fotos da semana

Plantão do dia 31 de dezembro, no JL2, da TV Liberal
Jalília Messias, Gil Sóter e Vinícius Macedo desejando “Feliz Ano Novo” a todos
Na noite de Belém, Gilberto Neto, Elielson Almeida e um amigo

NOTA DA REDAÇÃO

Este espaço segue aberto para manifestação de quem quiser informar sua posição sobre os assuntos relatados nesta postagem. Quer um Direito de Resposta? É só mandar.

Deixe um comentário