Filme “O Segredo dos Seus Olhos” é exibido no Cine Líbero Luxardo na segunda-feira, dia 11

 Filme “O Segredo dos Seus Olhos” é exibido no Cine Líbero Luxardo na segunda-feira, dia 11

Ricardo Darín e Soledad Villamil em cena de “O Segredo dos Seus Olhos” que ganha exibição no Cine Líbero Luxardo, na segunda-feira, dia 11

Belém, 7 de março de 2024 – O Cineclube Paraense, a partir desta segunda-feira, 11, passa a integrar o time de cineclubistas que, em parceria com o Cine Líbero Luxardo, exibe filmes e faz debates naquela sala, com o intuito de promover a formação de plateia e discutir sobre a obra exibida. A primeira atração dessa parceria é o filme argentino “O Segredo de Seus Olhos”, dentro da programação Cine Mundi – Sessões Latinas, às 19h30, com entrada gratuita.  

O objetivo das sessões do Cine Mundi, como o subtítulo informa, é mostrar, exibir e comentar sobre filmes produzidos na América Latina, com o Brasil incluso, que estão ganhando, cada vez, um importante espaço dentro do cenário do cinema mundial.

Escolha – A escolha de “O Segredo de Seus Olhos” ainda é em menção à festa do Oscar 2024, realizada no domingo, 10. Essa produção hispano-argentina ganhou o Oscar de Melhor Filme Internacional em 2010, portanto há 14 anos, e é um filme bastante celebrado pela crítica e pelo público.  

A direção de “O Segredo dos Seus Olhos” é de Juan José Campanella, com roteiro escrito por Campanella e Eduardo Sacheri, é baseado no romance “La Pregunta de Sus Ojos”, escrito por Sacheri.

O filme recebeu prêmios, tanto em Hollywood quanto na Espanha, em especial o Oscar, tornando a Argentina o primeiro país da América Latina a ganhar o prêmio duas vezes, sendo a primeira em 1985 com “A História Oficial”. Em 2016, “O Segredo dos Seus Olhos” foi considerado o número 91 pela crítica internacional como os 100 Melhores Filmes do Século XXI pela BBC, de Londres.

História – A trama mostra que Benjamin Esposito (Ricardo Darín) se aposentou recentemente do cargo de oficial de justiça de um tribunal penal e agora se dedica a escrever um livro. Benjamin usa sua experiência para contar uma história trágica, a qual foi testemunha em 1974.

Na época, o Departamento de Justiça onde trabalhava foi designado para investigar o estupro e consequente assassinato de uma bela jovem. É desta forma que Benjamin conhece Ricardo Morales (Pablo Rago), marido da moça, a quem promete ajudar a encontrar o culpado. Para tanto, ele conta com a ajuda de Pablo Sandoval (Guillermo Francella), seu grande amigo, e com Irene Menéndez Hastings (Soledad Villamil), sua chefe imediata, por quem nutre uma paixão secreta.

Plano-sequência – Além de ter ganhado muitos prêmios, “O Segredo dos Seus Olhos” ficou famoso também por apresentar um plano-sequência – tipo de cena longa na qual não há cortes no direcionamento da câmera – de oito minutos, dentro de um estádio de futebol. Para a cena ficar mais complicada ainda, ela começa em um helicóptero e “entra” no estádio acompanhando a perseguição a uma pessoa que está assistindo à uma partida de futebol.

Essas e outras curiosidades e uma reflexão sobre a obra serão discutidas e comentadas depois da exibição do filme, em um debate promovido por membros do Cineclube Paraense.

Cine Mundi – As exibições do Cine Mundi – Sessões Latinas seguem até o final do ano, uma vez ao mês, no Cine Líbero Luxardo, e já estão programados filmes como “Central do Brasil”, do Brasil; “Uma Mulher Fantástica”, do Chile; “Medianeras”, da Argentina; “Buena Vista Social Club”, de Cuba, “Maria Cheia de Graça”, da Colômbia; “A Noite do Fogo”, do México, entre outros filmes.

Serviço: Cine Mundi – Sessões Latinas exibe “O Segredo dos Seus Olhos”, segunda-feira, dia 11, às 19h30, no Cine Líbero Luxardo, do Centur, com exibição seguida de debate. Promoção do Cineclube Paraense em parceria com o Cine Líbero Luxardo. Entrada gratuita.