Marx Vasconcelos, Ivan Duarte e Osmarino Souza na espera da descida da Imagem do Glória (foto de Oswaldo Forte)
O Círio deste ano prometia ser bem diferente. Novamente, as grandes procissões nas ruas de Belém precisaram ser canceladas, por motivo da pandemia da covid-19. No ano passado, nenhuma dessas procissões chegou a ser feita. Em 2021, o traslado feito feito sem paradas e terminou a peregrinação em menos de 5 horas, sendo o único que levou a Peregrina às ruas da Região Metropolitano de Belém (RMB).
Quebra de protocolo – No dia da apresentação do novo manto de Nossa Senhora de Nazaré, na quinta-feira, dia 7, os ritos protocolares do Círio começaram a ser quebrados. Por decisão da Arquidiocese de Belém e Diretoria da Festa de Nazaré (DFN), antes de o manto ser apresentado dentro da Basílica Santuário, ele foi mostrado aos fiéis que assistiam à celebração na praça Santuário. Foi uma surpresa recebida com muito carinho pelo povo.
Imagem Original – Mas a surpresa maior aconteceu no sábado, dia 9, por volta de meio dia, quando foi feita a tradicional descida da Imagem Original de Nazaré do Glória (ponto mais alto do altar) da Basílica. Como sempre é feito, a Imagem é retirada do Glória e entregue ao arcebispo, que este ano, foi D. Antônio. O religioso dá a bênção aos fiéis e coloca a Imagem no altar, onde ela fica por 15 dias.
Este ano, a Imagem passou por todo o tradicional processo, mas foi levada pelo diretor da Festa de Nazaré, Albano Martins Jr., para a frente a Basílica, onde centenas de pessoas estavam. Tanto a imprensa, quanto o público, tiveram um momento de incredulidade, seguido do mais puro arrebatamento ao perceberam esse momento histórico.
Raridade – A Imagem Original de Nazaré, que foi encontrada pelo caboclo Plácido, raramente sai do altar da Basílica. As últimas vezes em que ela deixou a igreja foram em 1953, durante o 6º Congresso Eucarístico Nacional – Luz e Vida, e na visita do papa João Paulo II, em 1980. Em 1992, durante o Círio 2000, a Original foi levada para frente da Basílica para ficar mais perto dos devotos. E lá se ia quase 30 anos.
Com tão raras saídas, o momento da Original neste sábado, 9, foi mais que especial e emocionante. Coleguinhas da imprensa estavam presentes e, literalmente, saíram todos correndo atrás da Santinha. Veja quem esteve por lá.
3 Comments
[…] Na postagem anterior, mostramos que o Círio 2021 foi diferente. Leia aqui: Imprensa no Círio 2021: descida da Imagem Original do Glória […]
Junto com Wagner Almeida
Na selfie com Osamrino Souza e na foto com Wagner Almeida. Fico grato por estar aqui. Abraços!!
Comments are closed.