Chegada da rádio Jovem Pan News em Belém continua sem avançar, repórter golpista na área, assessores na Funtelpa dando problemas e muito mais

 Chegada da rádio Jovem Pan News em Belém continua sem avançar, repórter golpista na área, assessores na Funtelpa dando problemas e muito mais

Funtelpa durante a transmissão do Círio de Nazaré. A situação está tão complicada na Fundação que só Nazinha na causa dela.

Belém, 20 de maio de 2025 – Eita que a terça-feira chegou cheia das histórias. E uma mais cabeluda que a outra. O povo gosta de uma treta e por aqui, hoje, tem várias. Te alui, macho!!

MUDANÇAS NAS REDAÇÕES

Thais – Thais Rezende deixou a assessoria de comunicação do Núcleo de Gerenciamento do Transporte Metropolitano – NGTM, do Governo do Pará, e está no Exército, junto com Anna Cristina Campos.   

Thais Rezende está na comunicação do Exército junto com Anna Cristina Campos

Tayná – Tayná Martinez, que estava na Secretaria de Comunicação do Pará – Secom, deixou Belém e a secretaria e está em Fortaleza, no Ceará, trabalhando na TV Verdes Mares, afiliada à Rede Globo.  

Tayná Martinez está no Sistema Verdes Mares em Fortaleza

Cuns – Luciano Cuns, depois de ter sido exonerado da Secom-PA, está na Funtelpa, mas segundo chegou por cá, já deixando a desejar.  

Luciano Cuns quando ainda estava na Secom-PA e nem imaginava que ia “cair do galho”

Serejo – Elias Serejo é o novo colunista do http://@florestal_brasil, um portal de notícias e divulgação científica sobre meio ambiente e o mundo florestal.  

Elias está como colunista no site Florestal Brasil

Prefeitura de Gurupá – Jorginho Neves está assessorando a prefeita de Gurupá, Iracilda Alho, do MDB, na comunicação de pautas e assuntos da Prefeitura, em Belém. Na semana passada, ela teve uma agenda na capital paraense, na qual foi acompanhada por Jorginho e Gabriel Lisboa, que é assessor técnico de turismo daquele município.

Jorginho Neves, a prefeita Iracilda Alho e o assessor técnico Gabriel Lisboa

LITERATURA & OFICINAS & CONGRESSO & EXPOSIÇÕES

Sônia Zaghetto e novo livro – Na última quinta-feira, 15, a jornalista e escritora Sônia Zaghetto participou de eventos literários em Macapá, capital do Amapá. Começou no Centro de Documentação Histórica e Arquivo, da Universidade Federal do Amapá, onde a professora Elke e alunos lhe mostraram o trabalho de digitalização, preservação e divulgação do arquivo do avô de Sônia, Rocque Pennafort, doado pela família à instituição. De tarde, Sônia se encontrou com um grupo de escritoras, jornalistas e artistas para uma conversa sobre literatura, na galeria de arte de Ângela de Carvalho, onde leu um texto de “Crônicas do Vento de Abril”, o mais recente livro de Sônia. Antes, a escritora fez uma incursão, em vários dias, pelas artes, memória e história do extremo norte da Amazônia brasileira. No sábado, dia 31, das 17 às 22h, Sônia lança o livro “Crônicas do Vento de Abril” na livraria Patuscada, no bairro de Pinheiros, em São Paulo.  

Sônia Zaghetto em evento em Macapá
Sônia se reencontrou com Suely Leitão. As duas jornalistas trabalharam juntas, anos atrás, no jornal O Liberal
Lançamento do livro de Sônia em São Paulo

Turismo – De 10 a 15 de junho, Belém recebe o II Congresso Brasileiro de Jornalistas e Comunicadores de Turismo, um movimento de transformação na forma de comunicar o turismo sustentável. Haverá encontros, debates, vivências culturais e experiências imersivas no coração da Amazônia. Uma oportunidade única para se atualizar, expandir conexões e viver o turismo de forma autêntica e engajada. A inscrição garante hospedagem, alimentação e acesso completo a todas as atividades oficiais. Se você é jornalista, comunicador ou profissional do turismo, participe. As inscrições já estão abertas, garanta sua vaga pelo site oficial: https://febtur.org.br/ii-congresso-febtur/  

O congresso será em junho em Belém e as inscrições já estão abertas

Maycon e exposição – O fotógrafo Maycon Nunes, que atua em Belém, foi um dos destaques da exposição “Terra – The Essence of Survival”, na segunda-feira,12, na Saphira & Ventura Gallery, em Nova York. A mostra celebrou a união entre arte, cultura e o diálogo internacional entre o Brasil e os Estados Unidos. Foi a terceira participação de Maycon Nunes em exposições na cidade de Nova York, consolidando a presença dele no cenário internacional. Para a mostra, o artista levou um recorte do acervo fotográfico dele construído ao longo de duas décadas de viagens e registros na Amazônia.  

Maycon Nunes participou pela terceira vez de exposição em Nova York

Oficinas de Oswaldo e Luciana – Dois jornalistas irão ministrar oficinas no Sesc Pará. Nos dias 24, das 9 às 13h; e 31 de maio, das 9 às 13h, e das 14 às 18h, o fotojornalista Oswaldo Forte vai ministrar uma oficina de fotojornalismo digital no Sesc Ver-o-Peso. As inscrições seguem abertas, com vagas limitadas, até quinta-feira, 22. Já a jornalista Luciana Medeiros vai ministrar a oficina Noções e Desafios da Produção Executiva para Projetos Culturais, em todos os sábados de junho, das 9 às 13 horas. As inscrições podem ser feitas até 7 de junho. Inscrições pelo site www.sesc-pa.com.br/atividade e informações pelo número 91 98486 1498

A oficina de Oswaldo Forte começa no sábado, dia 24

Procissão dos Comunicadores – No domingo, 18, comunicadores de diversas paróquias da Arquidiocese de Belém se reuniram para viver um momento especial: a Peregrinação dos Comunicadores, parte da programação da Semana da Comunicação 2025. A caminhada percorreu as ruas do bairro da Cidade Velha, com início na igreja do Carmo, e seguiu até a Catedral Metropolitana, igreja da Sé da Arquidiocese. A peregrinação representou um gesto concreto de comunhão, inspirado no exemplo de São Francisco de Sales, padroeiro dos comunicadores, e nas palavras do Papa Francisco. Ao final da caminhada, houve uma Missa, sendo celebrada conjuntamente com Nossa Senhora da Comunicação.  

A procissão foi pelas ruas da Cidade Velha e em um momento, a jornalista Andreia Teixeira conduziu a cruz na romaria
Nildes Gomes, Andreia Teixeira, padre Pe. Leonardo Monteiro e Pamela Gomes
Daniela Mendonça, Andreia Teixeira e Pamela Gomes

SOCIAIS

Bebê Aurora chegou – A jornalista Raelly Castro é mamãe da bebê Aurora, que chegou no dia 10 de maio. O papai Ian Ferreira e a madrinha da bebê, Thamires Nascimento, estão só sorrisos. Felicidades a todos!

Raelly e Aurora em momento muito delas

Gustavo se casou – No sábado, 17, o jornalista Gustavo Aguiar se casou com Igor Souza no Rio de Janeiro, onde eles moram.

Gustavo e Igor, o site deseja um mundão de felicidades para vocês

MUITAS ONDAS POR AQUI

Jovem Pan não engrena – Já falei aqui sobre a chegada da Jovem Pan em Belém, mas as coisas não andam muito bem por lá. Mauro Kleber, que trabalhou muito pela volta da rádio, pediu para sair e deixou o projeto. As informações dão conta que a rádio terá um estúdio no novo Mercado de São Brás, que está sob a direção de Tião Miranda, de Marabá, mas que na verdade, seria uma das rádios visando à campanha eleitoral em 2026. Nessa “arrumação” toda surgiu o nome de MM do Brasil, que é membro do grupo Goodfellas, em referência ao filme “Os Bons Companheiros”, de Martin Scorsese, apelido da equipe na Rede TV, que foi acionada para uma “parceria” e fazer o jornalismo da Jovem Pan News, entrando com carro, repórter e cinegrafista, em uma espécie de correspondente local da emissora. E surge Brunão, “O Peso da Notícia”, que não teria gostado nada do fato de Tião Miranda ter separado a rádio da TV, mesmo porque, os transmissores funcionam no mesmo endereço atual da Rede TV. A parte da rádio Jovem Pan foi isolada para não se misturar com a TV. Mas veio a “rasteira” e os Goodfellas não conseguiram liberação para fazer o Jornal da Manhã local. O que se sabe também é que o pessoal da direção da Jovem Pan não queria a rádio em Belém sem Mauro Kleber. E por conta de vários impasses, rádio continua em fase de testes e ainda não entrou em rede como foi anunciado que seria na terceira semana. 

Mas que confusão está nessa volta da Jovem Pan a Belém

Rapaz complicado – O repórter Luiz Otávio, que teve passagem pela TV Boas Novas, de onde saiu após criar muitos problemas, estava na RBA TV, que deixou também, porque teria recebido um convite de Brunão, para ser repórter da Jovem Pan. Como a rádio ainda não entrou no ar, Luiz acabou ficando na Rede TV, por onde já tinha passado e jurado que “nunca mais voltaria”. Inclusive, em meio a chacotas, ele dizia, em tom de piadinha: “Olha, se tu quiseres, tem uma vaga pra ti lá na Rede TV… para pegar uns calotes”.  

Fujam de William Salles – O site recebeu várias mensagens sobre um “coleguinha” que se diz jornalista, mas vive mesmo de enganar as pessoas que tentam conseguir trabalho ou melhorar no segmento da comunicação em Belém. A pessoa se chama William Salles e se apresentava como repórter do perfil Pará Conectado, do qual, ele já se retirou, depois que várias denúncias de calotes surgiram, que ele teria aplicado a artistas no bloco Canto do Galo, dirigido e produzido por William no Carnaval de Vigia, este ano. Relatos de artistas afirmam que as atrações contratadas não receberam os valores acordados, como o videomaker Flávio Moreira que contou tudo nas redes sociais. A “aventura” de William Salles na reportagem parece que emperrou por conta da atuação catastrófica da Salles Produções Oficial dele, que está devendo a muita gente, já que William não é nenhum “santo”. Todas as pessoas que se pronunciaram nas redes sociais pedem que outros coleguinhas e todos tenham muito cuidado com esse rapaz, porque a “folha corrida” de desmandos dele e denúncias de golpes é longa.  

William dizia ser repórter do Pará Conectado
Com as muitas denúncias, Salles tirou a profissão de “repórter” do perfil dele
E as denúncias contra ele, que surgiram aos montes, são desse naipe

Funtelpa – E a Funtelpa, hein, gente? As coisas continuam ruins por lá. Há poucas semanas, falei aqui sobre a contratação da “cerimonialista” Suely Lessa pela Fundação. E para quê? Para nada, porque a Funtelpa não precisa de cerimonialista. E ainda que ela fizesse o trabalho dela, estava tudo bem, mas o que Lessa faz – e muito bem – é intriga e tornar o ambiente tóxico, como chegou uma denúncia por aqui. Na sexta-feira, dia 9, Lessa foi convidada gentilmente a se retirar e ficar na sala dela – sala que ela fez questão que fizessem para ela assumir o cargo – depois de denúncias de conflitos, autoritarismo e, pior, que ela teria usado de tratamento discriminatório, com tons racistas, contra uma servidora da Funtelpa. Depois de denúncias à Ouvidoria da Funtelpa e ao presidente Sanova, Lessa foi retirada da agenda de Miro SÁnova e está como assessora no “Departamento de Escadas e Corredores”, isto é, sem cargo, mas recebendo seu dinheirinho, porque ela é “bem relacionada”. E tudo sob o mais estrito silêncio.

Miro SÁnova está bem arrumado com esses assessores dele

Cuns, de novo – Em nota acima, falei sobre Luciano Cuns estar na Funtelpa, que chegou por lá e já teria botado banca e “pedido a cabeça” da socia media da casa, que estava há apenas dois meses no cargo e foi convidada a se retirar da equipe para dar lugar a Cuns. Cuns andou “aplicando” em conversas na Fundação que ele não foi exonerado na Secom-PA, “por causa das árvores artificiais do Heldissss”, e sim, teria pedido para sair. E, segundo ele, ainda estaria trabalhando no escritório da COP30 na Secom-PA. Ah! é, é? Tu juras? No áudio que o site recebeu a “cara de Cuns nem treme”, enquanto tenta aplicar essa história de “cair para cima” entre Secom e Funtelpa para uma coleguinha.

Essa “árvore de plástico do Heldissss” derrubou dois jornalistas da Secom-PA que foram exonerados

FOTOS DA SEMANA

Amanda Cardoso e Matheus Viggo na festa de premiação do concurso Comida di Buteco Belém e Ananindeua, na noite de segunda-feira, 19, que foi vencido, mais uma vez, pela Confraria do Fraga
Reunião da Fundação Cultura do Pará e Funtelpa sobre a cobertura do Arraial 2025, começa no dia 31 de maio, com a Revoada de Pássaros Juninos, com Aycha Nunes, Claudia Pinheiro, Marcelo Mendes, Celeste Iglesias
Bruna Lima e Ana Carolina começaram a gravar a nova temporada do Chá de Canela
Denílson Almeida, da Secom-PA, e Alessandra Fonseca, da comunicação da Vale, em mais uma visita ao Parque da Cidade
Equipe da TV Cultura em pauta em Igarapé Açu
Matheus Freire foi ao O Liberal visitar as coleguinha Bruna Lima e Ana Laura
Turma da KA Comunicação em pauta no Parque do Utinga, no sábado, 17
Amanda Campelo e a felicidade de ser campeã paraense pelo Clube do Remo
Lucas Muribeca e Claudia Michelle, da comunicação da Equatorial, no lançamento dos arrastões do Arraial do Pavulagem, em junho, que são patrocinados por essa empresa da energia no Pará

Deixe um comentário