Imprensa no Círio 2021: traslado para Ananindeua e Marituba e a chegada da Esquadrilha da Fumaça
Foi bem diferente. Mas não foi mais diferente que no ano passado, quando, por conta da pandemia de covid-19, a procissão do traslado da Imagem Peregrina de Nossa Senhora de Nazaré, para Ananindeua e Marituba, nem foi realizada. À tarde, chegaram os aviões da Esquadrilha da Fumaça que farão dois voos em homenagem à Nossa Senhora de Nazaré.
Traslado – O “traslado”, em tempos “normais”, marca o início da temporada de procissões do Círio de Nossa Senhora de Nazaré, abrindo assim, oficialmente, a grande festa dos paraenses.
Este ano, por estarmos ainda em meio à pandemia, o “traslado” será a única procissão em que a imagem de Senhora de Nazaré vai sair às ruas da Região Metropolitana de Belém (RMB) e ficar mais perto dos fiéis. Normalmente, essa procissão começa de manhã cedo e só termina à noite, na igreja matriz de Nossa Senhora das Graças, em Ananindeua.
A procissão desta sexta-feira, 8, começou às 7 horas, com saída da Basílica de Nazaré, e percorreu o trajeto Belém, Ananindeua e Marituba, pelas principais vias dessas cidades, mas sem parar para as tradicionais homenagens. Sem paradas, ao meio dia, depois de 60 quilômetros percorridos, a Imagem Peregrina já estava de volta à Basílica Santuário de Nazaré.
E a imprensa local acompanhou tudo. Veja como foi:
Esquadrilha da Fumaça – No início da tarde desta sexta-feira, 8, as oito aeronaves A-29 Super Tucano do Esquadrão de Demonstração Aérea (EDA), mais conhecido como Esquadrilha da Fumaça, pousaram em solo paraense e foram recebidas com as bênçãos da Imagem Peregrina de Nossa Senhora de Nazaré. O evento ocorreu no Complexo Ala 9 / Base Aérea de Belém.
A programação oficial da Fumaça no Círio 2021 terá início no sábado, 9, a partir das 16h. As aeronaves sairão da Base Aérea de Belém e farão sobrevoos pela cidade, tendo como ponto principal a Basílica Santuário de Nossa Senhora de Nazaré. O destaque será para uma mensagem especial que a Esquadrilha escreverá sobre a igreja e que poderá ser vista de vários pontos da capital.
No domingo, 10, a partir das 7h30, estão programadas outras passagens das aeronaves em alguns pontos como a Igreja da Sé, o Complexo do Ver-o-Peso e a Estação das Docas, entre outros. Os horários das passagens da Esquadrilha da Fumaça foram escolhidos para marcar o início da Trasladação e do Círio que, como no ano de 2020, novamente não acontecerão devido à pandemia.
A imprensa esteve na coletiva de imprensa que recepcionou as aeronaves. Veja quem estava por lá:
2 Comments
Dedé, na foto com Lua Araújo em destaque, foi esquecido de mencionar o nome de J. R. Avelar, da Rádio Clube do Pará e RBATV (é o homem de boné, óculos escuros e barba branca).
Beleza! Obrigada pela informação!!
Comments are closed.