Fernando Sette expõe na Itália, nova premiação para Lorena Esteves e outras notícias do jornalismo em Belém
Eis que a terça-feira chega, assim como o julho, cheia de pautas mais lights, tranquilas e bem bacanas de serem noticiadas. E vamos a elas:
Sette – O fotógrafo Fernando Sette está participando de uma mostra de fotografias na Itália, na exposição “Amazzonie”. A primeira parte, em Bolonha, se encerrou, mas continua nos dias 21, 22 e 23 julho, em Marina de Pisa, e em setembro em Gorizia.
Mais um prêmio – A tese de doutorado “Ativismo de mulheres indígenas em ambientes digitais: diálogos sobre [de]colonialidades e resistências comunicativas”, da jornalista Lorena Esteves, que trabalha na Secom-PA, foi premiada com o primeiro lugar do prêmio Intercom de Teses, da Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação, no final da semana passada. O trabalho já havia recebido menção honrosa no Prêmio Compolítica de Teses 2023, da Associação Brasileira de Pesquisadores em Comunicação e Política – Compolítica. O PPGCOM/ UFPA parabenizou a pesquisadora por mais essa conquista tão importante.
Cadastro – A plataforma Amazônia Vox iniciou a fase de cadastro de fontes de conhecimento em diferentes áreas de atuação e profissionais que trabalham com comunicação e realizam atividades nos nove estados da Amazônia Legal. Com o site no ar em versão beta – www.amazoniavox.com -, em fase de testes, a expectativa é que até setembro deste ano, cerca de mil profissionais já estejam cadastrados na plataforma, que será divulgada globalmente por meio de programas e associações de mídia e de jornalistas que atuam em todo o mundo. O acesso a esses profissionais poderá ser feito por jornalistas, empresas, governos e veículos de imprensa regionais, nacionais e internacionais. Para conferir a íntegra do webinar, acesse este link. cadastro de profissionais é gratuito e feito de forma voluntária e colaborativa. Na página inicial, basta clicar em “Faça agora seu cadastro”, escolhendo a opção “Profissional freelancer”. E então, preencher com os dados, que serão disponibilizados após avaliação pela equipe do Amazônia Vox. A orientação é que o profissional insira o Estado de atuação e o município, para facilitar a busca. Sugestões de melhorias ou atividades que não constam na listagem inicial podem ser sugeridas, através do endereço email@amazoniavox.com
Beckman – O repórter Diego Beckman está de “casa nova” e começou no time da RBATV, a convite do gerente de jornalismo da emissora, Álvaro Borges. Diego continua ainda no portal Diário on Line, DOL.
Geovany – O jornalista paraense Geovany Dias, que mora e trabalha nos EUA, está de volta à reportagem em português, para todo Brasil, emissora Rede TV, diretamente de Nova York.
Thiago – Thiago Barros está cobrindo as férias da repórter Mayra Leal no SBT Pará.
Daleth – A jornalista Daleth Oliveira, de O Liberal e da revista Cenarium Amazônia, participou em São Paulo da 18ª edição do Congresso Internacional de Jornalismo Investigativo da Abraji – Associação Brasileira de Jornalismos Investigativo, no período de 29 de junho a 2 de julho. Daleth foi uma das palestrantes da mesa “Jornalismo investigativo local a serviço das cidades”, ao lado de Carolina Monteiro, professora da UNICAP; Fred Santana, do site Vocativo; e Pedro Nakamura, repórter do jornal Matinal, do Rio Grande do Sul.
Ainda o Congresso da Abraji – Quem também participou da 18ª edição do Congresso Internacional de Jornalismo Investigativo da Abraji foram as jornalistas paraenses Alice Martins e Mayra Leal, esta, do SBT Pará.
Lançamento – O jornalista Anderson Araújo, que atua no portal DOL, promoveu o lançamento do segundo livro dele, “Manual Prático de Como Vestir um Pai Morto”, na última quinta-feira, 29, no Café com Arte, em Belém. Muitos coleguinhas da imprensa de Belém estiveram presentes ao lançamento.