Fernando Sette expõe na Itália, nova premiação para Lorena Esteves e outras notícias do jornalismo em Belém

 Fernando Sette expõe na Itália, nova premiação para Lorena Esteves e outras notícias do jornalismo em Belém

Painel de identificação de foto de Fernando Sette em exposição na Itália

Eis que a terça-feira chega, assim como o julho, cheia de pautas mais lights, tranquilas e bem bacanas de serem noticiadas. E vamos a elas:

Sette – O fotógrafo Fernando Sette está participando de uma mostra de fotografias na Itália, na exposição “Amazzonie”. A primeira parte, em Bolonha, se encerrou, mas continua nos dias 21, 22 e 23 julho, em Marina de Pisa, e em setembro em Gorizia.

Fernando Sette em foto de Filipe Bispo
Cartaz da mostra que Sette está participando
Público na mostra de fotografias “Amazzonie”, em Bolonha, na Itália, da qual Fernando Sette está participando

Mais um prêmio – A tese de doutorado “Ativismo de mulheres indígenas em ambientes digitais: diálogos sobre [de]colonialidades e resistências comunicativas”, da jornalista Lorena Esteves, que trabalha na Secom-PA, foi premiada com o primeiro lugar do prêmio Intercom de Teses, da Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação, no final da semana passada. O trabalho já havia recebido menção honrosa no Prêmio Compolítica de Teses 2023, da Associação Brasileira de Pesquisadores em Comunicação e Política – Compolítica. O PPGCOM/ UFPA parabenizou a pesquisadora por mais essa conquista tão importante.

Lorena Esteve teve tese de doutorado premiada mais uma vez

Cadastro – A plataforma Amazônia Vox iniciou a fase de cadastro de fontes de conhecimento em diferentes áreas de atuação e profissionais que trabalham com comunicação e realizam atividades nos nove estados da Amazônia Legal. Com o site no ar em versão beta – www.amazoniavox.com -, em fase de testes, a expectativa é que até setembro deste ano, cerca de mil profissionais já estejam cadastrados na plataforma, que será divulgada globalmente por meio de programas e associações de mídia e de jornalistas que atuam em todo o mundo. O acesso a esses profissionais poderá ser feito por jornalistas, empresas, governos e veículos de imprensa regionais, nacionais e internacionais. Para conferir a íntegra do webinar, acesse este link.  cadastro de profissionais é gratuito e feito de forma voluntária e colaborativa. Na página inicial, basta clicar em “Faça agora seu cadastro”, escolhendo a opção “Profissional freelancer”. E então, preencher com os dados, que serão disponibilizados após avaliação pela equipe do Amazônia Vox. A orientação é que o profissional insira o Estado de atuação e o município, para facilitar a busca.  Sugestões de melhorias ou atividades que não constam na listagem inicial podem ser sugeridas, através do endereço email@amazoniavox.com

Daniel Nardin é o coordenador da plataforma Amazônia Vox

Beckman – O repórter Diego Beckman está de “casa nova” e começou no time da RBATV, a convite do gerente de jornalismo da emissora, Álvaro Borges. Diego continua ainda no portal Diário on Line, DOL.

Diego Beckman está na reportagem da RBA TV

Geovany – O jornalista paraense Geovany Dias, que mora e trabalha nos EUA, está de volta à reportagem em português, para todo Brasil, emissora Rede TV, diretamente de Nova York.

Geovany Dias agora está com reportagens em português na Rede TV

Thiago – Thiago Barros está cobrindo as férias da repórter Mayra Leal no SBT Pará.

Thiago Barros

Daleth – A jornalista Daleth Oliveira, de O Liberal e da revista Cenarium Amazônia, participou em São Paulo da 18ª edição do Congresso Internacional de Jornalismo Investigativo da Abraji – Associação Brasileira de Jornalismos Investigativo, no período de 29 de junho a 2 de julho. Daleth foi uma das palestrantes da mesa “Jornalismo investigativo local a serviço das cidades”, ao lado de Carolina Monteiro, professora da UNICAP; Fred Santana, do site Vocativo; e Pedro Nakamura, repórter do jornal Matinal, do Rio Grande do Sul.

Daleth Oliveira no Congresso da Abraji
Mesa na qual Daleth, à direita, foi palestrante no Congresso da Abraji

Ainda o Congresso da Abraji – Quem também participou da 18ª edição do Congresso Internacional de Jornalismo Investigativo da Abraji foram as jornalistas paraenses Alice Martins e Mayra Leal, esta, do SBT Pará.

Alice Martins, Mayra Leal e Daleth Oliveira no Congresso da Abraji em São Paulo – SP

Lançamento – O jornalista Anderson Araújo, que atua no portal DOL, promoveu o lançamento do segundo livro dele, “Manual Prático de Como Vestir um Pai Morto”, na última quinta-feira, 29, no Café com Arte, em Belém. Muitos coleguinhas da imprensa de Belém estiveram presentes ao lançamento.

Anderson Araújo e seu novo livro
Tarso Sarraf e Anderson Araújo
Adison Ferreira e Anderson
Andreia Rezende, Caboquisse, Anderson e Adelaide Oliveira