Mineração Rio do Norte recebe jornalistas, posse da nova diretoria do Sinjor-PA e outras novidades

 Mineração Rio do Norte recebe jornalistas, posse da nova diretoria do Sinjor-PA e outras novidades

Imprensa do Pará e do Amazonas na sede da Mineração Rio do Norte, em Porto Trombeta, em Oriximiná

Belém, 5 de dezembro de 2023 – Começamos dezembro com deve ser. Final do ano requer assuntos leves e alto astral. Então, vamos a eles.

MRN recebe jornalistas – A jornalista Fabiana Gomes foi anfitriã da visita de jornalistas do Pará e Amazonas à sede da mineradora Mineração Rio do Norte – MRN, em Porto Trombetas, município de Oriximiná, na região oeste do Pará. No apoio a Fabiana estavam os jornalistas Renato Printes, Tiago Furtado e Alberto Guerreiro. Do Pará, os convidados foram Andrey Araújo, do SBT Pará; Célia Pinho, que dispensa apresentações; Dani Filgueiras, do perfil Dani Viaja e Gilvan Capistrano, da comunicação da Prefeitura de Paragominas.

Célia Pinho e Fabiana Gomes
Dani Filgueiras, Fabiana Gomes e Tiago Furtado na MRN
Dani Filgueiras e Gilvan Capistrano
Dani e Fabiana

Posse da nova diretoria do Sinjor – O Sindicato dos Jornalistas do Pará – Sinjor-PA começa, nesta quarta-feira, dia 6, o processo de posse da nova diretoria do Sindicato, que teve como eleita a chapa 2, Sempre na Luta, com vitória expressiva sobre a chapa oponente. No dia 6, haverá a Assembleia Geral Extraordinária de Posse da Nova Gestão, às 18h30, de forma presencial, na sede da entidade, na passagem Lindolfo Collor, número 60, bairro do Marco, e de maneira remota, por meio de videoconferência. O link para participação será divulgado por e-mail para todas e todos os sindicalizados. No dia seguinte, quinta-feira, dia 7, haverá a posse em meio à confraternização da categoria, a partir das s21 horas, na casa Le Lys Maison, na rua São Francisco, número 60. A noite promete com cerveja gelada, buffet, sorteio de brindes e muita animação musical, com Sandrinha e Banda e a DJ Jack Sainha, a outra persona da jornalista Jaqueline Ferreira. Cada sindicalizada e sindicalizado adimplente tem direito a um convite individual, pessoal e intransferível, que deve ser retirado, gratuitamente, na sede do Sindicato, até esta terça-feira, 5, às 18h.

Vito Gemaque continua à frente da diretoria do Sinjor-PA

Vitória na Justiça – Ainda no tema Sinjor-PA, a entidade acaba de conquistar uma grande vitória na Ação Civil Coletiva apresentada contra a CBN Amazônia – Rádio Cidade Morena FM Limitada. O Sindicato denunciou que jornalistas contratados pela empresa realizam horas extras em desacordo com a legislação, como também trabalhavam sem a concessão dos intervalos para descanso e refeição. O Ministério Público do Trabalho – MPT se manifestou no processo requerendo a procedência da ação tendo se posicionado no sentido de que é “devido o pagamento do intervalo intrajornada suprimido de 1 hora diária nos dias em que constatada a ocorrência de horas extras”. O magistrado condenou a empresa a pagar as horas extras realizadas nos últimos 5 anos a todos os jornalistas da CBN Amazônia, bem como os intervalos de 15 minutos nos casos de jornadas diárias inferiores a 6h e de 1h para as jornadas superiores a 6 horas. E ainda a ainda condenou a empresa a conceder os intervalos para descanso e refeição, sob pena de pagamento de multa diária de R$ 200,00. Cabe recurso, mas a empresa já fica obrigada a cumpri-la, a partir de sua intimação.

Tiago – Tiago Chaves, que trabalhou na Led e Instituto Peabiru, está de volta a este último, em um novo cargo de gerente de comunicação e engajamento nessa instituição.

Tiago Chaves de volta ao Instituto Peabiru

Guto – O paraense Guto Lobato, que foi estagiário no jornal Amazônia, em Belém, trabalha e mora em São Paulo, onde atua na agência Report e é professor. Nessa condição, ele começou a trabalhar em um novo cargo como coordenador-adjunto de cursos na Universidade São Judas Tadeu.

Guto Lobato é professor na Universidade São Judas Tadeu, em São Paulo

Isa – A jornalista Isa Arnour, que mora e trabalha em Portugal, é a nova consultora da Century 21 Confiança, na cidade de Aveiro.

Isa Arnour assumiu novo trabalhou

Temple na COP 28 – De olho nos preparativos para a COP-30, que será realizada em Belém-PA em 2025, e nos debates de temas relevantes para a sustentabilidade do planeta, a agência Temple Comunicação está presente na 28ª Conferência das Nações Unidas para o Clima – COP-28), que começou em 30 de novembro e segue até 12 de dezembro, em Dubai, nos Emirados Árabes Unidos. Representada pelo seu sócio-diretor e jornalista Alan Cativo, a agência figura entre os participantes paraenses no evento, que inclui ainda autoridades e representantes de entidades de classe, de ONGs e do setor produtivo. O jornalista também está representando o Instituto Bem da Amazônia, uma spin-off da Temple, juntamente com a vice-presidente da entidade, Isabela Morbach, advogada e especialista na área de descarbonização. Os principais painéis com participação do Instituto ocorrerão no pavilhão oficial do Brasil na COP, o chamado Pavilhão Brasil, e no Pavilhão da Confederação Nacional da Indústria (CNI).

Alan Cativo está na COP28, em Dubai, representando a Temple

Paraenses da comunicação em Dubai – Além de Alan Cativo, o segmento da comunicação paraense está representado em Dubai pelo fotógrafo Thalmus Gama e da comunicação digital da Secom/Agência Pará; Mari Tupiassu, CEO do portal Belém Trânsito; Marcelo Vieira, diretor de sustentabilidade, ESG e RSC na Juntos, Approach Comunicação e Approach Network, com sedes no Rio de Janeiro e São Paulo, e ainda Ângelo Madson Tupinambá, representando o Instituto Idade Mídia Comunicação para Cidadania.

Mari Tupiassu está na COP de Dubai
Marcelo Vieira, de Dubai a Belém
Thalmus Gama acompanha a delegação do Governo do Pará em Dubai
Ângelo Tupinambá em Dubai
Ângelo Tupinambá

Foto de Osmarino Souza – Uma foto de autoria de Osmarino Souza está na capa do livro “Uda”, de Tiana de Corina, paraense radicada em Brasília há quase 20 anos. O projeto visual criado pela Idea Chaves, e o livro mistura ficção com realidade, se passa no interior do Pará, mescla nomes, lugares e personagens inventados com pessoas tangíveis e dramas reais. Vendas online no @clubedeautores.

Livro “Uda”, com foto de Osmarino Souza

Netinha do Magalha – Maria Alice, de 7 anos, primeira dos três netos do Cezar Magalhães, o Magalha, deu show em recente apresentação de dança, no Theatro da Paz. Mesmo com pouca idade, a menina foi escolhida, do grupo de crianças da Companhia Auxiliadora Monteiro Studio de Dança, para dançar com os adultos.

Maria Alice, netinha de Cezar Magalhães