Filipe Faraon na comunicação da Polícia Federal e outras boas notícias
Semana de boas notícias, daquelas que eu amo publicar aqui no site.
Faraon – Antes tudo, tenho o prazer de anunciar que temos um jornalista conhecido na assessoria de comunicação da Polícia Federal no estado do Pará: Filipe Faraon. E posso falar “de cátedra” porque acompanhei essa verdadeira odisseia de perto. Faraon foi nosso estagiário e depois repórter na redação do Amazoninha (era o único que me dava bronca, usando um belo pão de rosas como desculpa). Depois, ele passou no concurso da Funtelpa, mas não se deu por satisfeito. Foi quando passou no concurso para agente da Polícia Federal, há quase 10 anos.
Faraon seguiu os irmãos (gatos) que também são da PF. Mas ele acabou perdendo a vaga “por umas questões paralelas”. Recorreu à Justiça e esperou. Quase dez anos depois, eis que ele volta à PF e, melhor ainda, está na assessoria de comunicação, onde, bem sei, irá honrar o cargo que foi do nosso querido Fernando Sérgio, que faleceu no ano passado. E é isso, caros, perseverar num sonho vale muito a pena. Parabéns, ‘faraônico’! Tu sabes!!
TV Liberal – Bem, a notícia que recebi é que nem estagiários querem ficar lá pela TV Liberal, informação que me chegou aos ouvidos, devido à baixa remuneração da emissora.
Na semana passada, a emissora teve duas baixas entre os estagiários: Erick Fonseca e Fernando Assunção.
O Fernando, que teve uma passagem pelo portal Roma News, está se formando em Jornalismo e foi contratado como repórter na Redação Integrada O Liberal, onde ele estagiou por 11 meses, anos atrás.
O Liberal – A Redação Integrada O Liberal deu início a uma editoria regional que terá notícias do interior do Pará, todos os dias. A edição do impresso é de Cléo Soares, com a coordenação de núcleo de Jorge Ferreira. De Castanhal, as notícias estão com Patrícia Baía; de Santarém, com Ândria Almeida; Daleth Oliveira está com as notícias de Barcarena e Ananindeua; e Tay Marquioro, diretamente de Marabá. Na edição do digital está Fabiana Batista.
Paccó – O fotógrafo Raimundo Paccó está, mais uma vez, nas páginas da conceituada revista Piauí. Desta vez, são oito páginas na edição deste mês, mostrando o Cordão da Bicharada em Cametá, em um ensaio que ele fez no carnaval passado. E ele está preparando mais duas reportagens especiais para a revista.
Gleydson – No próximo dia 9, Belém ganha mais uma coluna social e entretenimento, desta vez, assinada pelo jornalista Gleydson Souza. Com muita informação dos bastidores do mundo da música, eventos sociais e culturais, a coluna semanal “Tô On” será a novidade da revista TODA On, edição online da revista TODA, que é encartada todos os domingos no jornal Diário do Pará.
Armarinho – O Armarinho Podcast, com Adelaide Oliveira e Rita Soares, começa a segunda temporada, depois de uma breve pausa para balanço. Agora, os episódios serão ao vivo e todos podem participar com perguntas, comentários ou queixas. Toda terça-feira, às 20h15, no canal do YouTube ou ouvindo nas plataformas de áudio Spotify, Amazon e Google Play. O primeiro episódio, na terça-feira, 7, é com a ativista paraense Symmy Larrat, uma das vozes brasileiras mais potentes contra a transfobia.
Doutora – A jornalista e professora Avelina Castro defendeu – e foi aprovada – no dia 30 de maio a tese dela de doutorado em Antropologia pelo Programa de Pós-Graduação em Sociologia e Antropologia da UFPA. A tese é intitulada ‘Meninas’, ‘Cria(da)s’, ‘Casadas’: Adolescentes, “circulação” e “entrega” em Breves (Marajó).
Cecim – O fotógrafo e artista visual paraense Bruno Cecim irá participar de uma nova exposição em Milão, na Itália, chamada “Ars Tempus” com o trabalho intitulado “Ciclos”. A exposição será de 8 a 30 de junho na moderna galeria HUB/ART. A exposição integra o evento Design Week, com participação de artistas de todo o mundo como Brasil, África do Sul, Grécia, Alemanha, França, Polônia, República Tcheca, Líbano, Rússia, Itália.
Dia da Imprensa – No dia 1º de junho, uma Sessão Especial na Assembleia Legislativa do Pará (Alepa) homenageou os profissionais da imprensa pelo Dia Nacional da Imprensa. Uma das homenageadas foi a equipe do portal TN Brasil TV, coordenado pelo jornalista Taciano Cassimiro.
Quem também recebeu homenagens foram os blogueiros Eduardo Cunha (do site Pará Web News) e Inácio ‘Sangue Bom.
Agressões – Na semana passada, ocorreram mais dois casos de agressões a jornalistas no interior do estado do Pará. O Sindicato de Jornalistas no Estado do Pará (Sinjor-PA) e a Comissão em Defesa da Liberdade de Imprensa da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-PA), conjuntamente, repudiaram o constrangimento e as agressões verbais que a equipe de reportagem da emissora Vale do Xingu, filiada ao SBT em Altamira, sofreu na última quarta-feira, dia 1° de junho, na Circunscrição Regional de Trânsito (Ciretran) de Altamira. O repórter Marinaldo Barros e o repórter cinematográfico José Ribamar da Silva Júnior foram insultados pelo servidor público e ex-locutor de rádio, Dino Silva, enquanto aguardavam para gravar uma entrevista com o gerente regional do Ciretran em Altamira, Eleandro Pereira.
Outra – Também na quarta-feira, dia 1º, a agressão foi em Oriximiná, região oeste do Pará, promovida pelo prefeito da cidade, Willian Fonseca (PRTB), que agrediu o jornalista Waldiney Ferreira, da rádio Sucesso FM. O jornalista não foi a única vítima do gestor, que é delegado da Polícia Civil do Pará licenciado. Um outro cidadão, ainda não identificado, também foi alvo de Fonseca, quando ele deixou o prédio da Câmara de Vereadores. Waldiney sequer dirigiu a palavra ao prefeito. Apenas o filmava, de longe, e, ao percebê-lo, correu em direção e agrediu o jornalista.