Jornalistas paraenses na cobertura da COP 29 no Azerbaijão, demissão no SBT Pará, prédio de grupo de comunicação pode ser alugado e muito mais
Belém, 12 de novembro de 2024 – Bora, bora, que as notícias sobre a imprensa de Belém estão pulando aqui, mais que mapará na rede, lá em Cametá.
SBT demite geral – O grupo SBT mal esperou acabar o Teleton, no último domingo, 10, e na segunda-feira, 11, demitiu vários jornalistas no Brasil todo. No SBT Pará, quem saiu foi a jornalista e apresentadora Nara Bandeira, que ultimamente também coordenava o jornalismo da emissora local. Nara estava quase há dez anos no SBT Pará.
Tayana deixou o G1 Pará – Tayana Narcisa se despediu do portal G1 Pará e de seus colegas de trabalho, nesta semana. Não, não, ela não foi para Secom como os muitos coleguinhas do grupo. Tayana, ou Tayzona – para quem a segue nas redes sociais -, está de malas prontas para a cidade de São Paulo, onde vai integrar a equipe da CNN Brasil.
Prédio de O Liberal pode ser alugado – A Coluna Olavo Dutra recebeu uma informação que, “se non è vero, è ben trovato”, para ficar no tema italiano da coisa, que quer dizer “se não é verdade, é bem achado”, de que o imenso prédio, de arquitetura arrojada, com muito mármore, vidro, ferro e granito de O Liberal, na avenida Romulo Maiorana, no bairro do Marco, vai deixar sua função atual e se bandear para os lados da COP. O que se comenta à boca pequena é que Ronaldo Maiorana, CEO do grupo, estaria transferindo praticamente tudo o que funciona naquele prédio para a área central de Belém, onde o grupo também tem “propriedades”, no caso, a sede da TV Liberal na avenida Nazaré. Nossa fonte disse: “O pulo do gato é que ele [o CEO Ronaldo] pretende ‘beliscar’ a COP 30, para alugar o prédio do jornal para algum evento da Conferência das Partes, a COP”, e lamenta que essa mudança poderia redundar em demissão de funcionários. Enquanto isso, Rominho Maiorana, o irmão mais velho, que foi afastado do grupo, está de olho nessa história toda e fazendo observações muito pertinentes sobre a situação do grupo. Fica de olho!!!
Guy Veloso em Coimbra – O fotógrafo e pesquisador paraense Guy Veloso profere na Universidade de Coimbra, Portugal, a conferência “Encomendação das Almas – Ritos de Sangue no Brasil Profundo”, com sessão aberta ao público, na sala do Instituto de Estudos Brasileiros – IEB, na segunda-feira, 25 de novembro, às 14h, piso 5 da Faculdade de Letras. Veloso nasceu em Belém, é fotógrafo documental, professor e curador, premiado nacional e internacionalmente, destacando-se pela extensa documentação de rituais religiosos. Por quase duas décadas, ele viajou por 13 estados brasileiros registando os rituais dos penitentes – irmandades que praticam, durante a Quaresma e Semana Santa, uma tradição quase desconhecida chamada “Encomendação das Almas”. O IEB integra o Departamento de Línguas, Literaturas e Culturas da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra.
Carol e o meio ambiente – A jornalista paraense Ana Carolina Maia, que trabalha na comunicação da Secretaria de Estado do Ambiente do Rio de Janeiro – Seas, acompanhou a equipe de do Jornal Nacional, no Parque Estadual Cunhambebe – PEC, em Mangaratiba, RJ. O registro foi feito no Parque Estadual do Cunhambebe, administrado pelo Instituto Estadual do Ambiente – Inea -, que flagrou, pela primeira vez em 100 anos, antas – Tapirus terrestris – em vida livre no território do estado do Rio de Janeiro. O animal – maior mamífero da América do Sul, até então considerado extinto na natureza fluminense – era encontrado somente em instituições de proteção à fauna e em pontos de introdução na natureza com indivíduos nascidos em instalações assistidas.
Paraenses em Baku na COP 29 – Começou na segunda-feira, 11, a COP 29 em Baku, capital do Azerbaijão, que segue até o próximo dia 22, e fundamental para a ação global contra as mudanças do clima, cada vez mais necessária, como mostram os recentes episódios climáticos extremos ao redor do mundo. A expectativa é que mais de 190 países participem do evento, incluindo o Brasil. O time da Juntos Approach, agência que atua no Rio de Janeiro e São Paulo, está presente na Conferência, com o diretor Marcelo Vieira e a assessora Gabriela Azevedo, ambos paraenses, para apoiar os clientes da agência e produzir conteúdo para compartilhar a todos.
Coleguinhas na COP 29 – Além deles, estão também em Baku: Verinha, Igor Nascimento, Thalmus Gama e Ingo Muller, pela Secom/ Agência Pará; Cíntia Magno, pelo grupo RBA; Fábia Cepeda, pelo Grupo O Liberal, e Thamires Nascimento pelo Sebrae-Pará.
Simineral 2024 – O Prêmio Simineral de Comunicação prorrogou as inscrições até o dia 20 de novembro. Sob o tema “2024 – O Ano da Transição”, a premiação busca estimular a produção de conteúdos sobre o cenário de transição que atravessamos e como o setor mineral está inserido nesse momento. Veja os regulamentos aqui: https://www.simineral.org.br/pdf/P_SMN_2024_Regulamento_JORNALISMO.pdf
E aqui: https://www.simineral.org.br/pdf/P_SMN_2024_Regulamento_REDES_SOCIAIS.pdf
Novo EP do Sidney Filho – O EP ‘Viking Style’, com cinco músicas do produtor paraense de música eletrônica e jornalista Sidney Filho – S.I.D. -, chegou às plataformas digitais no sábado, 1º de novembro, para criar um clima de – re – começo de jornada neste final de 2024 e bem perto de 2025. Como sugere o título do EP, o tom desbravador dos vikings se une à vontade de muita gente de conhecer novos horizontes, em especial sonoros. E isso fica claro na composição das músicas de S.I.D. e a produção de Celso Rangel. S.I.D. repassa que “Viking Style” traz canções mais intensas, indo do dubstep passando por beats mais introspectivos e com uma temática oitentista da retrowave. Os três trabalhos musicais anteriores de S.I.D. foram lançados pelo selo 4 Side Music, diretamente de Portugal, e produzidos por Celso Rangel.
Imprensa na Conferência – Entre os dias 6 e 8 de novembro, foi realizada em Belém a II Conferência Amazônia e Nova Economias, promovida pelo Instituto Brasileiro de Mineração – IBRAM, na qual, muitos coleguinhas da imprensa, seja a institucional de empresas de mineração, de ONGs e outros correlatos ou das redações marcaram presença.
Seleção Brasileira em Belém – E teve treino da Seleção Brasileira de Futebol, na segunda-feira, 11, no Mangueirão, em Belém, se preparando para mais um jogo das eliminatórias da Copa do Mundo de 2026.
Prêmio Ampla de Jornalismo – Na quinta-feira, dia 8, teve festa da entrega do I Prêmio Ampla de Jornalismo, em Belém, no restaurante Manjar das Garças, com muitos coleguinhas por lá
Bebês jornalistazinhos – Chegou André, segundo filho da jornalista Isabela Quirino e de Carlinhos Nunes. O casal já é pai de Helena, que foi promovida à irmã mais velha.
Bebê de Ana Cláudia – A jornalista Ana Cláudia Saldanha, da comunicação da mineradora Vale em Tucumã, está à espera do primeiro filho, com o marido dela, o desenhista Vini Passos. É um menino e vai se chamar Davi.