RBA TV ‘empresta’ jornalista ao Governo do Estado, mas em nove meses, toma de volta, e outras notícias menos escandalosas que essa

E vamos combinar assim: o Governo do Pará, por meio da Secom, implementa uma PPP nas relações de trabalho na comunicação do Estado. Que coisa moderna! Foto: Agência Pará
Belém, 15 de abril de 2025 – Assim, né, estamos quase no fim da quaresma, e é tempo de perdoar. Mas não aqui. Ops! Aqui, se fala de tudo e mais um pouco e se assusta com umas coisas, meus colegas, que eu te agoraaaaaaaa:
Mas que coisa é essa de PPP? – O jornalista Álvaro Borges deixou, temporariamente, a gerência de jornalismo na RBATV. E com isso, se inaugura uma espécie de PPP, Parceria Público Privada, na área de comunicação no Pará. Pensemos assim: uma empresa privada, da família do governador, no caso, o grupo RBA, cede um funcionário dessa empresa privada para gerenciar um projeto da COP30 dentro da Secretaria de Comunicação do Governo, evidentemente, com ônus para o Governo do Estado – com nomeação publicada no Diário Oficial do Estado -, um setor público, mas o posto da pessoa continua lá, intacto, na empresa privada. Ao final do ano, passado a COP, a Secom devolve o funcionário para a empresa de origem. Entenderam? Como diria Lula “nunca antes na história deste Estado”.

Álvaro Borges vai “passar essa chuva” na Secom, mais especificadamente, no escritório de comunicação da COP30. O bom DAS dele era de Leonardo Nunes, que voltou para o Espírito Santo, e a função de Borges, basicamente, será a que era exercida por Ingo Müller, que foi demitido por Verinha por conta das “árvores artificiais” da Nova Doca.

Para auxiliar Borges nessa missão, ele “puxou” da Secom, Denílson d’Almeida, que trabalhou com Borges, na RBA; e Denise Soares, que trabalhou com ele na TV Liberal. Os dois se juntam a Rafael Maués e Arthur Sobral, coincidentemente, os dois, ex da TV Liberal e do G1 Pará. Que coisa, né, gente?

E RBATV? Vai ficar bem, se o escolhido para substituir Borges se comportar, nesses quase nove meses. Aquela moça, aquela que “não-deve-ser-nomeada”, se empolgou toda, deu até uma repaginada na “face”, jurando que seria a escolhida para substituir Borges na gerência de jornalismo. Errrrroooooouuuuuuuuu!!!! O escolhido foi Danilo Pires, que está longe ser uma unanimidade POSITIVA entre os colegas da RBA. Portanto, mocinho, o site aqui acha muito bom o senhor segurar a sua onda, trabalhar direito, sem nenhum piti, porque, aqui, nós contamos tudo. E, sim, nada de nepotismo, e é de muito bom tom, manter a senhora sua esposa fora na redação do jornalismo e deixá-la exatamente onde ela está: no Esporte.

OUTRAS NOTÍCIAS – O jornal Folha de S. Paulo, assim como O Globo, Valor Econômico e rádio CBN, vai reforçar a sua presença na COP30. Em novembro deste ano, quando o Brasil sedia o evento em Belém, o jornal será representado na cidade pelo Espaço Folha, um espaço próprio e estrutura robusta, reafirmando o compromisso do jornal com a cobertura de temas centrais para o futuro do planeta – clima, sustentabilidade e políticas públicas. Segundo o jornal, “Trata-se de uma operação jornalística com um olhar independente, plural e conectado às transformações globais”.

Rádio Nazaré – Emília Jacob começou em um novo cargo de coordenadora da Rádio Nazaré FM na Rede Nazaré de Comunicação.

Camila editora – Camila Azevedo é a mais nova editora do jornal impresso O Liberal.

Jovem Pan de volta – A rádio Jovem Pan Belém FM voltou a Belém e funciona na frequência 107,5. Desde segunda-feira, 14, entrou em operação via satélite e daqui a 30 dias, entra com programação local. Negócio de Tiãozinho Miranda, de Marabá.

Walk4Good – Rafaela Collins, com passagens pelas emissoras TV Cultura, RedeTV e SBT Pará, começou em um novo cargo de correspondente em Belém para COP 30 na agência Walk4Good, uma consultoria do grupo Imagem Corporativa, com foco em sustentabilidade e impacto social.

Rede Xibé – O jornalista Eduardo Marques colocou para jogo o perfil no Facebook Chibé News, que no Instagram, se chama Xibé 2025, com aquelas notícias rápidas, mas sempre de fontes muito confiáveis.

Daniel Nardin pelo mundo – Daniel Nardin esteve na Inglaterra, na Universidade de Oxford, e na sala Del Dotoratto, em um prédio de 1700, na Itália, junto com Marina Dias, da agência Publicap. O fundador e diretor executivo, Daniel Nardin, representou o Amazônia Vox no Skoll World Forum, Train The Trainers Solutions Journalism Network e International Journalism Festival, em Oxford. Na cidade de Perugia, na Itália, ele participou de painéis e treinamentos, explorando como a mídia pode impulsionar a ação climática e influenciar a COP 30 em Belém, e foi crucial para jornalistas que cobrem ou estão se preparando para cobrir a Conferência na capital paraense.


Exposição no Rio de Janeiro – Na quarta-feira, 16, a exposição “Encanto da Arte II”, com fotos de Tarso Sarraf e pinturas de Rose Maiorana, será aberta no Rio de Janeiro, no Espaço Cultural do Palácio Tiradentes, no Centro da capital carioca. A mostra fica em cartaz até 16 de maio, com entrada franca.

Trópico Úmido – Em breve, entra no ar o podcast “Trópico Úmido”, sempre uma boa conversa, com entrevista sobre arte de uma forma geral. O podcast tem produção de Marcelo Vieira e apresentação de Relivaldo Pinho. No primeiro episódio, já gravado e em fase de edição, a conversa foi com o premiado escritor paraense Edyr Augusto Proença. Aguarde!

Jornalismo Investigativo – A Abraji e Transparência Internacional Brasil divulgaram na segunda-feira, 14, a lista dos 12 escolhidos para receber bolsa de participação do 20º Congresso de Jornalismo Investigativo. O evento ocorre de 10 a 13 de julho em São Paulo, e o último dia é dedicado integralmente ao Domingo de Dados. Foram selecionados jornalistas dos nove estados da Amazônia Legal, sendo oito mulheres e quatro homens, que receberão passagens aéreas, hospedagem e ajuda de custo nos dias do congresso. A seleção integra as atividades do projeto Defensores Ambientais e recebeu 81 inscrições. Do Pará, os selecionados são: Tayana Narcisa, da CNN em Belém; Fernando Assunção, do site Alma Preta Jornalismo; e Isabelle dos Santos Maciel.

Café com a imprensa 1 – Este mês, na empresa Norte Energia, foi um tempo para cuidar do relacionamento com os jornalistas de Altamira e região. Um momento simples em organização, mas complexo nos resultados alcançados, ao convidar para um café, abrir as portas da “casa” corporativa e franquear a palavra para uma conversa franca sobre a qualidade de entregas e das relações.

Café com a imprensa 2 – No último sábado, 12, o Hospital Barros Barreto recebeu profissionais de imprensa para a cobertura da primeira edição, no Pará, do projeto Ebserh em Ação – um mutirão de cirurgias e exames para reduzir as filas de espera do SUS. As equipes foram acompanhadas pela relações-públicas Fernanda Pacheco e pelo jornalista George Miranda, integrantes da Comunicação do CHU-UFPA, que também abrange o Hospital Bettina Ferro. A programação incluiu café da manhã, paramentação para acesso ao centro cirúrgico e, claro, muitas fotos.



BRONCA
Olhem essa foto abaixo

Poderia ser a foto de toda a imprensa de Belém trabalhando na cobertura da entrega dos tais – e benditos – ônibus “geladões” -, mas não é, porque, nem Secom-PA, muito menos a ex-Comus, que é Secom/ Prefs, se lembraram dos jornalistas. Nada de chamar ninguém, muito menos, convocar uma coletiva de imprensa. Essas câmeras aí são da galera da produtora que foi fazer o vídeo promocional e mostrar – pelamordiiiiiiiiiiiiiiiiii – esse monte de político correndo que nem “surtado”… Atrás do quê, hein?
Pior e mais chato é EU quero o emprego dessa assessora de comunicação do Setransbel, que, pelo jeito, não faz nada. Desde domingo, 13, o Portal Olavo Dutra pede notas para essa assessoria e NADA. Falou-se com a moça e NADA. Mas que diabos de assessoria é essa que pegou a MANIA da Secom-PA e não responde a uma demanda sequer? Ei, nega, sabe qual vai ser a minha “vingança”? Amanhã, 16, e nos próximos dias, tu vais ser perturbada dia e noite, noite e dia. Te prepara. Os rodoviários querem o “couro” dos patrões. Só te digo isso!
SOCIAIS
Bebê – A jornalista Cláudia Saldanha e o marido Vini Passos comemoraram o primeiro mês do bebê Davi, primeiro filho do casal.

Casamento da Laiana – Na sexta-feira, 11, Laiana Damasceno se casou com o Emerson Pereira. Com tudo que tem direito: de manhã, no civil, e de noite, no religioso. Parabéns!

Casamento do Tácio – Também na sexta-feira, no mesmo ritual, do civil e religioso, Tácio Torres, da TV Record Belém, se casou com a jornalista Bianca Botelho Torres. Felicidades!


FOTINHAS DA SEMANA

















