Credenciamento para o Círio 2024, prêmio Sebrae de Jornalismo 2024 no Pará, workshop internacional do Amazônia Vox e campanha pegando fogo em Ananindeua
Belém, terça-feira, 20 de agosto de 2024 – Mais uma semana com muitas atualizações sobre a imprensa de Belém, e nada como ter boas fontes, porque as novidades que vêm dos lados do Mundo Ananin estão ótimas.
Vanessa em Brasília – A jornalista Vanessa Fortes, depois de seis anos, deixou a Funtelpa e TV Cultura do Pará. Ela passou a integrar a equipe de comunicação do Ministério das Cidades, em Brasília-DF. Ela pede que os coleguinhas enviem a ela e-mails, contatos e instituições para que sejam inclusos no mailing do Ministério.
Elis – Elisângela Soares, que teve uma passagem bem rápida pela comunicação da Fundação Cultural do Pará, agora está na Seduc-PA.
Novo portal de notícias – O futuro jornalista e fotógrafo Riulen Ropan começou a estagiar na assessoria de comunicação da Ordem dos Advogados do Brasil no Pará e lançou o Portal Riulen Ropan, um guia para todas as notícias e atualizações mais relevantes do município de São Sebastião da Boa Vista, no Arquipélago do Marajó. Contato para denúncias, sugestões de pautas e feedback no e-mail: contato@portalriulenropan.com.br e o endereço é este https://portalriulenropan.com.br/
Credenciamento do Círio 2024 – No próximo dia 26 de agosto, segunda-feira, a Diretoria da Festa de Nazaré inicia o credenciamento da imprensa e demais profissionais que cobrirão os eventos do Círio 2024. Para este ano, a emissão das credenciais para o período de 8 a 28 de outubro – período entre a abertura do Círio e o Recírio – tem uma diferença. Antes, era tudo feito mediante e-mail, mas agora, deverão ser solicitadas por meio do cadastro em formulário disponível no site oficial da festividade: www.ciriodenazare.com.br, na aba Círio 2024, até o dia 6 de setembro. O período de entrega das credenciais será a partir de 30 de setembro, na sala da Diretoria do Círio, no Centro Social de Nazaré, na área do estacionamento da Basílica Santuário, em Belém. O credenciamento de fotógrafos, cinegrafistas e repórteres para o registro do Manto 2024 na sacristia da Basílica Santuário, no dia 10 de outubro, será de responsabilidade da Basílica Santuário, independente do credenciamento para o Círio 2024. Informações com Rosana Pinto, Ascom da Diretoria da Festa de Nazaré no 91 98165-4160.
Workshop internacional – O Amazônia Vox, em parceria com o Instituto Bem da Amazônia e a Embaixada dos Estados Unidos no Brasil realizam na terça-feira, dia 27, a partir das 8h30, no auditório da Faculdade Estácio, o workshop internacional “Amazônia, ciência e vozes locais na cobertura jornalística climática”. O evento é gratuito, mas com a inscrição obrigatória, tanto para a modalidade presencial – com vagas limitadas – e online. O cadastro pelo do link: https://forms.gle/C7NAWS6GPvY6vjLy5. O workshop terá tradução simultânea e tem a participação de Andrew Revkin, jornalista norte-americano; a pesquisadora sênior da Embrapa e cofundadora da Rede Amazônia Sustentável Joice Ferreira; a bióloga e analista de conservação da WWF Brasil, Angélica Mendes; a jornalista Jalília Messias, da TV Liberal; José Kaeté, indígena e produtor de conteúdo nas redes sociais, com mediação de Daniel Nardin, do Amazônia Vox, do Instituto Bem da Amazônia e membro da Rede Amazônidas pelo Clima – RAC. O link transmissão será enviado por e-mail aos inscritos e disponibilizado em https://www.youtube.com/@AmazoniaVox2023
Festival FALA – Entre os dias 22 a 24 de agosto, ocorre quinta edição do FALA! – Festival de comunicação, culturas e jornalismo de causas, na Unama, campus Alcindo Cacela, em Belém. As inscrições estão abertas no site da Sympla, e todas as mesas serão gravadas e disponibilizadas posteriormente no canal do YouTube do Instituto FALA! Antecedendo o calendário da Conferência das Partes (COP) de 2025, o festival traz uma proposta de debate sobre o futuro do jornalismo e seu impacto na sociedade brasileira, e abordará a importância da comunicação e da cultura na defesa dos territórios, explorando a interseção entre comunicação, arte e cultura numa perspectiva popular, utilizando linguagens artísticas. Presenças da professora universitária, Zélia Amador, ativista do Movimento Negro e fundadora do Centro de Estudos e Defesa do Negro do Pará – Cedenpa, que será homenageada; além de Erisvan Guajajara, jornalista e ativista indígena fundador do Coletivo Mídia Indígena, e Nay Jinkss, artista visual e artivista LGBTQIAPN+. O FALA! Belém começa na quinta-feira, 22, às 16h45. Na sexta-feira, 23, o festival começa com uma intervenção artística de Mulambra por Maria Flor às 10h, e segue pelo dia todo; no sábado, 24, começa com uma intervenção artística às 10h e só termina às 18h30.
Prêmio Sebrae de Jornalismo 2024 – O Sebrae Pará divulgou na segunda-feira, 19, os finalistas na etapa paraense do 11º Prêmio Sebrae de Jornalismo – PSJ. Na categoria Jornalismo em Texto: Doce, lucrativo e sustentável – Ulisses Pompeu – Correio de Carajás; Muito além do açaí: Como o chocolate produzido localmente está sendo uma alternativa à monocultura – Daniel Nardin – Amazônia Vox; e “Welcome” COP-30: a vez do barqueiro falar com o turista – Lucas Contente – Diário Online. Jornalismo em Vídeo: É do Pará: Cupuaçu, a fruta amazônica amada em todo lugar – Tainá Aires – TV Liberal; Encauchados: Empreendedorismo social que trabalha o desenvolvimento comunitário e a inovação com foco na preservação da Amazônia – Andreia Teixeira – TV Cultura do Pará; Farinha de Bragança: alimento e empreendedorismo na Amazônia – Anna Paula Mello – TV Cultura do Pará. Jornalismo em Áudio: Do pilão à fábrica de chocolate: o crédito fez diferença para Lari Ribeiro e Luciana Nascimento – portal Correio de Carajás; Empreendedorismo Periférico – Ana Tereza Brasil – Rádio Cultura FM; e O ouro do caroço que une histórias de esperança de sucesso também no mercado do biocosmético – Toni Gonçalves – Rádio 99 FM. Fotojornalismo: Belém food culture – Alessandro Falco – Estadão; Conservação ambiental e tecnologia são estratégias de comunidades indígenas empreendedoras – Marx Vasconcelos – Folha de S. Paulo; e Da venda no ônibus até o sustento de 40 famílias – Wagner Santana – O Liberal. Jornalismo Universitário: Ilustrador e empreendedor, Matheus Souza compartilha trajetória da carreira estabelecida em Belém – Lívia Ximenes – Unama. Em um ano com recorde de mais de 3 mil inscrições no Brasil todo, o PSJ, no Pará totalizou 168 trabalhos inscritos, superando em 17% o número de projetos inscritos no concurso em 2023. Os vencedores serão anunciados no dia 26 de setembro, durante a cerimônia de premiação em Belém.
Assessorias – Veja quem são os assessores de candidatos à Prefeitura de Marituba, na eleição 2024: Patrícia Alencar – MDB, candidata à reeleição, com Madson Magry, no 93 99202-9155; e Everaldo Aleixo – Podemos, com Bruno Monteiro, no 91 98457-2667
Campanha em BelHell – Nem bem bateu meia-noite de sexta-feira, 16, e os celulares de todos os brasileiros foram invadidos pela propaganda eleitoral gratuita com vistas à eleição municipal de 2024. Em Belém, chama à atenção o fato de que duas mulheres trans estão na propaganda de candidatos a prefeito e colocou em lados opostos duas grandes amigas: Leona Vingativa, que já era garota propaganda de Edmilson Rodrigues, do PT, continua na missão; e Amanda Hot Completo, que teve um impulso na carreira, justamente proporcionado por Leona, está na campanha de Igor Normando, do MDB. É o bairro do Jurunas “dando o seu nome”, como a comunidade LGTQIA + gosta de falar.
Notícias da campanha no Mundo Ananin
Campanha está remunerando bem – Parece mesmo que a campanha à Prefeitura de Ananindeua, na Região Metropolitana de Belém, está remunerando bem os coleguinhas jornalistas e atraindo, inclusive, alguns que, até dias atrás, integravam a assessoria da deputada federal Renilce Nicodemos, do MDB, e um outro que era da reportagem de um dos maiores veículos de comunicação do estado – por coincidência, administrado pela família do arqui-inimigo político de Daniel Santos, o governador Heldisssss.
Treta e puxa-saquismo – Além do puxa-saquismo desvairado na República de Ananindeua, está pipocando muita treta nos bastidores entre os que dizem ser coordenadores da equipe de campanha de Dr. Daniel. Imagens registradas pelas redes sociais mostram as movimentações de coleguinhas durante uma imensa carreata pelas ruas de Ananindeua, na manhã do último domingo, 18. A equipe de mídia do prefeito e candidato correu bastante nesse dia, vestiu e suou a camisa, além de, é claro, ganhar como brinde aquela básica insolação, geralmente, em quem dá o sangue numa campanha eleitoral. Tudo isso para garantir boas imagens do candidato à reeleição, Daniel Santos.
Batedor de carreta – Os coleguinhas cumpriram com excelência a missão de “batedor da carreata”, que tudo leva a crer, foi [im]posta por um ex-chefe de gabinete do “Prefs”, que agora tenta uma das 25 vagas na Câmara Municipal de Vereadores de Ananindeua. Quem ousasse atrapalhar o serviço da equipe, que se deslocava em uma pick-up durante a carreata, era surpreendido com um carinhoso convite: “Rasga daí”, “Sai da frente” e “Abre”. É, meus amigos, a campanha só está começando. Aguardamos, assim, os próximos capítulos contracenados pelos coleguinhas da República de Ananindeua, mais conhecidos como a noite de Paris.
Casório – Na sexta-feira, 16, se casaram José Fonteles, sócio da agência Levant, e a jornalista Cecília Lobão. Felicidades!