O Liberal é o único veículo da Amazônia selecionado pelo YouTube para projeto de alcance nacional

 O Liberal é o único veículo da Amazônia selecionado pelo YouTube para projeto de alcance nacional

Sede da Redação Integrada O Liberal em Belém (PA)

O grupo Liberal, do estado do Pará, foi a única organização de notícias da Amazônia selecionada para participar do programa “Jogo Limpo”, uma iniciativa do International Center For Journalists (ICFJ), em parceria com o YouTube Brasil. Em todo país, foram apenas seis projetos selecionados entre mais de 160 inscrições.

As inscrições foram abertas no final de abril e o resultado dos vencedores foi divulgado na quinta-feira, dia 23. Uma equipe composta por quatro especialistas do ICFJ revisou os projetos submetidos, avaliando critérios como inovação e criatividade, e juízes externos escolheram os vencedores.

O Jogo Limpo fornecerá até US$ 25.000,00 por projeto, além de três meses de mentoria especializada. O projeto selecionado de O Liberal irá monitorar e capturar vídeos com falas dos candidatos à presidência da República em relação à região Amazônica.

O primeiro passo será checar a veracidade do vídeo, para confirmar que não foi manipulado. Na etapa seguinte, serão acionados institutos de pesquisa nacionais, com credibilidade e relevância no tema abordado, para verificar a informação sobre a Amazônia que tenha sido abordada. Concluídas as fases de monitoramento, captação e apuração, será feita então a produção de conteúdo com a devida contextualização e classificação, se a informação é correta ou incorreta.

Veiculação – Todo o conteúdo gerado será veiculado em multiplataformas, com vídeo, áudio, fotos e texto e distribuído em diferentes canais, como o YouTube, OLiberal.com, impressos, rádio e as redes sociais do grupo Liberal.

A iniciativa de O Liberal terá acompanhamento do Projeto Comprova, liderado pela Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji), que atuará no apoio para treinamento e qualificação da equipe que atuará no período das eleições.

Condução – Os jornalistas Lázaro Magalhães, da chefia de reportagem da Redação Integrada de O Liberal, um dos idealizadores do projeto vencedor, e Carlos Fellip, editor executivo do site OLiberal.com e um dos responsáveis pela proposta selecionada, são os condutores do desenvolvimento do trabalho.

Lázaro Magalhães, da chefia de reportagem da Redação Integrada O Liberal
Carlos Fellipe é o editor executivo do site OLiberal.com

Em agosto próximo, as propostas serão apresentadas em evento a ser realizado pelo ICFJ e YouTube. Além do projeto de O Liberal, também foram selecionadas as propostas Reload Eleições (da Agência Pública), BotPonto (Núcleo), Escriba para Jornalistas (Aos Fatos), Influenciadores no TSE (Redes Sociais) e Inteligência Coletiva: Treinando Jovens para Usar Ferramentas Abertas de Investigação Jornalística (Instituto Vero).

Com informações de O Liberal