Futura eleição para o Sinjor-PA já começa com polêmica e outras notícias da imprensa em Belém
É eita, depois de eita, pois esta terça-feira, 4, está cheia das notícias e algumas bem polêmicas. Sem mais delongas – gostaste do “delongas”? – vamos a elas.
Polêmica na futura eleição – Está programada para o fim deste ano a eleição para a nova diretoria do Sindicato dos Jornalistas do Pará – Sinjor-PA, mas a campanha parece que já começou. No final da semana passada, no dia 30, alguns jornalistas paraenses foram surpreendidos com uma mensagem, que chegou por meio de WhatsApp e/ou e-mail, trazendo uma pesquisa do Instituto Doxa com perguntas sobre a atual gestão do Sinjor, cujo presidente é Vito Gemaque. Este site falou com Evandro Correa, do site O Antagônico, candidato derrotado na última eleição em 2021, e o questionei se ele tinha algo a ver com essa pesquisa. Ele confirmou, mas alertou que esse tipo de pesquisa é perfeitamente normal em eleições que se aproximam. “Serve como um mapeamento para eu saber se me candidato novamente ou não”, disse Evandro. Conversei também com um marqueteiro político de Belém e ele me disse que, sim, essas pesquisas são normais.
O lado do Sinjor-PA – A atual diretoria do Sinjor-PA, por sua vez, considerou que a pesquisa viola “os direitos fundamentais de liberdade e de privacidade, inclusive no meio digital, o que foi violado por meio de tal pesquisa”. O Sinjor-PA, além de publicar uma Nota de Repúdio, garante que foi acionada a Assessoria Jurídica do sindicato e que as medidas cabíveis sobre o assunto serão tomadas. Como eu disse: a campanha está na rua, mas ainda não há data para a eleição.
PS: quero deixar bem claro que sobre as eleições para o Sinjor-PA, este site se manterá neutro, como em outras eleições desse Sindicato. Se alguma chapa concorrente me mandar as propostas, eu publicarei, absolutamente como de todas que me mandarem suas plataformas de trabalho. Assim como publicarei sobre as eleições em si, quem vencer e a futura posse. Para este site, a ELEIÇÃO é a notícia.
Fernanda – A jornalista Fernanda Pacheco, que teve passagem pela comunicação da mineradora Vale, está em novo cargo. Ela assumiu a chefia regional de comunicação dos hospitais universitários do Pará e Amapá.
Vice-governadoria – A Bianca Buenaño, ex-TV Liberal e Cosanpa, assumiu a comunicação da vice-governadora do Pará, Hana Ghassan Tuma. Contatos no 91 3216-88924; 91 3202-8426 e 91 98883-1147; e no e-mail: comunicacaocosanpa@gmail.com
Sentinela – A jornalista Ana Carolina Matos acaba de lançar a Sentinela – Comunicação Estratégica, empresa dela de comunicação, com foco em redes sociais, assessoria de imprensa, clipping automatizado e marketing de conteúdo. Os perfis no Instagram são https://www.instagram.com/sentinelaco/ e https://www.instagram.com/euanacalolina/
Rodrigo – Rodrigo Reis, com passagens pela Polícia Civil do Estado do Pará, TRT 8ª Região e Emater, assumiu o cargo de assessor de comunicação do deputado federal Henderson Pinto, do MDB, com atuação nos gabinetes sediados em Belém, Santarém e Brasília-DF.
Favela Power – O jornalista Wellington Frazão, coordenador do coletivo Periferia em Foco, de Belém, vai participar do Favela Power, maior evento de Encontro de Favelas, organizado pela rede Gerando Falcões, que vai reunir mil lideranças sociais de todo o País, empresas e chefes de Executivo com o objetivo de discutir iniciativas para construir um amanhã sem pobreza. O evento começa nesta quarta-feira, 5, no auditório Simon Bolívar, no Memorial da América Latina, em São Paulo. Com Frazão, está também o ativista social Carlos Gouvêa do Igarapé, que coordena um projeto de capacitação profissionalizante das periferias.
Doutor – Enderson Oliveira, do portal Diário on Line – DOL, na sexta-feira, dia 31, concluiu o doutorado no Programa de Pós-Graduação em Sociologia e Antropologia da Universidade Federal do Pará.
Morte – O jornalista paraense, de Santarém, Palmério Dória, faleceu na sexta-feira, 31. Doria trabalhou na TV Cultura do Pará, mas foi em São Paulo que alcançou reconhecimento nacional por meio da revista Interview e dos livros que escreveu, como “A Guerrilha do Araguaia”, de 1978, e “Honoráveis Bandidos: Um Retrato do Brasil na Era Sarney”, de 2009.
Google no Pará – O presidente executivo do Google no Brasil, Fábio Coelho, esteve no Pará para uma série de visitas e eventos. Na segunda-feira, 3, ele visitou a redação do jornal O Liberal e na terça-feira, 4, do evento “Sustentabilidade com o Google – Amazônia”, no Parque Mangal das Garças.
Parceria – O podcast Carta Amazônia, produzido pelos jornalistas Adison Ferreira, Cecilia Amorim e Eraldo Paulino, fechou uma parceria com o projeto Rede Cidadã InfoAmazonia, iniciativa da plataforma InfoAmazonia que busca conectar comunicadores locais e mídias regionais da Amazônia Legal. A expectativa é a cocriar e difundir conteúdos com temas socioambientais produzidos no território amazônico. Lançada em outubro do ano passado, a Rede Cidadã InfoAmazonia teve como ponto de partida a elaboração do Mapa Vivo de Mídias da Amazônia, que traz dados de veículos de comunicação dos nove estados da Amazônia Legal.
Palestra de Sônia – A jornalista e escritora paraense Sônia Zaghetto fará uma palestra online no dia 27 de abril, às 19 horas, em promoção da Tagore Editora, sobre o relançamento em março passado o livro-ensaio “Um Quarto Só Para Si”, de Virginia Woolf, que recebeu organização e 150 notas explicativas de Sônia. Os interessados podem se inscrever pelo e-mail alo@senhorcorvo.com.br e receberão o link igualmente por e-mail. Tudo grátis.
Novo livro de Paulo Roberto – Na sexta-feira, 31, o jornalista Paulo Roberto Ferreira lançou seu novo livro, “Roubaram Meu Libertango”, pela editora Paka-Tatu. É o quinto livro de Ferreira e traz 31 crônicas que irão divertir os leitores, provocar saudades e reflexões sobre os mais variados temas e acontecimentos.