Tarso Sarraf ganha medalha de ouro em concurso nacional de fotografia

 Tarso Sarraf ganha medalha de ouro em concurso nacional de fotografia

Agentes de saúde, que são indígenas, fazem teste rápido de Covid-19 no cacique, em baixo Tapajós em Santarém (PA). Foto de Tarso Sarraf

Foi divulgado nesta terça-feira, 17, o resultado do Grande Prêmio Fotografe 2021, da revista Fotografe Melhor. O grande vencedor, medalha de ouro, na categoria Documental, foi o fotojornalista paraense Tarso Sarraf.

“Passei um ano cobrindo Covid-19, andando pelo interior do Pará, mostrando a realidade onde vivem, vários locais, áreas indígenas e ribeirinhos, mostrando ao mundo as dificuldades que agentes de saúde enfrentam para ter acesso ao povo do Pará”, descreveu Tarso.

Resultado da premiação na revista Fotografe Melhor

Carreira – Tarso Sarraf começou a fotografar em 1991 e já percorreu vários cantos do Brasil. Cobriu as Olimpíadas Rio 2016 e a Copa do Mundo de Futebol de 2018, na Rússia. Dos 27 anos de profissão dele, 20 foram dedicados ao fotojornalismo. Tem sete (7) prêmios no jornalismo. Já passou pelos grandes jornais da capital paraense e colabora periodicamente com AFP.com (Agence France-Presse). Atualmente, é coordenador de audiovisual grupo O Liberal.

Premiação – Os primeiros, segundos e terceiros colocados em todas as 10 subcategorias – com a Documental, na qual Tarso foi o vencedor – ganharão medalhas de ouro, prata e bronze. Todos os 30 trabalhos ganhadores farão parte de uma exposição, programada para ocorrer na Escola Pan-americana de Artes, em São Paulo (SP), a partir do dia 10 de setembro de 2021.

Os dois ganhadores do Grande Prêmio Fotografe 2021 receberão um troféu especialmente concebido pelo escultor paulista Fabio Souza.

Por conta de restrições sanitárias, não haverá cerimônia de premiação, ficando restrita a abertura da exposição aos premiados ou representantes e à equipe organizadora.

Concorrência – O Grande Prêmio Fotografe 2021 recebeu um total de 787 inscrições, sendo 235 na categoria Ensaio e 552 na categoria Imagem Destacada. Desses, 82 Ensaios e 257 Imagens Destacadas foram pré-selecionados e publicados no site de Fotografe ao longo do período de inscrições.

A Comissão Julgadora do concurso foi formada por Élcio Ohnuma, Érico Elias, Érico Hiller, Ivana Debértolis, Juan Esteves, Mônica Maia e Sérgio Branco.