Abrajet-PA visita Altamira, aberto credenciamento para cobertura da COP30, redação torce o nariz para coordenadora de mídias sociais de O Liberal e outras notícias

 Abrajet-PA visita Altamira, aberto credenciamento para cobertura da COP30, redação torce o nariz para coordenadora de mídias sociais de O Liberal e outras notícias

Grupo de jornalistas da Abrajet-PA começando a press trip para Altamira, no último fim de semana

Belém, 22 de julho de 2025 – Quando eu penso que não tenho nada para noticiar, as novidades chegam de uma vez só. Se estás pensando que não há nada por aqui, errrrroooouuuu!!!

Abrajet-PA em Altamira – Membros da Associação Brasileira de Jornalistas de Turismo, seção Pará – Abrajet PA, estiveram em Altamira, região sudoeste do Pará, em viagem que começou na sexta-feira, 18, em uma press trip, cheia de compromissos. Eles estiveram na sede da Associação Comercial de Altamira, onde houve uma palestra da presidente da Abrajet PA, Isa Arnour, e as presenças do prefeito do município, Loredan Mello, e de um representante da empresa Norte Energia, da hidrelétrica de Belo Monte, que foi visitada por jornalistas convidados. Os jornalistas também conheceram a Rota do Cacau ao Chocolate, visitando os empreendimentos Cacau Way e Kakao Blumenn; e também fizeram cobertura jornalística do Festival de Cultura e Jogos Indígenas do Xingu, que está sendo realizado na cidade. 

Adriano Nascimento, o mais novo abrajetiano e fotógrafo da Associação
Todos de malas nas mãos
Os abrajetianos na sede da Associação Comercial de Altamira, com Matheus Freire, Arcângela Sena, Franssinete Florenzano, Dani Filgueiras, Isa Arnour, Lurdinha Bezerra, Everaldo Nascimento, Benigna Soares e Adriano Nascimento
Em visita à hidrelétrica de Belo Monte, da empresa Norte Energia
Matheus Freire no aeroporto
Dani Filgueiras às margens do rio Xingu, em foto de Adriano Nascimento

Credenciamento para a COP30 – O credenciamento para a COP30 foi aberto pela ONU, responsável pelos pedidos. O cadastro deve ser realizado exclusivamente pelo Sistema de Registro Online – Online Registration System – ORS -, plataforma oficial gerenciada pelo secretariado da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudança do Clima – UNFCCC, no site https://unfccc.int/about-us/press-and-media#Media-accreditation Quem pretende se credenciar para participar ou fazer a cobertura jornalística da Conferência vai esbarrar em alguns obstáculos, como o número do passaporte, o primeiro documento exigido pela ONU, mas é aceito também documento, com foto, com CNH. O custo para emitir um passaporte comum no Brasil é de R$ 257,25; e em casos de urgência ou emergência, o valor vai a R$ 334,42. Na Região Metropolitana de Belém, um lugar tranquilo para emitir passaportes é na sala da Polícia Federal no shopping Metrópole, em Ananindeua. Além da Conferência, o credenciamento também inclui à Cúpula de Líderes, evento preparatório nos dias 6 e 7 de novembro, que é organizado pelo Governo Federal. Mais detalhes sobre a Cúpula serão divulgados futuramente no site da Presidência da COP30, no site www.cop30.gov.br ou por meio do e-mail oficial press@cop30.br 

Junta aí todos os documentos, te alui e te credencia

Elen troca a Fiepa pela Águas do Pará – Na semana passada, a jornalista Elen Neris encerrou um ciclo de oito anos trabalhando na comunicação da Federação das Indústrias do Pará – Fiepa. E já começou a trabalhar como gerente de comunicação da Águas do Pará, empresa da AEGEA, com um time que, apesar de novo, traz na bagagem muita experiência e garra para fazer o melhor.  

Elen Neris passa a gerenciar a comunicação social da Águas do Pará, uma empresa AEGEA

Chefe – O publicitário Vinícius Lima assumiu a chefia de gabinete da Secretaria de Comunicação da Prefeitura de Belém, cuja titular é Ariela Motizuk.

Vinícius Lima está em nova missão

Viggo deixa O Liberal – Matheus Viggo não é mais jornalista da Redação Integrada O Liberal, desde quinta-feira, 17. Um fato que deixou a todos surpresos, e nem o diretor de conteúdo do jornal, Lázaro Magalhães, sabia sobre o assunto. Especula-se que a decisão passou por conversas do “alto escalão”, mas, dizem, que com muita ênfase empenhada pela nova “coordenadora das mídias sociais”, aquela que todo sabemos quem é. Também chegou por cá que até a questionaram sobre a saída do Viggo, mas nada foi dito. E o que parece é que foi “algo pessoal” da parte dela. 

Matheus Viggo entrevistando a cantora Viviane Batidão

Mandando muito até Ronaldo deixar – Aliás, sobre a moça “no palanque”. O que chegou por aqui é que ninguém está satisfeito com a gestão dela. Até então, ela era responsável apenas pelas mídias sociais do grupo, mas já estaria até mandando até mais que Lázaro Magalhães, determinando publicações e, pelo visto, demitindo também. Se comenta também que a demissão do Viggo é o terceiro tiro no pé que a “coordenadora” cometeu: no primeiro, ela autorizou uma manchete associando o Arraial do Pavulagem a cenas de sexo em uma praça de Belém, e teve que tirar a matéria do ar, depois da grita das redes sociais do grupo. Depois, a demissão do Viggo, mas antes, teve uma bela presepada dela, que cobrou, com ênfase, uma postagem sobre um acidente de uma balsa que teria batido em outras embarcações atracadas em um porto do Pará. Ao apurarem a notícia, foi descoberto que o caso aconteceu no Amapá e em 2022. Ops! Mas assim… 

Reportagem autorizada pela “coordenadora”, mas que teve que ser retirada do ar, por conta da associação equivocada que fez com o Arraial do Pavulagem

Vai afundar o jornal – E mais: a moça “coordenadora” estaria forçando a redação a subir postagens de perfil de fofocas sem apuração, como foi o caso do “sexo no Pavulagem”, já falado acima. Ela determinou também que subissem sobre uma briga na praia, sendo que a equipe quer checar e confirmar se de fato o vídeo é atual, mas ela quer pressa em tudo. Uma fonte aqui do site comentou: “Ela quer acabar com o jornal, acabar com a credibilidade, com a apuração, porque não checa nada. Parece que o objetivo dela é o de derrubar o perfil de O Liberal, como ela fez com o Belém Trânsito”. Outra fonte disse: “Ela parece mais uma infiltrada, decidida a acabar com a reputação do jornal, do que de fato querer ajudar. Se seguíssemos tudo o que ela manda, seria barrigada atrás de barrigada”.  

Então, tá, então…

Na rádio CBN – Ize Sena é a nova supervisora de jornalismo da rádio CBN Amazônia Belém, em substituição à Tati Lobato, que deixou a emissora pela Secom-PA. Para falar com o Ize:  91 98131-2863 e no e-mail: heleize.sena@cbnamazonia.com.br Para falar com a redação da rádio: 91 98814- 0073 ou no e-mail: redacao.pa@cbnamazonia.com.br. A redação ainda conta com Brenda Freitas, âncora; Ronaldo Santos, analista de multimídia; Luiz Augusto Andrade, na reportagem; e Diego Beckman, na produção e apresentação.  

Ize Sena encara nova missão na rádio CBN Belém

Entrevistas sobre Nazaré – O jornalista Igor Monteiro está desenvolvendo um projeto, com um bate papo leve e descontraído com artistas do Pará e de fora do Estado, que tenham uma relação com o Círio e com Nossa Senhora de Nazaré. A primeira entrevistada foi a cantora Fafá de Belém que, todos os anos, promove a Varanda de Nazaré, que muito contribui para a divulgação da festividade. Igor está em parceria com Matheus Viggo, e juntos, estão publicando as entrevistas em collab nas redes sociais.

Sarah, que fez a captação das imagens, Fafá de Belém e Igor Monteiro

Global Citizen no Pará – A agência Smart, de São Paulo, e a paraense Jambo são as responsáveis pela comunicação com imprensa dos eventos da Global Citizen deste ano no Pará. O primeiro deles será no dia 24 de julho, quinta-feira, na Estação das Docas. Batizado de Global Citizen Now: Amazônia, o encontro reunirá nomes como a ministra do Meio Ambiente e Mudança do Clima, Marina Silva; o governador do Estado, Helder Barbalho, além de ativistas e especialistas em questões ambientais. Já no dia 1º de novembro, será realizado o Global Citizen Festival: Amazônia, no Estádio Olímpico do Pará, o Mangueirão. Entre as atrações já confirmadas estão o vocalista do Coldplay, Chris Martin, o cantor Seu Jorge e as cantoras Anitta e Gaby Amarantos. Os integrantes do time são: Ana Castilho, Vanessa Yamada, Rita Soares, Ivana Oliveira e Arthur Napoleão. Os jornalistas podem entrar em contato com o time via e-mail: globalcitizen@wearesmart.com.br

O Global Citizen Festival: Amazônia será no dia 1 de novembro, no estádio Mangueirão

Iaci de editora nova – A jornalista e escritora Iaci Gomes agora faz parte da editora Boiuna e terá seu livro “Nem Te Conto” relançado por essa editora. São 15 contos de terror que caminham entre o real e o assombroso, mergulhados na cultura paraense, do Cemitério da Soledade às trilhas do Parque do Utinga, passando pelas margens do rio Trombetas e as areias de Mosqueiro. Com nove ilustrações e histórias que parecem sussurrar ao pé do ouvido, o livro mistura realismo mágico, suspense psicológico e a força de memórias e vivências amazônicas. No dia 25 de julho, sexta-feira, será revelada a nova capa do livro.  

Iaci Gomes está na editora Boiuna

Temple e O Liberal – A agência Temple Comunicação criou uma experiência relações públicas com a Redação Integrada O Liberal, por meio da gravação de um episódio inédito do podcast Chá de Canela, especial de Verão, diretamente da casa da artista paraense Viviane Batidão, potência da música paraense e atual embaixadora de O Boticário. A ação foi pensada para amplificar a campanha Verão do Norte da marca com uma narrativa leve, regionalizada e autêntica. A apresentação foi de Bruna Lima e Ana Carolina Matos, com a coordenação de digital e marketing de influência da Temple, com Bruna Brabo. O episódio vai ao ar na quarta-feira, dia 23, nas plataformas do jornal O Liberal.  

Equipes da Redação Integrada O Liberal, do Chá de Canela e da Temple com a diva Viviane Batidão
Ana Carolina Matos e Bruna Lima preparadíssimas para apresentar o Chá de Canela – especial de verão, com Viviane Batidão

Bento chegou – Na segunda-feira, 14, nasceu Bento, o primeiro filho do casal de jornalistas Fabiano Villela e Laíssa Khayat. O bebê é mineiro de Belo Horizonte, onde moram os pais, a mãe, que é paraense, e o pai, carioca da gema e torcedor do Vasco da Gama. 

Fabiano, Bento e Laíssa, parabéns!

Fizeram a$ paze$$ – O grupo O Liberal e o CEO do grupo, Ronaldo Maiorana, estão de boa com a Prefeitura de Belém, novamente. Depois de uma semana de fogo cerrado partindo dos veículos do grupo sobre a Prefeitura, desde quinta-feira, 14, o jornal O Liberal abaixou as armas e nada mais se fala sobre as mazelas da capital paraense. Na edição de quinta-feira, 17, bem diferente da de quarta-feira, cuja manchete era sobre o abandono do PSM da 14 de Março, no dia seguinte, as notícias pró-Prefeitura estavam dentro da edição. Na sexta-feira, 18, a Prefeitura já “mereceu” até uma chamada de capa: “PMB aumenta o salário base de servidores a R$ 1.600″. O próximo passo deve ser a manchete do jornal. Oremos!  

Chamada da capa do jornal O Liberal do dia 18 de julho, sexta-feira, e tudo como se nada tivesse acontecido na semana anterior

FOTOS DA SEMANA:

O embaixador da Suíça no Brasil, Pietro Lazzeri, confirmou a presença do país na COP30, em um pavilhão na Zona Verde, reunindo empresas e representantes do governo suíço, e uma intensa programação científica e cultural no Museu Emílio Goeldi, com a criação de um chalet suíço-brasileiro. O lançamento foi nesta segunda-feira, 21, em Belém, para a imprensa. Na foto, Vanessa Vasconcelos, Daniela Mendonça, Ivana Oliveira, Guarany Jr., e Jalília Messias
Equipe de cobertura do jornal O Liberal no verão em Salinas, com a motorista Euna, a repórter Bruna Lima e a fotógrafa Carmem Helena
Jornalistas que participaram do workshop sobre IA, ministrado por Daniel Nardin
Jornalistas que participaram de workshop sobre como as ferramentas de IA do Google podem auxiliar os jornalistas, a convite do Amazônia Vox e da Norsk Hydro
As aspirantes jornalistas da comunicação do Exército Juliana Maués, Priscila Sousa e Thais Rezende
Jalília Messias na apresentação da Semana do Clima da Amazônia

Deixe um comentário