Situação caótica na RedeTV Belém, debandada na TV Liberal, ações na Justiça contra RBA e Record Belém e muito mais da imprensa

 Situação caótica na RedeTV Belém, debandada na TV Liberal, ações na Justiça contra RBA e Record Belém e muito mais da imprensa

RedeTV Belém está deixando os funcionários com atrasos de salários

Quisera eu trazer notícias mais alentadoras nesta terça-feira, 28, mas como diz o caboclo “tá feia a coisa”, e vamos de notícias.

Demissões – Em um único dia, na segunda-feira, 27, dois repórteres da TV Liberal pediram demissão daquela emissora. O primeiro foi Gustavo Pêna, repórter e apresentador do programa de esportes GE Pará, que deixou a TV depois de 11 anos. A outra é Brenda Rachit que é mais uma jornalista que troca a TV Liberal pela Secretaria de Comunicação do Pará – Secom. Só lembrando também que a TV Liberal perderá, no final deste mês de março, Fabiano Villela, que foi transferido para TV Globo Minas Gerais. Aliás, a TV Liberal está atrás de uma pessoa para substituir o Gustavo. Corre que pode ser a tua chance, mas como diria o professor Raimundo: “e o salário, ó!”

Gustavo Pena deixa a TV Liberal, depois de 11 anos trabalhando lá
Brenda Rachit é mais uma jornalista que trocou a TV Liberal pela Secom-PA

Morte de Santino – Faleceu no último domingo, dia 26, o radialista paraense Santino Soares, aos 71 anos e 53 de carreira. Ele nasceu em Juruti, no oeste paraense, e começou no rádio em Santarém. Chegou a comandar o programa “Show da Tarde”, na rádio Rural, nos anos de 1970, aos 18 anos, após um concurso para locutor. No final da década, ele se mudou para a capital Belém, onde ficou conhecido como uma das vozes mais marcantes da rádio Liberal, comandando programas como “Bom Dia Cidadão”. Além do amor pelo rádio, o radialista se formou em Sociologia pela Universidade Federal do Pará – UFPA.

Ações contra RBA e Record – O Ministério Público Federal [MPF], seção Pará, entrou na Justiça, na semana passada, com ações contra emissoras de TV que exibem programas policialescos no Pará. O MPF acusa a RBA TV e a Record Belém de violação do princípio da presunção de inocência e de outros direitos e garantias fundamentais de pessoas sob a custódia do Estado. A captura de imagens sem o consentimento das pessoas detidas e sem que tenha sido dado a elas o direito à consulta prévia com profissionais da advocacia ou da Defensoria Pública é ilegal e estimula o prejulgamento, o ódio e a violência, alerta o MPF. As ações também são contra a União, que é responsável por conceder e fiscalizar e as concessões públicas de rádio e TV, e contra o estado do Pará, acusado pelo MPF de ser leniente e de contribuir com as violações de direitos ao permitir que agentes públicos auxiliem a imprensa no cometimento dessas ilegalidades.

Sede da RBA TV no bairro do Marco em Belém-PA
Sede da TV Record Belém, que fica no bairro de Batista Campos

RedeTV Belém – Se houve um tempo ruim para quem trabalha na RedeTV Belém, da RD Produtora, de propriedade de Bruno Rodrigues, o Brunão, “O Peso da Notícia”, atualmente, está ainda pior. A gritaria pelos corredores é generalizada partindo das salas da diretoria e os pagamentos de salários dos funcionários não são regularizados desde meados de outubro de 2022, com alguns colaboradores que já chegaram a ficar até três meses sem receber. Nem mesmo o vale transporte é pago de maneira correta. Quando algum funcionário tenta questionar ou perguntar sobre os pagamentos, são ameaçados de demissão e, então, começam mais gritos e nada pode ser questionado. O corte de energia elétrica no local já é algo normal. Pelo menos uma vez no mês ou a cada dois meses, há corte de energia na TV, que fica um ou dois dias sem funcionar, mas já houve episódios em que a TV ficou até quatro dias fora do ar pela falta de pagamento da energia. Desde a última segunda feira, 20, um gerador de energia foi alugado para amenizar a situação da falta de eletricidade no prédio. A empresa segue perdendo colaboradores, como os repórteres Luiz Otávio, que agora está na RBA, e Thiago Barros, cuja saída foi noticiada aqui no site.

Bruno Rodrigues tem a concessão da RedeTV Belém

Uma notícia boa – O jornalista Daniel Nardin foi o único comunicador brasileiro selecionado no programa anual Train-the-Trainers da Solutions Journalism Network [SJN], que oferece treinamento e suporte para indivíduos e instituições que ensinam a prática do jornalismo de soluções, a fim de garantir padrões rigorosos e universais. Ao longo de cinco dias, os 20 formadores do mundo inteiro, entre eles, Nardin, passam por sessões intensivas sobre as melhores estratégias para divulgar o jornalismo de soluções, sendo que as aulas já começaram.

Daniel Nardin no detalhe

Tarso em Bruxelas – O Circuito Internacional de Arte Brasileira chega a Bruxelas, na Bélgica com a exposição coletiva “A Arte que Nos Habita”, sob curadoria de Angela Oliveira e Ana Arcioni. A mostra reúne o trabalho de diversos artistas brasileiros com o objetivo de levar a arte e a cultura regionais para o mundo. A artista visual Rose Maiorana e o fotógrafo paraense Tarso Sarraf, de O Liberal, são alguns dos nomes escolhidos para compor a exposição, no período de 6 a 13 de abril próximo.

Obras do fotógrafo Tarso Sarraf serão exposta em Bruxelas, na Bélgica

Christian – O jornalista Christian Emanoel, da TV Liberal, esteve de férias no Rio de Janeiro e aproveitou a viagem para conhecer o estúdio da TV Globo onde é apresentado o Jornal Nacional.

Christian Emanoel ao lado dos apresentadores do JN, William Bonner e Renata Vasconcelos