Conheça os vencedores do prêmio Simineral de Comunicação 2022

 Conheça os vencedores do prêmio Simineral de Comunicação 2022

Os vencedores do prêmio Simineral de Comunicação 2022 (foto de Nossa Rotina Photos)

Os grandes vencedores do prêmio Simineral de Comunicação de 2022 foram anunciados na noite da última terça-feira, dia 21, no auditório do Senai, em Belém. Com realização do Sindicato das Indústrias Minerais do Estado do Pará – Simineral, o prêmio Simineral de Comunicação reconhece, valoriza e premia o talento de comunicadores, estudantes e produtores de conteúdos digitais em três áreas: prêmio Hamilton Pinheiro de Jornalismo, prêmio Simineral de Conteúdos para Redes Sociais e prêmio Simineral de Conteúdos Empresariais.

Foram premiadas as melhores produções e reportagens que mostraram a importância da mineração, dentro do tema “Diversidade e inclusão: os compromissos da nova mineração” e veiculadas entre 1º de janeiro de 2022 a 10 de março de 2023. A proposta do tema foi o ponto de partida para que jornalistas e creators produzissem conteúdos sobre fatos e histórias sobre o setor mineral dentro da temática diversidade e inclusão.

Toda a análise dos vencedores foi feita por um júri técnico, que consideraram os seguintes critérios na avaliação dos trabalhos: qualidade do conteúdo editorial; relevância da pauta; credibilidade das fontes; esforço de produção; aderência ao tema; estética na apresentação. Foram observados, ainda, o nível de pesquisa, fidelidade dos fatos descritos e uso adequado da linguagem na redação/apresentação das matérias.

A vice-presidente do Simineral, Ana Carolina Alves, esteve presente durante a premiação e parabenizou todos os finalistas presentes na noite.

Homenagens – A edição do prêmio também reconheceu profissionais que se dedicaram e se reinventaram em coberturas jornalísticas locais com a entrega do prêmio “Comunicador do Ano”. A repórter Jalília Messias, da TV Liberal, pela longa experiência profissional desenvolvida no telejornalismo. A celebração também realizou uma homenagem especial ao jornalista Celso Freire, in memoriam, pela sua grande contribuição ao radiojornalismo paraense.

Jalília Messias foi homenageada em foto Carmem Helena/ O Liberal

A Premiação – O prêmio Simineral de Conteúdos para Redes Sociais destacou os melhores conteúdos produzidos para as redes por produtores de conteúdos digitais.

O prêmio Hamilton Pinheiro de Jornalismo reconheceu as melhores matérias produzidas por jornalistas e veiculadas na imprensa paraense e brasileira. As categorias premiadas são: Jornalismo Impresso, Telejornalismo, Radiojornalismo, Fotojornalismo, Jornalismo Digital – Reportagem 360º e Jornalismo do Futuro, uma categoria especial para estudantes de comunicação social, com distribuição de prêmios para os primeiros colocados entre todas as categorias.

A categoria Conteúdos Empresariais contemplou a mais criativa campanha institucional produzida por empresas para veiculação na web.

Vencedores – No Simineral de Conteúdos para Redes Sociais, a vencedora foi Norma Macedo, do perfil no Instagram @normalmenteviajando

Na categoria Empresarial, o primeiro lugar foi da Oz Minerals

No prêmio Hamilton Pinheiro de Jornalismo, na categoria Jornalismo Digital, a vencedora foi Andressa Ferreira, no portal Diário on Line – DOL.

Andressa Ferreira, Emerson Coe e Kleberson Santos, autores da reportagem vencedora do DOL

Na categoria Telejornalismo, a vencedora foi Nara Bandeira, do SBT Pará.

Nara Bandeira e a turma do SBT Pará

Na categoria Jornalismo Impresso, a vencedora foi Thays Araújo Pontes, do jornal Correio de Carajás.

Na categoria Jornalismo do Futuro, a vencedora foi Luciana Carvalho, do jornal O Liberal.

Luciana Carvalho, de vermelho, ao centro, é a Jornalista do Futuro – foto Carmem Helena/ O Liberal

Na categoria Fotojornalismo, o primeiro lugar é de Tarso Sarraf, do jornal O Liberal, que se tornou assim tetracampeão nessa categoria.

Tarso Sarraf é tetracampeão na categoria Fotojornalismo – foto Carmem Helena/ O Liberal

E na categoria Radiojornalismo, o primeiro lugar é de Iolanda Kinoshita, da rádio CBN Belém.

O prêmio Simineral de Comunicação é uma iniciativa do Simineral, com organização da agência EKO. A premiação tem o patrocínio da Oz Minerals, Vale e Hydro e conta com o apoio institucional do Instituto Brasileiro de Mineração – IBRAM.

Com informações da agência EKO