Aberto o credenciamento para a Cúpula dos Povos rumo à COP30, crise na TV Record Belém leva à demissão de duas jornalistas e o princípio de incêndio na RBA TV que deu o que falar

A Cúpula dos Povos rumo à COP30 promete fazer cobranças significativas sobre mudanças climáticas durante a Conferência em Belém
Belém, 29 de julho de 2025 – E tu aí que já estavas triste porque teve postagem, ontem, 28, e achava que as “boas” da semana não iriam chegar… Te acalma, macho! Tem muita história para contar nesta terça-feira.
Record Belém de mal a pior – A TV Record Belém, além de perder mais audiência, dia a dia, também se dá ao “luxo” de perder jornalistas. Após Adriana Martins pedir demissão, depois que o programa que ela apresentava, “Pará Record”, foi tirado da grade da programação, agora foi a vez de Célia Pinho “pedir as contas”, não ficar na emissora e ver o “barco afundar” de vez. No final da semana passada, a emissora demitiu a editora Lena Nery, que estava há muitos anos por lá. Ela foi desligada, com a alegação da direção de “corte de gastos”, no momento em que chegou para trabalhar na TV. Lena comentou: “Foi um ciclo que chegou ao fim e estou bem”, disse afirmativamente.


Rafael – O jornalista Rafael Miyake deixou a assessoria de comunicação de cultura e turismo da Prefeitura de Belém, e preferiu ficar apenas no Diário on Line – DOL.

Tamires – A jornalista Tamires Porteglio está de casa nova e trabalhando em Bragança, a assessoria de comunicação da Unama, naquela cidade.

Globo Repórter no Pará – O programa “Globo Repórter”, da TV Globo, esteve no Pará, produzindo uma reportagem e passou pelas cidades de Mocajuba, Abaetetuba, Barcarena e Belém, onde a equipe captou imagens e histórias do Estado. Antes de voltar para o Rio de Janeiro, o grupo, liderado pela repórter Lília Teles, provou mais um pouquinho da culinária regional, em Barcarena, onde foi acompanhado pelo jornalista Evandro Santos.

Mãos de Outubro – Estreou na segunda-feira, 28, às 10 horas, o projeto Mãos de Outubro, de Vítor Souza Lima, dentro do programa “Bora pra Cima”, programa apresentado por Plácido Ramos na Rádio Pariana. Acompanhe o programa no YouTube da emissora https://www.youtube.com/@redepariana

Cúpula dos Povos – Estão abertas as inscrições para o credenciamento de comunicadores e imprensa para a Cúpula dos Povos rumo à COP30, que será realizada de 12 a 16 de novembro de 2025, em Belém, no Pará, em paralelo à COP30. O evento reunirá vozes das Amazônias e do mundo inteiro na luta por justiça climática. O credenciamento é gratuito e obrigatório para acesso à área de imprensa. As solicitações serão analisadas e a confirmação será enviada por e-mail. As informações fornecidas serão utilizadas exclusivamente para fins de credenciamento e comunicação institucional. Dúvidas pelo e-mail comunicacaonacional@cupuladospovoscop30.org e no site https://cupuladospovoscop30.org/

Novo e-mail – A Secretaria Municipal de Segurança, Ordem Pública e Mobilidade de Belém – Segbel tem um novo e-mail para atendimento à imprensa: ascomsegbel@gmail.com. Entrevistas, solicitações de nota e demais demandas jornalísticas devem ser realizadas exclusivamente por meio desse novo canal da assessoria de comunicação. Com a mudança, os e-mails anteriormente utilizados pela equipe de comunicação da SeMOB – ascomsemob@gmail.com e ascom.semob@gmail.com – foram desativados e não devem mais ser utilizados.
Festival Gabo – Como parte da premiação do Prêmio Roche, vencido pelo Amazônia Vox, no ano passado, Daniel Nardin esteve no Festival Gabo, em Bogotá, na Colômbia, na semana passada. “Para firmar novas conexões, mais aprendizados e caminhos para seguir trabalhando com propósito e dedicação”, disse Nardin.

Prêmio para Pará 2000 – No domingo, 27, a OS Pará 2000 marcou presença no prêmio Líderes do Norte 2025, e foi representada pela coordenadora de marketing, Fernanda Scaramuzzini. A OS foi reconhecida pelo impacto e compromisso com a cultura e inovação na região Norte.

Letícia chegou – Há uma semana nasceu Letícia, segunda filha do casal, o fotógrafo Fernando Torres, e a mentora de mulheres, Larissa Torres. O casal já é pai de Louise. Felicidades!!!

As mais mais
O “gerente” ficou louco – No sábado, 19, pela manhã, houve um princípio de incêndio no estúdio da RBA TV, devido a um curto-circuito em uma luminária, que foi coibido em tempo, mas o cheiro de queimado ficou forte. O programa “Bora Cidade” foi apresentado provisoriamente no estúdio do Jornal RBA, que fica na redação da emissora. O gerente de jornalismo foi acionado devido ao incidente, já que se precisaria dele como gestor para saber as decisões a serem tomadas a respeito dos programas que iriam ao ar. O que chamou atenção foi que ele chegou do jeito que estava, “de bermudinha e camiseta regata”. O programa iria iniciar com uma divisão de tela, mas o “gerente” entrou de repente no estúdio e disse para que fosse em “tela cheia”. A responsável pela transmissão pediu calma a ele, dizendo que já havia “acertado tudo com a editora”. Ele surtou e disse: “Faz o que eu estou te mandando. O que importa é o que eu estou te mandando, agora. Eu sou o chefe de jornalismo aqui!”, falou, todo alteradinho. A moça ficou constrangida e não falou nada na hora, mas o que se comenta é que ela denunciou a situação como assédio moral ao RH do grupo RBA.

Resposta atravessada – O que não é “meramente ilustrativo” é a verdadeira “guerra” entre o grupo RBA e a assessoria de comunicação da Prefeitura de Ananindeua. Na semana passada, teve mais um round dessa disputa, quando a comunicação da República, muito injuriada, mandou um recado desaforado para o programa “Bora Cidade”, o que deixou os apresentadores PAS SA DOS. Veja:

Sem a menor explicação – As assessorias de comunicação da Prefeituras de Belém e de Marituba, além da Secretaria de Políticas Públicas e Bem-estar Social – Sepes, apesar de terem sido questionadas por veículos de internet, este site, incluso, há duas semanas, não mandaram/ responderam um “ai” sobre a esdrúxula situação dos assessores Laiana Damasceno e Raphael Albuquerque, que, por meio de documentos enviados às redações que mostram que os dois constam na lista de nomeados, tanto na Prefeitura de Belém, quanto na de Marituba, o que se constitui em uma ilegalidade, uma vez que, os dois não poderiam estar em dois lugares ao mesmo tempo, mas recebem salários que variam de R$ 3 mil a R$ 4 mil, cada um. A titular da Sepes, Bruna Lorrane, também não se manifestou sobre o assunto e assim, a ilegalidade continua. E um dado que se mostra mais urgente: Laiana anunciou nas redes sociais dela que está grávida do primeiro filho. E assim, ela não pode ser demitida/ exonerada por conta da legislação trabalhista do Brasil. Durma-se com um barulho desses. E eu, pessoalmente, mandei mensagem – que foi visualizada – ao secretário de comunicação da Prefeitura de Belém, Mauro Neto, informando sobre o e-mail oficializando as perguntas, mas não houve resposta alguma. Apesar que, Mauro Neto, há cerca de 4 meses me disse, em entrevista, que as demandas à assessoria de comunicação da Prefeitura de Belém, sob a gestão dele, são respondidas em, no máximo, 24 horas. Deve ser 24 horas de um relógio muito grande.




Polícia Científica erra e Tutu aproveita para se vangloriar – E Tutu, gente? Sempre ele. No final da semana passada, após uma verdadeira lambança da assessoria de comunicação da Polícia Científica do Pará em uma nota oficial, quando o portal Roma News pediu informações sobre se um rapaz que fora espancado no bairro da Pedreira havia morrido ou não, e a assessoria de comunicação confirmou a morte, mas usando dados de outro caso ocorrido no bairro da Sacramenta, Tutu, com aquela boçalidade que lhe é peculiar, resolveu dar “aulas de jornalismo” a colegas, em um grupo de WhatsApp. Não contente, ele printou a postagem do Roma News, que estava tentando resolver o engano, e postou na rede social dele como se fosse “fake news” do Roma, mas não fez o óbvio que era ouvir o portal sobre o que havia acontecido. O Roma News foi induzido ao erro pela “poderosa” e “bambambã” assessoria da Agência Pará, que não se deu ao préstimo de fazer uma errata, mostrando que o erro partiu da comunicação oficial. O fato é que o Roma News acabou sendo seguido por outros veículos e todos erraram. Na verdade, o rapaz espancado está vivo, em estado grave e quem morreu foi um homem que assaltou e agrediu uma mulher em uma lavanderia. Ambos os casos aconteceram na quinta-feira, 24, um no bairro da Pedreira e o outro na Sacramenta. E Tutu? Ah! Ele continua na escalada de ser “muito querido” pelos coleguinhas #SQN.

FOTOS DA SEMANA:
Global – O evento Global Citizen Amazônia foi realizado em Belém, na quinta-feira, 24, no teatro Maria Sylvia Nunes, da Estação das Docas. Coleguinhas da imprensa compareceram, em peso, ao evento.












Outras fotos:





