Confira os vencedores do Prêmio Sebrae de Jornalismo 2024 – etapa Pará
Belém, 28 de setembro de 2024 – Na noite de quinta-feira, 26, em Belém, o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas – Sebrae/PA divulgou os vencedores da etapa estadual da 11ª edição do Prêmio Sebrae de Jornalismo, PSJ. No mesmo dia, cerca de 200 jornalistas paraenses concluíram a capacitação do Engage Expert, oferecido pelo Sebrae/PA, com a participação da jornalista Rosana Jatobá.
Há 11 anos, o PSJ reconhece os trabalhos dos profissionais de imprensa que divulgam notícias para fortalecer o empreendedorismo e os pequenos negócios, em diferentes veículos de comunicação.
Vencedores – Na categoria Jornalismo em Texto, o vencedor foi o portal Amazônia Vox, com a reportagem “Muito além do açaí: Como o chocolate produzido localmente está sendo uma alternativa à monocultura”; na categoria Jornalismo em Vídeo, a vencedora foi a TV Cultura do Pará, com a matéria “Encauchados: Empreendedorismo social que trabalha o desenvolvimento comunitário e a inovação com foco na preservação da Amazônia”; na categoria Jornalismo em Áudio, o vencedor foi o Portal Correio de Carajás, de Marabá, com a matéria “Do pilão à fábrica de chocolate: o crédito fez diferença para Lari Ribeiro”; na categoria Fotojornalismo, o vencedor foi o jornal Folha de São Paulo, com a fotografia “Conservação ambiental e tecnologia são estratégias de comunidades indígenas empreendedoras”.
Na categoria especial Jornalismo Universitário, criada este ano para reconhecer a produção de estudantes para veículos laboratório de universidades, o trabalho finalista ficou com a Universidade da Amazônia, Unama.
Reações – Para o jornalista Daniel Nardin, do Amazônia Vox, a premiação reconheceu o trabalho do jornalismo independente na região. “Iniciativas como o prêmio de jornalismo para valorizar e reconhecer o trabalho de jornalistas, são fundamentais no Pará. Sabemos o quanto que a nossa profissão precisa ser valorizada e reconhecida, então fico muito feliz de ter a oportunidade de conquistar um prêmio que enaltece e valoriza as respostas, as soluções que a sociedade encontra para seus problemas e desafios”, disse Daniel.
Vencedora na categoria Jornalismo em Vídeo, a jornalista Andreia Teixeira, da TV Cultura do Pará, agradeceu ao Sebrae no Pará pela oportunidade. “Agradeço a TV Cultura pela oportunidade de nos deixar pensar, idealizar e conduzir o nosso trabalho”, contou ela, que recebeu o prêmio ao lado da equipe.
Pelo segundo ano consecutivo, o fotojornalista Marx Vasconcelos venceu a premiação na categoria Fotojornalismo, pelo jornal Folha de São Paulo. “É uma alegria tremenda e ações como as do Sebrae são muito importantes, porque reconhecem a categoria jornalística, que vem recebendo muitos ataques. E quando falamos de empreendedorismo, as coisas ficam mais leves e estamos levando histórias de inspiração para as pessoas”, ressaltou.
O portal Correio de Carajás, de Marabá, sudeste paraense, venceu em Jornalismo em Áudio com uma matéria sobre a produção de chocolate. “É muito importante e necessário para desconstruir um pouco a centralização do Estado. Na maioria das vezes. vemos que em vários setores as pessoas que moram na capital são privilegiadas. Então, é muito importante isso ocorrer para descentralizar um pouco o prêmio e acessos”, opinou Yan Lima, que representou a equipe.
Mimos – Os representantes dos trabalhos vencedores da etapa paraense do PSJ receberam Iphones, troféus e certificados. A 11ª edição do PSJ teve um recorde de trabalhos inscritos – 3.076 -, superando em 62% o número de inscrições no ano passado. O Pará totalizou 168 trabalhos inscritos, com 13 finalistas, superando em 17% o número de projetos inscritos no concurso em 2023.
Jatobá – Encerrando a programação, os profissionais da mídia paraense participaram de um bate-papo com a jornalista Rosana Jatobá, ex-apresentadora da TV Globo, que trocou experiências com o público na palestra “Amazônia no cenário globalizado. O que é importante para os jornalistas”, na qual, ela também também destacou o papel da imprensa na cobertura do jornalismo ambiental, em especial para a COP 30.
A noite do PSJ 2024 se encerrou com o show da cantora paulista Ana Cañas, que apresentou grandes sucessos dela como “Pra você guardei o amor”, que gravou ao lado de Nando Reis; e “Respeita”. Além disso, também interpretou canções do cantor Belchior.
Veja como foram a premiação e a festa: