Segunda edição da Mostra Amazônia Multitelas é nesta quinta-feira, 23, com entrada gratuita

 Segunda edição da Mostra Amazônia Multitelas é nesta quinta-feira, 23, com entrada gratuita

O longa-metragem acreano “Noites Alienígenas” é uma das atrações desta quinta-feira, 23, no Memorial dos Povos

Belém, 23 de novembro de 2023 – O Circuito Jambu Multicultural, com cinema da Amazônia, democrático, plural e acessível, apresenta a sua segunda edição, com exibição de filmes nesta quinta-feira, 23, a partir das 18 horas, na sala Vicente Salles, no Memorial dos Povos. A entrada é gratuita.

Este ano, a Mostra Amazônia Multitelas antecede a programação do Festival Jambu Live, como uma espécie de “abertura” para a programação de shows. O objetivo é valorizar os fazedores e fazedoras de cultura locais, seja na música, nas artes cênicas ou no audiovisual. A curadoria das obras foi feita pela equipe organizadora do evento e reúne filmes de gêneros e formatos distintos.

Programação – Os filmes escolhidos para a sessão especial são: “Leona”, de 2023, direção de Clara Soria e Hugo Resende, um minidocumentário sobre história da artista e youtuber trans paraense; “Ventre”, curta-metragem de 2018, de Gaia Bê, um diálogo entre uma mulher e um feto e os dilemas enfrentados na tomada de decisão sobre o próprio corpo; “Monteiro Lopes”, curta de 2022, de Bianca D’Aquino, um curta-metragem que narra a paixão entre duas meninas e remonta à criação do doce paraense Monteiro Lopes; “Mandinga”, de  2023, curta de Adrianna Oliveira e Raidol, um romance com músicas envolventes do artista Raidol; e “Noites Alienígenas”, de 2022, longa-metragem de Sérgio de Carvalho, que apresenta em um longa a vivência de três jovens do Acre frente aos problemas sociais do Brasil e a tentativa de resgatar a ancestralidade amazônida.

Cartaz do filme “Ventre”
Leona Vingativa é tema do curta “Leona”
Curta “Mandinga” fala sobre a música de Raidol
O curta “Monteiro Lopes” mostra a história do doce paraenese homônimo
“Noite Alienígenas” é um longa-metragem do Acre multipremiado

“É importante destacar que o Circuito celebra a arte e entende que a cultura paraense, ou melhor, que a cultura amazônida é ampla e possui várias vertentes. Não podemos realizar um evento apenas com música, sem abraçar também outras formas de fazer arte como as artes cênicas e o próprio audiovisual”, explica Regina Lima, coordenadora do Circuito Jambu Multicultural e docente de comunicação na Universidade Federal do Pará – UFPA.

Circuito Jambu Multicultural – O Festival Jambu Live é uma das atividades do Circuito Jambu Multicultural, projeto de extensão da UFPA. Consiste em uma série de eventos multiculturais que visam o enriquecimento local, ampliando a visibilidade do trabalho dos fazedores e fazedoras de cultura na região amazônica e possibilitando o acesso de artistas pretos, indígenas, quilombolas, LGBTI+ e pessoas com deficiência nas agendas artísticas e culturais do estado.

O Circuito Jambu Multicultural é financiado por emenda parlamentar do deputado Federal Airton Faleiro, tem apoio do Na Figueredo, Lo Slow 360, Fumbel e Prefeitura de Belém, e apoio institucional da Faculdade de Comunicação – Facom, do Instituto de Letras e Comunicação – ILC, da Fundação de Amparo e Desenvolvimento da Pesquisa e da Pró-reitora de Extensão da UFPA.

A programação completa da Mostra e do Festival Jambu Live 2023, incluindo horários e novidades podem ser acompanhadas nas redes do Festival em @jambulive

Serviço: 2ª Mostra Amazônia Multitelas – Jambu Live 2023, nesta quinta-feira, 23, a partir das 18 horas, no Memorial dos Povos, na avenida Governador José Malcher, 257, Nazaré. Entrada gratuita. Mais informações: @jambulive

Com informações da assessoria de imprensa