Mestre Damasceno ganha livro biográfico, SBT Pará passa ao comando do grupo Norte de Comunicação, influencer Patixa faz sucesso com os coleguinhas e mais notícias

Ricardo Ono, Amanda Modesto, Guto Nunes e Antônio Carlos Pimentel Jr., no dia do lançamento do livro sobre Mestre Damasceno
Belém, 19 de agosto de 2025 – Já passamos da metade do ano e estamos no mês que, “pela sensação térmica”, é o mais longo do ano. E ainda assim, temos notícias dos coleguinhas e as atividades deles.
Mestre Damasceno em livro – No sábado, 16, na abertura da Feira Pan-Amazônica do Livro e das Multivozes, foi lançado o livro “Mestre Damasceno e as cantorias do Marajó”, com organização e texto do jornalista Antônio Carlos Pimentel Jr., o Tonga, com ilustrações de Amanda Modesto e projeto gráfico de Ricardo Ono, que está à venda no estande da Secult-PA, na Feira, que segue até domingo, dia 24, no Hangar, em Belém. O livro compõe a série de homenagens ao Mestre Damasceno, um dos homenageados deste ano na Feira, e conta a história desse quilombola de Salvaterra, a infância nas ilhas, a criação do búfalo-bumbá, o desfile das escolas de samba do carnaval do Rio de Janeiro, a consagração como compositor e mestre do carimbó e da cultura marajoara e amazônida. O ponto de partida foi o trabalho do cineasta Guto Nunes, autor de uma dissertação de mestrado sobre a vida e obra de Mestre Damasceno, mas quase todo o material resultou de escuta direta com o biografado.

Ericka – A jornalista Ericka Pinto deixou a comunicação da Fundação de Apoio para o Desenvolvimento da Educação Paraense – FADEP.

Timóteo no turismo – Timóteo Lopes deixou São Paulo e está em Brasília-DF, onde assumiu o cargo de chefe da assessoria de comunicação do Ministério do Turismo, por meio da FSB Holding. Em Belém, Timóteo atuou na TV Cultura e na Secom-PA.

Em Gramado – Ismaelino Pinto, colunista do jornal O Liberal, participa de mais uma cobertura do Festival de Cinema de Gramado, na cidade homônima, no Rio Grande do Sul, produzindo reportagens para o jornal impresso e para as redes sociais.


Alba Mariah – Na edição desta semana do projeto “Círio Por Todos Os Cantos”, conduzido por Igor Monteiro, e publicados em parceria – collab – com a página de Matheus Viggo e os perfis do Instagram dos artistas, a conversa foi com a cantora Alba Mariah, que falou sobre sua ligação com Nossa Senhora de Nazaré e suas expectativas para o Círio deste ano. A artista relembrou memórias de infância ligadas à festividade, como as idas ao Ver-o-Peso para comprar roupas, o cheiro da maniçoba e a casa cheia de parentes. Alba Mariah também falou do projeto Maria de Nazaré, Rainha de Todas as Águas, que ela realiza pelo terceiro ano consecutivo e sobre o cargo de embaixadora do Auto do Círio, este ano.


Livro de Josué – O jornalista e professor Josué Costa lançou o primeiro livro dele “Fantasmas do Casarão”, pela editora Dalcídio Jurandir, que custa R$ 40,00 na Feira Pan-Amazônica do Livro, em curso no Hangar, mas com ele e entrega em domicílio, o livro sai da R$ 30,00 Aproveitem!

Arte para Dani Sá – No próximo domingo, 24, no Núcleo de Conexões Ná Figueredo, em Nazaré, em Belém, será realizado o evento “Arte Pra Dani Sá”, com toda a renda revertida para a publicitária Dani Sá, que está em tratamento de saúde. Haverá bazar com canecas e quadros produzidos por Dani, além de obras de A Dona da Bolsinha, os livros “Afro cantos e outros poemas antirracistas”, do escritor e jornalista Alfredo García, e de “Migux@s e outras crônicas”, de Gleice Corrêa Garcia; sabonetes e perfumes, bolos e doces da Doce Sophia. Começa às 10 horas, com discotecagem de Ana Flor, seguida de pocket shows de Olivar Barreto, Renato Torres, Railidia, Gláfira, Renata Del Pinho, Sonyra Bandeira e Maurício Panzera.

Parada – Na terça-feira, 12, foi realizada uma reunião de alinhamento para a 23ª Parada LGBTQIA+ de Belém, com Eduardo Benigno, da coordenação da Parada; Kleber Amorim e Jeferson Garcia, da comissão organizadora; o chefe de gabinete do prefeito, Léo Quirino; o chefe de gabinete da SEPES Raphael Albuquerque, além da titular da pasta, Bruna Lorrane. O evento será no dia 28 de setembro próximo, com saída da Doca de Souza Franco.

SBT é fatiado – O SBT decidiu se desfazer de emissoras próprias nos próximos meses. As mudanças começaram após o SBT Pará deixar se ser comandada pela sede, em São Paulo, e começar a ser operada por uma afiliada do grupo Norte de Comunicação. As informações dão conta que a emissora já está em negociações avançadas para repetir o mesmo esquema feito no Pará, em outras duas cidades em São Paulo. As mudanças entram em vigor em meio à crise história de audiência sofrida pelo canal, que já promoveu algumas demissões em Belém. O grupo Norte de Comunicação, representado por seu presidente, Sérgio Bringel, e pelo diretor executivo nacional, Elton Bittencourt, fez o anúncio da aquisição, em Belém

FOTOS DA SEMANA
Furacão Patixa – Ela ainda deve estar andando “por toda Belém”, distribuindo simpatia e cobrando, com um QR Code, por cada foto que pedem a ela. A influencer Patixa Teló, depois de um bom par de meses em Manaus, está de volta a Belém, para a alegria dos coleguinhas jornalistas com quem ela tem a MÓ intimidade.















