Projeto Ponto de Apoio em rede nacional, nova sede da Record Belém, Secom Volante na capital paraense e outras notícias mais

 Projeto Ponto de Apoio em rede nacional, nova sede da Record Belém, Secom Volante na capital paraense e outras notícias mais

Jornalista Jalília Messias, da TV Liberal, mostrou o projeto Ponto de Apoio para o Brasil, com imagens de Reginaldo Gonçalves

Belém, 12 de março de 2024 – Gente, temos muitas notícias bacanas nesta terça-feira, mas para não perder a oportunidade, temos uma denúncia no final da postagem. Vamos à toda:

Ponto de Apoio – As ações do projeto Ponto de Apoio, iniciativa voluntária do jornalista Daniel Nardin, ao lado da ajuda de ciclistas solidários, que usam bicicletas adaptadas em viagens no Parque Ambiental do Utinga, em Belém, chegaram à rede nacional, via TV Globo/ TV Liberal, em reportagem de Jalília Messias e imagens de Reginaldo Gonçalves. A iniciativa inspiradora existe há seis anos e arranca sorrisos de voluntários e passageiros a cada viagem que leva pessoas com necessidades especiais, idosos e quem tem locomoção reduzida. A reportagem foi feita pela equipe da TV Liberal e exibida no Jornal Hoje, no sábado, dia 9.

Reportagem de Jalília na telinha da Rede Globo/ TV Liberal

ComunicaBR – Na segunda-feira, 11, Belém recebeu a estreia do programa Secom Volante, que objetiva apresentar e detalhar as políticas de comunicação do Governo Federal nos estados e municípios. O evento contou a presença de autoridades do Pará e dos ministros Paulo Pimenta, da Secretaria de Comunicação da Presidência; Celso Sabino, do Turismo; e Jader Filho, de Cidades, e o destaque foi para ComunicaBR, uma plataforma online de transparência ativa sobre programas e ações do Governo Federal, lançada em dezembro de 2023. A iniciativa da Secom da Presidência da República vai passar pelas 27 capitais nos próximos meses. A apresentação do site foi feita em dois dias de evento: a primeira, no dia 11, para membros da comunicação estadual, no Palácio dos Despachos; e no segundo dia, nesta terça-feira, 12, à tarde, o evento foi aberto ao público no Centro de Convenções do Hangar.

Ministro das Comunicações Paulo Pimenta no lançamento do ComunicaBR

Secom por Todo o Pará – Aos moldes do antigo Publicom, das gestões passadas, a Secom Pará vai percorrer diversos municípios do Estado levando palestras, oficinas e conhecimento sobre comunicação pública, com o “Secom por Todo o Pará”. A programação começou no sábado, 9, e reuniu profissionais paraenses de Santarém e cidades da região do baixo Amazonas, naquela cidade na região oeste do Pará. O projeto é uma oportunidade de valorizar a comunicação regional, além de proporcionar momentos de aprendizagem, atualização das novas ferramentas de trabalho e troca de conhecimentos sobre assuntos ligados à comunicação pública. O evento abriu com a palestra “COP 30 na Amazônia: Oportunidades e Desafios”, ministrada por Brenda Rassy; Luciano Cuns, diretor de Jornalismo da Agência Pará, e Flávia Lima, diretora do Digital da Secom, participaram da palestra “Comunicação Pública na Amazônia”; a palestra “Conectando Vozes: Mídias Digitais e o Protagonismo Amazônida” foi ministrada por Hans Costa, professor da Unama; e o paraense Kenzô Machida, editor-chefe e apresentador do SBT Brasília 2ª Edição, encerrou o encontro com a palestra “O Jornalismo e o Novo Consumo de Informação”.

Participantes e palestrante do Secom pro Todo Pará em Santarém
Kenzô Machida veio de Brasília, onde mora e trabalha, para fazer uma das palestras do evento em Santarém

Pedro Paulo – O jornalista Pedro Paulo Blanco, que passou pela Secom Pará, deixou a assessoria de imprensa da deputada Cilene Couto.

Pedro Paulo Blanco deixou a comunicação da deputada Cilene Couto

Agência Pará – O fotógrafo Marcelo Lelis está de volta à Secom/ Agência Pará, onde trabalhou na gestão passada. Ainda sobre a Secom, quem deixou essa secretaria foi o jornalista Bruno Magno.

Marcelo Lelis está de volta à Secom/ Agência Pará

Rádio CBN – Na terça-feira, 5, o programa “Tarde de Notícias” começou uma nova fase com a estreia da jornalista Brenda Freitas na bancada, ao lado de Israel Pegado, na rádio CBN Amazônia Belém.

Brenda Freitas é a nova apresentadora na rádio CBN Belém

Talita – A jornalista Talita Luz completou um ano na chefia da assessoria de comunicação do Conselho Regional de Farmácia do Pará.

Talita Luz

Bom Dia Pará – Fábia Sepêda é a nova apresentadora do programa Bom Dia Pará, da TV Liberal, ao lado de Márcio Lins, substituindo Tayse Assis, que deixou a emissora.

Fábia Sepêda é a nova apresentadora do Bom Dia Pará, junto com Márcio Lins

Feira do Som – Nesta sexta-feira, dia 8, teve a reestreia do programa “Feira do Som”, na rádio Cultura FM, com a apresentação de Edgar Augusto, agora somente às sextas-feiras, de meio-dia às 14h, pelo dial 93,7, no www.portalcultura.com.br e no app Cultura Rede de Comunicação.

Edgar Augusto volto com Feira do Som, programa que já está há 50 anos no ar

Funtelpa e sindicância contra Binho – As trabalhadoras da Fundação Paraense de Radiodifusão – Funtelpa obtiveram uma grande vitória, quando a entidade oficializou no Diário Oficial do Estado de sexta-feira, 8, a comissão de sindicância que vai investigar as denúncias de assédio moral e sexual contra o ex-presidente, Hilbert Nascimento, o Binho. O Sinjor-PA contribuiu para a instalação da sindicância, já que tem cobrado providências neste caso desde o fim de janeiro. A sindicância será composta somente por jornalistas mulheres: Avelina Castro, Daniela Mendonça e Sonia Robatto. O processo investigativo será norteado pelo que prevê a Lei nº 5810. Os trabalhos têm previsão de duração de 30 dias úteis, mas poderão ser prorrogados.

Postagem do Sinjor-PA sobre a sindicância na Funtelpa

TV Record Belém – No sábado passado, 9, jornalistas da TV Record Belém conheceram a nova sede da emissora, na capital paraense, que será inaugurada no próximo dia 21 de março, quinta-feira.  A nova sede fica no bairro do Guamá, na rua dos Mundurucus, próximo ao hospital Barros Barreto. “Será uma emissora ainda maior, trazendo um formato inovador na comunicação no Pará, com estúdios modernos e colocando a informação de qualidade em primeiro lugar”, enfatizou o apresentador Felipe Nobre, no perfil dele no Instagram.

Nova sede da TV Record Belém fica localizada no bairro do Guamá
Jornalistas conheceram a nova sede da TV Record Belém

Casamentos – No dia 10 de março passado, o jornalista Luiz Antônio Pinto, da rádio Liberal, se casou com Hellen Lopes.

Luiz Antônio se casou com Hellen

E o jornalista e fotógrafo Fernando Diniz, das publicidade do Grupo Líder, se casou com a psicóloga Mariana Pereira.

Fernando Diniz se casou com Mariana Pereira

Doutorado – A jornalista paraense Carolina Klautau defende na quinta-feira, 14, a tese de doutoramento dela na Escola de Comunicação e Artes da Universidade de São Paulo, sob o tema “Narrar entre nós: protagonismo social e possibilidade de interação sociocultural de mulheres em situação de refúgio e imigrantes”.

Carolina Klautau vai defender tese de Doutorado

Cleide cinquentou – Este site tem o imenso prazer de celebrar a chegada de Cleide Pinheiro ao seu meio século de vida bem vivida. No último sábado, 9, o aniversário, que é no dia 10, foi celebrado, com muitos e muitos amigos. Cleide foi minha colega de turma no curso de Jornalismo na UFPA e, desde essa época, a nossa amizade se mantém. Vi o nascimento da Temple Comunicação e acompanho o crescimento e a consolidação dessa agência no Pará e no Brasil. Cleide passou pela RBA Belém, teve um grande crescimento como repórter na TV Liberal, mas foi na Temple que chegou ao sucesso como comunicadora. Aliás, Cleide é uma das grandes responsáveis pela união, que se mantém hoje, da “gloriosa” Turma de Jornalismo de 1995, porque tem junto com ela muitos dos nossos colegas de turma em funções dentro da agência. Temos muitas histórias para contar e isso é o que importa. Desejo tudo de bom para Cleide, que é uma amiga para todos os momentos. Um abração e quem sabe, um dia, nós consigamos fazer, enfim, a bendita “Festa da Tocha”. PS: um beijinho ao lindo Pedro.

Cleide Pinheiro, te desejo toda felicidade do mundo

Denúncia – E o portal O Estado do Pará on Line, hein? Vive se gabando que é o portal que mais cresce no Pará, segundo “fontes da cabeça deles”, só pode, mas vive atrasando os salários de quem trabalha – muito – por lá. O dia de pagamento para todos, que trabalham lá por meio de Pessoa Jurídica – PJ, é o quinto dia útil de cada mês, mas até segunda-feira, 11, nada de pagamento, e todos os meses são assim. Como desculpa, o dono do portal, Diógenes Brandão, “aplicou” que o filho dele havia bloqueado o iPhone e que Diógenes não estava conseguindo ver o saldo bancário dele e pagar os coleguinhas. Mas assim… Mas o “bafo” do dono do portal é dos maiores em um grupo de jornalistas no WhatsApp. Para completar, os estagiários que trabalham – mais ainda – nesse portal não têm o menor vínculo empregatício com aquele veículo de comunicação, numa completa e total irregularidade e nada de contrato assinado com nenhum deles. Alô, Sinjor-PA e Ministério Público do Trabalho!!!!

Diógenes mandou essa imagem aos coleguinhas para tentar justificar o atraso no pagamento deles