Grupos O Liberal e RBA desrespeitam, de novo, direitos assegurados aos jornalistas

 Grupos O Liberal e RBA desrespeitam, de novo, direitos assegurados aos jornalistas

Grupo O Liberal parece que “chutou o pau da barraca”, depois que o apoio dele na campanha da eleição do Sinjor-PA deu tudo errado

Belém, 28 de novembro de 2023 – Última terça-feira de novembro e estamos como? Atualizando os babados da galera da imprensa de Belém para vocês. Mas a postagem começa com uma denúncia. Fiquem atentos e procurem sempre o Sindicato dos Jornalistas, caso se sintam lesados de alguma forma.

Sinjor – O Sindicato de Jornalistas no Estado do Pará – Sinjor-PA denuncia a perseguição e o desrespeito dos grupos de comunicação paraenses O Liberal e RBA/Diário do Pará aos direitos dos trabalhadores por não terem feito a homologação realizada na sede do Sindicato, como está assegurada em Convenção Coletiva de Trabalho – CCT. A homologação da rescisão do contrato de trabalho na sede do Sindicato é um direito da do jornalista conforme Convenção Coletiva com o Sindicato das Empresas de Rádio e Televisão do Estado do Pará – Sertep, previsto na Cláusula 24ª. Após 20 anos de trabalho no grupo O Liberal, a presidente da Comissão Eleitoral do Sinjor-PA, jornalista Enize Vidigal, teve negado o direito de homologação de rescisão na sede do Sindicato e só pode sacar o Fundo de Garantia por Tempo de Serviço – FGTS, após pegar, na empresa, a carteira de trabalho com baixa do contrato de trabalho, mas na sede do jornal O Liberal. A empresa protocolou a Ação de Consignação em Pagamento, o que burocratiza e dificulta o saque do dinheiro pelo trabalhador. O Sindicato também repudia a não homologação, na sede da entidade, da rescisão do jornalista Magno Fernandes, que trabalhava no DOL, pertencente ao grupo RBA/ Diário, como era vontade do jornalista, o que foi formalmente informado à empresa. Entretanto, a assinatura de rescisão ocorreu na sede do Diário do Pará, sem que o trabalhador tivesse acesso ao seu advogado. O Sinjor-PA entrará com uma ação de cumprimento contra os dois grupos, O Liberal e RBA, para que obedeçam à Convenção Coletiva assinada pelas empresas. O Sindicato já tomou medidas judiciais necessárias para que esse direito básico dos jornalistas seja respeitado.

O grupo RBA é outro que parece estar todo melindradinho com o apoio dele que deu errado na campanha à eleição do Sinjor-PA

Faepa – A jornalista Paula Catarina, depois de ter atuado na Pagrisa, começou em um novo cargo de assessora de comunicação no Sistema FAEPA/ SENAR/ FUNDEPEC/ Sindicatos.

Paula Catarina está em novo cargo

Nassif – Nassif Jordy, que trabalhou por anos na TV Cultura do Pará, está atuando como editor na TV Record Belém.

Nassif Jordy e a apresentadora da TV Record Belém, Priscila Amaral

Carajás Podcast – O grupo de comunicação Portal Carajás – O Jornal lançou na noite de quarta-feira, 22, para o público de Parauapebas e região, na região sudeste do Pará, o projeto Carajás Podcast. O grupo é coordenado pelo casal de comunicadores e empresários Adrielly Silva e Carlos Refribom.

Turma que faz parte do Carajás Podcast

Paccó e Catarina em evento da Piauí – A Transparência Internacional – Brasil anunciou, na quarta-feira, dia 22, o resultado do edital para escolha de jornalistas da região da Amazônia selecionados para participarem do Festival Piauí de Jornalismo 2023, que ocorrerá nos dias 2 e 3 de dezembro, na Cinemateca Brasileira, em São Paulo. Do Pará, os selecionados são a repórter Catarina Barbosa e o fotógrafo Raimundo Paccó, e, no total, foram cinco jornalistas da Amazônia. Todos os jornalistas receberão ingressos para participarem do festival, assim como as passagens aéreas, hospedagem e recursos para alimentação e transporte de maneira a estarem em São Paulo nas datas do evento.  O edital é uma parceria da Transparência Internacional – Brasil com a empresa aérea Azul e a revista Piauí, com apoio financeiro da Agence Française de Développement – AFD.

Catarina Barbosa
O fotógrafo Raimundo Paccó sempre tem fotos publicadas na revista Piauí

Heitor chegou – Na segunda-feira, 27, chegou Heitor, o segundo filho do fotógrafo e filmaker Márcio Nagano e da arquiteta Karina Coelho. Os dois já são pais da lindinha Naomi.

Marcio Nagano e Heitor, que chegou na segunda-feira, 27