Conheça os vencedores do prêmio Simineral de Comunicação 2022
Os grandes vencedores do prêmio Simineral de Comunicação de 2022 foram anunciados na noite da última terça-feira, dia 21, no auditório do Senai, em Belém. Com realização do Sindicato das Indústrias Minerais do Estado do Pará – Simineral, o prêmio Simineral de Comunicação reconhece, valoriza e premia o talento de comunicadores, estudantes e produtores de conteúdos digitais em três áreas: prêmio Hamilton Pinheiro de Jornalismo, prêmio Simineral de Conteúdos para Redes Sociais e prêmio Simineral de Conteúdos Empresariais.
Foram premiadas as melhores produções e reportagens que mostraram a importância da mineração, dentro do tema “Diversidade e inclusão: os compromissos da nova mineração” e veiculadas entre 1º de janeiro de 2022 a 10 de março de 2023. A proposta do tema foi o ponto de partida para que jornalistas e creators produzissem conteúdos sobre fatos e histórias sobre o setor mineral dentro da temática diversidade e inclusão.
Toda a análise dos vencedores foi feita por um júri técnico, que consideraram os seguintes critérios na avaliação dos trabalhos: qualidade do conteúdo editorial; relevância da pauta; credibilidade das fontes; esforço de produção; aderência ao tema; estética na apresentação. Foram observados, ainda, o nível de pesquisa, fidelidade dos fatos descritos e uso adequado da linguagem na redação/apresentação das matérias.
A vice-presidente do Simineral, Ana Carolina Alves, esteve presente durante a premiação e parabenizou todos os finalistas presentes na noite.
Homenagens – A edição do prêmio também reconheceu profissionais que se dedicaram e se reinventaram em coberturas jornalísticas locais com a entrega do prêmio “Comunicador do Ano”. A repórter Jalília Messias, da TV Liberal, pela longa experiência profissional desenvolvida no telejornalismo. A celebração também realizou uma homenagem especial ao jornalista Celso Freire, in memoriam, pela sua grande contribuição ao radiojornalismo paraense.
A Premiação – O prêmio Simineral de Conteúdos para Redes Sociais destacou os melhores conteúdos produzidos para as redes por produtores de conteúdos digitais.
O prêmio Hamilton Pinheiro de Jornalismo reconheceu as melhores matérias produzidas por jornalistas e veiculadas na imprensa paraense e brasileira. As categorias premiadas são: Jornalismo Impresso, Telejornalismo, Radiojornalismo, Fotojornalismo, Jornalismo Digital – Reportagem 360º e Jornalismo do Futuro, uma categoria especial para estudantes de comunicação social, com distribuição de prêmios para os primeiros colocados entre todas as categorias.
A categoria Conteúdos Empresariais contemplou a mais criativa campanha institucional produzida por empresas para veiculação na web.
Vencedores – No Simineral de Conteúdos para Redes Sociais, a vencedora foi Norma Macedo, do perfil no Instagram @normalmenteviajando
Na categoria Empresarial, o primeiro lugar foi da Oz Minerals
No prêmio Hamilton Pinheiro de Jornalismo, na categoria Jornalismo Digital, a vencedora foi Andressa Ferreira, no portal Diário on Line – DOL.
Na categoria Telejornalismo, a vencedora foi Nara Bandeira, do SBT Pará.
Na categoria Jornalismo Impresso, a vencedora foi Thays Araújo Pontes, do jornal Correio de Carajás.
Na categoria Jornalismo do Futuro, a vencedora foi Luciana Carvalho, do jornal O Liberal.
Na categoria Fotojornalismo, o primeiro lugar é de Tarso Sarraf, do jornal O Liberal, que se tornou assim tetracampeão nessa categoria.
E na categoria Radiojornalismo, o primeiro lugar é de Iolanda Kinoshita, da rádio CBN Belém.
O prêmio Simineral de Comunicação é uma iniciativa do Simineral, com organização da agência EKO. A premiação tem o patrocínio da Oz Minerals, Vale e Hydro e conta com o apoio institucional do Instituto Brasileiro de Mineração – IBRAM.
Com informações da agência EKO