Seis jornalistas são demitidos de O Liberal e mais notícias das redações em Belém

 Seis jornalistas são demitidos de O Liberal e mais notícias das redações em Belém

Capa do jornal O Liberal no Twitter

Falar de demissões de jornalistas não é o melhor assunto para se começar uma semana, mas notícias não tão boas também são notícias e vamos a elas.

O Liberal – Depois de ter demitido, no início da semana passada, as jornalistas Andreia Espírito Santo e Vanessa Fortes, a Redação Integrada O Libera e o jornal O Liberal demitiram ainda, na quinta-feira, dia 20, os jornalistas Clara Costa e Roberto Barbosa, o diagramador/designer Jorge Laurent e o fotojornalista Eli Pamplona. Com essas quatro últimas demissões, o jornal demitiu, na mesma semana, seis pessoas da redação.

Clara Costa e Jorge Laurent tinham mais de três décadas de redação e eram oriundos da antiga redação de O Liberal, na rua Gaspar Viana; Roberto também tinha, pelo menos, uns 12 anos de redação e Eli, que começou no Amazônia, tinha mais de dez anos de trabalho jornalístico.

Iaci – Quem deixou a Temple Comunicação foi a jornalista Iaci Gomes, depois de oito anos naquela agência. Ela agora é consultora de comunicação na agência InPress Porter Novelli

Iaci Gomes deixou a Temple Comunicação

Bruno – O fotógrafo Bruno Cruz, que começou em O Liberal, foi contratado pelo jornal Diário do Pará.

Bruno Cruz no jornal Diário do Pará

Amanajás – O fotógrafo Ricardo Amanajás, que atua no jornal Diário do Pará, está também na assessoria de comunicação da Prefeitura de Ananindeua.

Larissa – A jornalista Larissa Noguchi, ex-TV Liberal, deixou a direção de comunicação digital do Governo do Pará (Secom-PA).

CNN Brasil – O jornalista paraense Vianey Bentes, que trabalhou por anos na TV Liberal, mora e trabalha em Brasília. Foi um tempo da Globo/DF, mas se transferiu para a CNN Brasil. Aliás, a CNN Brasil, sediada em São Paulo (SP), tem ainda em seu casting os jornalistas paraenses José Brito, Walber Neves, Kenzô Machida e Carol Nogueira.

Vianey Bentes, de Belém para Brasília

Ismaelino – O colunista do jornal O Liberal, Ismaelino Pinto, vai diversificar ainda mais as informações que ele publica no jornal impresso. Em breve, ele vai estrear o podcast “Mangueirosamente”, falando sobre arte, cultura e Belém. Também estará no portal oliberal.com, na sala virtual “Língua Solta”, com encontros de “todos os graus”, sob inspiração da persona Tia Cândida, que já faz imenso sucesso na coluna do jornal “de papel”.

Ismaelino Pinto, colunista de O Liberal

Vovó – O site manda os parabéns para a mais nova vovô do jornalismo paraense: Micheline Ferreira. Ela é avó do Lorenzo, filho da filha dela, Ana Tereza.

Micheline Ferreira e o primeiro neto, Lorenzo

Ulisses – Depois de lançar o livro “Suzane – Assassina e Manipuladora” (sobre Suzane von Richthofen que matou os pais), em janeiro de 2020, e “Elize Matsunaga – A Mulher que Esquartejou o Marido”, no final do ano passado, o jornalista e escritor paraense Ulisses Campbell vai começar mais um livro investigativo, agora, sobre a ex-deputada Flor de Lis, acusada do assassinato do marido dela, pastor Anderson. E assim, ele completa a trilogia “Mulheres Assassinas”.

Ulisses Campbell e seu segundo livro “Elize Matsunaga – A Mulher que Esquartejou o Marido”

Lorenna – A jornalista paraense Lorenna Mesquita, que não é minha parente, trabalhou na antiga Gazeta Mercantil, em Belém e na Secom-PA, mora e trabalha em São Paulo. Ela lançou um canal no YouTube chamado “Srta. Lô”, com o primeiro episódio “Leite Seco”, com um mês no ar e quase 800 visualizações. Acesse aqui: https://www.youtube.com/LoMesquita

Lorenna Mesquita lançou um canal dela no YouTube

Adison – O jornalista Adison Ferreira foi aprovado no doutorado em Ciências da Comunicação, do PPGCOM da Universidade Federal do Pará (UFPA). Além disso, “Profetas da Amazônia”, o livro de estreia dele como autor de ficção, está em 29º lugar na lista dos “100 Livros mais Vendidos na Categoria Realismo Mágico”, da Amazon. Acesse https://amzn.to/3twBNab, adquira o seu exemplar e conheça mais sobre o realismo mágico produzido na região Norte.

Adison Ferreira passou no doutorado na UFPA

Livro – Foi lançado e está disponível para baixar grátis o livro “Imagens da Resistência – Dimensões Estéticas e Políticas”, organizado pelo jornalista Leandro Lage, que também é professor da UFPA. No livro estão uma série de artigos, sendo um deles “Levante e Descolonização da Amazônia, assinado pelo jornalista Guilherme Guerreiro Neto e a professora Edna Castro.

Livro organizado pelo jornalista Leandro Lage

Premiação – No dia 11 de fevereiro será realizada mais uma edição do troféu Imprensa Pará & Amapá, uma promoção da rádio Marajoara. Entre os jornalistas premiados estarão Amaury Silveira (que foi da RBA TV e jornal Diário do Pará), Joaquim Campos (RBA TV) e Wesley Costa (do DOL).

Amaury Silveira (à direita) recebendo o convite para a cerimônia de entrega do troféu Imprensa Pará & Amapá