Foto de paraense está entre as 100 melhores da revista Time, Amazônia Vox ganha mais dois prêmios nacionais, ‘aquele’ diretor é denunciado por assédio moral
A imagem do fotógrafo paraense Anderson Coelho foi feita na COP30 e está entre as 100 melhores de 2025 da revista americana Time
Belém, 2 de dezembro de 2025 – E aí, meu colegas? Nós piscamos e 2025, o glorioso ano da COP30 em Belém já está se despedindo. Pense no susto em constatar que daqui a 30 dias já será 2026, outro ano babadíssimo por conta das eleições gerais. Calma, tempo, vai devagar.
Entre as 100 da revista Time
Anderson – O fotojornalista paraense Anderson Coelho teve uma foto dele entre as 100 escolhidas pela revista americana Time, este ano de 2025. A imagem de Anderson foi feita na COP30, em Belém, e mostra manifestantes indígenas durante o protesto na Blue Zone da Conferência, quando representantes de povos originários exigiram voz ativa nas negociações climáticas. O registro coloca o Norte do Brasil no centro do debate mundial e foi publicada em veículos do mundo inteiro.

Mudanças nas redações
Sesma – A Secretaria Municipal de Saúde – Sesma mudou, de novo, a assessoria de comunicação. A nova assessora é Yvine Lorena, a quarta nessa função, desde janeiro deste ano.

Iego – O jornalista Iego Rocha, que respondia pela comunicação do Theatro da Paz, encerra sua missão após um ciclo de seis anos, nos quais atuou como coordenador da assessoria de comunicação da Secult-PA, atuou e liderou grandes projetos, como a Feira Pan-Amazônica do Livro e das Multivozes e o Festival de Ópera do Theatro da Paz, além de diversas outras ações estratégicas desenvolvidas pela Secretaria. No teatro, ele estava à frente também da comunicação da Amazônia Jazz Band e a Orquestra Sinfônica do Theatro da Paz. Agora, Iego decide trilhar um novo caminho e passa a integrar a Arquidiocese de Belém como seminarista, após sua admissão no último domingo, 30, iniciando uma nova etapa de vida e vocação. Muitos não sabem, mas Iego já havia sido seminarista antes de ingressar no mercado da comunicação, onde ficou por quase dez anos e iniciou na ONG No Olhar. A decisão de retornar ao seminário, no entanto, não nasceu de forma repentina, e foi amadurecida ao longo de 2025, em participação em encontros vocacionais e em conversas com D. Alberto Taveira, arcebispo emérito, e o novo arcebispo, D. Júlio. O site deseja grande sucesso ao Iego nessa nova missão.


Transição – Quem fica no lugar de Iego na assessoria de comunicação do Theatro da Paz é a publicitária Lívia Pantoja, que dará continuidade ao trabalho de fortalecimento da comunicação institucional daquele teatro.

Freire – Matheus Freire é o novo integrante da agência Upgrade Comunica no Pará. Freire é jornalista formado pela faculdade Estácio, com ampla experiência em comunicação no Pará. Produtor e assessor de eventos de grande porte, atuou no Festival Choro Jazz e no projeto Sampleados, patrocinado pelo Natura Musical, e é o CEO-fundador do Portal News Pará, com voz muito ativa no cenário cultural paraense.

Chris – A publicitária Chris Portilho, depois de alguns anos, deixou a Temple Comunicação e está em novo cargo na agência Gamma Comunicação.

Outras notícias
Pablo é imortal – No sábado, 29, o jornalista Pablo Azevedo, que é da comunicação da mineradora Hydro, tomou posse como o novo Membro Imortal Especial da Academia Barcarenense de Letras, do município de Barcarena, no Pará. Parabéns!

Prêmios para jornalistas – Duas premiações de entidades do Pará para o jornalismo têm uma semana de definições e festas. Na quarta-feira, 3, no Mangal das Garças, em Belém, a partir das 20h, ocorre a cerimônia de premiação do II Prêmio Ampla de Jornalismo de 2025, que teve como temática “COP 30, soluções para os desafios climáticos e para o desenvolvimento amazônico”, e curadoria da jornalista Giuliana Morrone. Também com tema voltado à COP, o prêmio Simineral de Comunicação 2025 divulga os vencedores no sábado, dia 6, e faz festa de premiação na sexta-feira, dia 12 de dezembro.

Tayana – A jornalista Tayana Narcisa, repórter da CNN Brasil e correspondente da emissora na região Norte, foi reconhecida nacionalmente ao vencer o Prêmio +Admirados Jornalistas Negros da Imprensa Brasileira 2025, na categoria Regional Norte, promovido pelo portal Jornalistas & Cia. A premiação destaca profissionais que têm contribuído de forma significativa para a representatividade, a qualidade e a pluralidade do jornalismo no país.



Prêmios Amazônia Vox – Em apenas duas semanas, a plataforma Amazônia Vox recebeu duas premiações: na quarta-feira, 26, o veículo venceu da XIII edição do Prêmio República, conquistando o primeiro lugar na categoria Responsabilidade Social. A cerimônia foi na sede da Procuradoria-Geral da República, em Brasília, com representação do diretor executivo e editor-chefe, Daniel Nardin. Na mesma semana, o Amazônia Vox foi anunciado como vencedor da categoria Mídia do Ano – Mídia Regional do 51º Prêmio Aberje – Associação Brasileira de Comunicação Empresarial, que destaca a importância de amazônidas contarem suas próprias histórias a partir do território. A cerimônia do Aberje será na segunda-feira, dia 8 de dezembro, em São Paulo. Também receberão menções honrosas os jornais Correio Braziliense e o Diário de Pernambuco.

Boa notícia – O Tribunal Regional do Trabalho da 8ª Região – TRT-8 reconheceu, em decisão unânime, que as funções de editor assistente e diagramador exercidas na Fundação Nazaré de Comunicação possuem natureza tipicamente jornalística, garantindo o enquadramento profissional correto desses trabalhadores na categoria de jornalistas. O Sindicato de Jornalistas do Pará – Sinjor-PA informa que com a decisão, esses profissionais conquistaram jornada legal de cinco horas prevista para jornalistas; pagamento das horas excedentes à quinta diária e os reflexos legais; e a condenação da Fundação ao pagamento de 15% de honorários de sucumbência ao Sindicato.

Social
Nath se casou, de novo – A jornalista Nathalia Lima, que atua na comunicação da Adepará, gostou tanto de casar, que se casou novamente com Adriano Sousa, criador de conteúdo digital e afiliado do Mercado Livre, no sábado, 29, na igreja da Sé, em Belém.

Aquela história de arrepiar
Assédio moral – Aquele diretor mais recente do grupo O Liberal está aprontando lá pela redação, à base de agressividade e palavrões. Sabe-se que as coisas estão pegando fogo na sede do grupo, atrás do Bosque, tanto que três pessoas do jornal denunciaram o boy, metido a ‘gatinho’, ao Recursos Humanos da empresa – RH, acusando-o de assédio moral. Mas não é ele que é todo ‘gargantudo’ nas redes sociais? É de conhecimento de todos até que o ‘ditinho’ fez curso para deixar de ser “macho tóxico” … Mas quem quer falar baixinho com ele é um famoso delegado de Belém. Que babado, hein?
Fotos da semana
Jornalistas reunidos – Um novo restaurante foi inaugurado em Belém, na quarta-feira, 26, logo após a COP30. O Sumo Bar & Gastronomia, que faz uma releitura da culinária ibérica com o uso de ingredientes amazônicos, e está instalado no porão da Casa Balaio, na avenida Nazaré, recebeu a imprensa local durante a inauguração do empreendimento e os convidados foram recepcionados por Rita Soares, CEO da Jambo Comunicação, que também fica na Casa Balaio.






Outras:


