Confira os vencedores do Prêmio Sebrae de Jornalismo 2024 – etapa Pará

 Confira os vencedores do Prêmio Sebrae de Jornalismo 2024 – etapa Pará

Marx Vasconcelos ganha, pelo segundo ano consecutivo, o PSJ de Fotografia, etapa Pará, com foto para texto de Fabyo Cruz, em reportagem do jornal Folha de S. Paulo

Belém, 28 de setembro de 2024 – Na noite de quinta-feira, 26, em Belém, o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas – Sebrae/PA divulgou os vencedores da etapa estadual da 11ª edição do Prêmio Sebrae de Jornalismo, PSJ. No mesmo dia, cerca de 200 jornalistas paraenses concluíram a capacitação do Engage Expert, oferecido pelo Sebrae/PA, com a participação da jornalista Rosana Jatobá.

Veja aqui: Festas de entrega dos prêmios Sebrae de Jornalismo Pará e do Boulevard Shopping Belém movimentam a imprensa em Belém

Há 11 anos, o PSJ reconhece os trabalhos dos profissionais de imprensa que divulgam notícias para fortalecer o empreendedorismo e os pequenos negócios, em diferentes veículos de comunicação.

Vencedores – Na categoria Jornalismo em Texto, o vencedor foi o portal Amazônia Vox, com a reportagem “Muito além do açaí: Como o chocolate produzido localmente está sendo uma alternativa à monocultura”; na categoria Jornalismo em Vídeo, a vencedora foi a TV Cultura do Pará, com a matéria “Encauchados: Empreendedorismo social que trabalha o desenvolvimento comunitário e a inovação com foco na preservação da Amazônia”; na categoria Jornalismo em Áudio, o vencedor foi o Portal Correio de Carajás, de Marabá, com a matéria “Do pilão à fábrica de chocolate: o crédito fez diferença para Lari Ribeiro”; na categoria Fotojornalismo, o vencedor foi o jornal Folha de São Paulo, com a fotografia “Conservação ambiental e tecnologia são estratégias de comunidades indígenas empreendedoras”.

Na categoria especial Jornalismo Universitário, criada este ano para reconhecer a produção de estudantes para veículos laboratório de universidades, o trabalho finalista ficou com a Universidade da Amazônia, Unama.

Reações – Para o jornalista Daniel Nardin, do Amazônia Vox, a premiação reconheceu o trabalho do jornalismo independente na região. “Iniciativas como o prêmio de jornalismo para valorizar e reconhecer o trabalho de jornalistas, são fundamentais no Pará. Sabemos o quanto que a nossa profissão precisa ser valorizada e reconhecida, então fico muito feliz de ter a oportunidade de conquistar um prêmio que enaltece e valoriza as respostas, as soluções que a sociedade encontra para seus problemas e desafios”, disse Daniel.

Vencedora na categoria Jornalismo em Vídeo, a jornalista Andreia Teixeira, da TV Cultura do Pará, agradeceu ao Sebrae no Pará pela oportunidade. “Agradeço a TV Cultura pela oportunidade de nos deixar pensar, idealizar e conduzir o nosso trabalho”, contou ela, que recebeu o prêmio ao lado da equipe.

Pelo segundo ano consecutivo, o fotojornalista Marx Vasconcelos venceu a premiação na categoria Fotojornalismo, pelo jornal Folha de São Paulo. “É uma alegria tremenda e ações como as do Sebrae são muito importantes, porque reconhecem a categoria jornalística, que vem recebendo muitos ataques. E quando falamos de empreendedorismo, as coisas ficam mais leves e estamos levando histórias de inspiração para as pessoas”, ressaltou.

O portal Correio de Carajás, de Marabá, sudeste paraense, venceu em Jornalismo em Áudio com uma matéria sobre a produção de chocolate. “É muito importante e necessário para desconstruir um pouco a centralização do Estado. Na maioria das vezes. vemos que em vários setores as pessoas que moram na capital são privilegiadas. Então, é muito importante isso ocorrer para descentralizar um pouco o prêmio e acessos”, opinou Yan Lima, que representou a equipe.

Mimos – Os representantes dos trabalhos vencedores da etapa paraense do PSJ receberam Iphones, troféus e certificados. A 11ª edição do PSJ teve um recorde de trabalhos inscritos – 3.076 -, superando em 62% o número de inscrições no ano passado. O Pará totalizou 168 trabalhos inscritos, com 13 finalistas, superando em 17% o número de projetos inscritos no concurso em 2023.

Jatobá – Encerrando a programação, os profissionais da mídia paraense participaram de um bate-papo com a jornalista Rosana Jatobá, ex-apresentadora da TV Globo, que trocou experiências com o público na palestra “Amazônia no cenário globalizado. O que é importante para os jornalistas”, na qual, ela também também destacou o papel da imprensa na cobertura do jornalismo ambiental, em especial para a COP 30.

A noite do PSJ 2024 se encerrou com o show da cantora paulista Ana Cañas, que apresentou grandes sucessos dela como “Pra você guardei o amor”, que gravou ao lado de Nando Reis; e “Respeita”. Além disso, também interpretou canções do cantor Belchior.

Veja como foram a premiação e a festa:

Todos os premiados
Fabyo Cruz e namorada, e Marx Vasconcelos e Letícia, esposa dele
Elielson Almeida, da TV Liberal, e Tayse Assis, mestre de cerimônia do PSJ
Cleverson Amaro frilando para o SBT Pará
Elielson Almeida e Gilberto Moura, da TV Cultura, que foi um dos finalistas na categoria TV
A mesa mais “temida” da festa do Sebrae, com Rosana, Rodrigo, Diego e Otávio
Rodrigo Monteiro, Denílson d ‘ Almeida, o mais new Secom, e Diego Monteiro
Daniel Nardin estava em Nova York no dia da festa de premiação, MAS como eu sou amiga dele, trouxe essa foto na qual ele está gatinho. É, eu sou puxa saco do Dan… e tu, que és feio????
O casal Ize Sena e Rafael, que diz que “não suporta jornalistas”, mas casou com uma
Ize e Marx
Nátia Ney e Andreia Teixeira da TV Cultura
Elielson e Dani
Fabyo devidamente diplomado
Vanessa Fortes, vinda diretamente de Brasília, e Andreia
Tarso Sarraf deu um drible na edição de fotos do LIB e Amazoninha e ainda levou o Everaldo Nascimento junto
Viggo se lembrando da época de RBA TV com a Taninha
Os retratistas Thiago Gomes e Marx Vasconcelos
Denilson tietando a Rosana Jatobá
Ize e Igor
Ize Sena, Gilmar Pretti
Denilson e a turma da RBA TV, o Agenor Santos e Paulo Cidadão
Rosana Jatobá e Vanessa Fortes
Povo da Redação Integrada O Liberal, com Matheus Viggo, Bruna Lima, Gabriel

Deixe um comentário