Lançamento de livro póstumo de Ronald Junqueiro e outras boas notícias

 Lançamento de livro póstumo de Ronald Junqueiro e outras boas notícias

Front page do site que reúne o trabalho do jornalista Ronald Junqueiro, falecido há 2 anos

Este site é, preferencialmente, de divulgação de notícias boas, apesar de algumas mudanças de rumo. Então, vamos a elas.

Novo livro – O romance “#SeTokyo”, do jornalista paraense Ronald Junqueiro, falecido em fevereiro de 2019, vai ser lançado nesta sexta-feira, 24, quando ele faria aniversário de nascimento, por meio de publicações em mídia impressa e em plataformas sociais. Ele deixou a obra pronta para ser impressa e foi produzido pela editora paraense Paka-Tatu.

O website https://ronaldjunqueiro.com.br criado para abrigar a criação intelectual e artística de Ronald e será lançado também no dia em 24 de setembro. Ele é também o autor de “Berlinda – Asas do Fim do Mundo”, lançado em 2013.

Convite de lançamento do livro póstumo de Ronald Junqueiro

Bebê – O site dá as boas-vindas para a Alana, primeira filha da jornalista Camille Nascimento e de Alan Pinheiro. O site deseja muitas, muitas felicidades à família e muita saúde à Alana.

Alana dorme o sono dos “justinhos”

Paula Sampaio – Imagens coletadas pela fotógrafa Paula Sampaio durante 30 anos estão sendo recuperadas com recursos da Lei Aldir Blanc. O projeto “Rotas Amazônicas: Salvaguarda de um acervo de imagens-histórias”, empreendeu a recuperação museológica e a digitalização da parte mais deteriorada do acervo referente a primeira década de documentação fotográfica de Paula – 208 negativos fotográficos 35mm e cerca de 100 slides -, já organizados e identificados; bem como efetivou o recondicionamento de aproximadamente 800 negativos fotográficos ainda em bom estado e a limpeza e arquivamento de 356 cópias fotográficas (gelatina e prata). Paula trabalhou por muitos anos no jornal O Liberal e na Secult-PA, e hoje é responsável pelo Núcleo de Fotografia do Centro de Cultura e Turismo Sesc Ver-o-Peso.

Para garantir a acessibilidade e o compartilhamento dessa experiência de preservação, o projeto também disponibiliza gratuitamente um e-book (com faixa de audiodescrição), contendo o processo de trabalho e proposta de atividade de arte educação. O livro online pode ser acessado no site da fotógrafa www.paulasampaio.com.br

Trabalhos de Paula Sampaio que estão sendo digitalizados

Documentário – De Santarém para o mundo o documentário “O que é o Sairé” foi lançado na noite de quarta-feira, dia 1 de setembro, em uma das salas do circuito Cinesystem, e em uma mostra presencial em Santarém e também virtual, por meio do canal do YouTube. O documentário é um trabalho do jornalista Fábio Barbosa com o intuito de mostrar a tradição cultural vivida há mais de 300 anos, no oeste do Pará. 

O jornalista explica que a intenção é de divulgar para a comunidade e para o mundo que o Sairé não se limita a festa folclórica de disputa de botos, em Alter do Chão. Sairé se trata de uma tradição cultural miscigenada e que nasceu não apenas em Santarém, mas sim por cidades do oeste do Pará. O filme, de 22 minutos, pode ser conferido neste link: https://www.youtube.com/watch?v=Y4kle1X-jLs

Cena do documentário “O que é Sairé?”, dirigido pelo jornalista Fábio Barbosa