TV Periferia em Foco leva a voz das redondezas de Belém para o Brasil e mundo

 TV Periferia em Foco leva a voz das redondezas de Belém para o Brasil e mundo

No Pará, a TV Periferia em Foco está sob a coordenação do jornalista Wellington Frazão (à esquerda)

A 99, empresa de tecnologia ligada à mobilidade urbana e conveniência, e o grupo Estado (do jornal O Estado de S. Paulo)se uniram a coletivos de periferia, em nível nacional, para criar o Expresso na Perifa, um hub de conteúdo multimídia focado no jornalismo de serviço, no combate às fakes news e abordando temas como empreendedorismo, diversidade, cultura, emprego, segurança, gastronomia, esporte, sempre com o olhar de quem vive e mora nas comunidades e bairros fora do centro expandidos das cidades.

Na Perifa é um programa do grupo Estado, de São Paulo

A iniciativa tem parcerias nos estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais e em no Pará.

O projeto tem início em 29 de junho, com o lançamento do site www.expressonaperifa.com.br atualizado diariamente, e conta ainda com uma edição impressa mensal distribuída gratuitamente em São Paulo, além de vídeo-reportagens e um podcast semanal.

No estado do Pará – O conteúdo é produzido por comunicadores que integram os coletivos parceiros Embarque no Direito (São Paulo), Favela em Pauta e Perifa Connection (Rio de Janeiro), Lá da Favelinha (Minas Gerais) e TV Periferia em Foco (em Belém, capital paraense), além do jornalista premiado Juca Guimarães e de colunistas convidados.

O jornalista Wellington Frazão (à esquerda) está à frente do projeto Periferia em Foco

No Pará, a TV Periferia em Foco está sob a coordenação do jornalista Wellington Frazão, diretor da WebTV Periferia em Foco, técnico de Comunicação em Rádio & Televisão e Ativista da Comunicação Popular.

“O Coletivo de Comunicação Popular Periferia em Foco é um projeto de mídia alternativa que foi pensado como uma forma de mostrar a periferia da Região Metropolitana de Belém sem estereótipos negativos ou marginalizada. O projeto nasceu por conta de uma insatisfação de ver o Bairro da Cabanagem, retratado somente como um local de pobreza, crimes e mazelas sociais”, explica Wellington.

Bairro da Cabanagem – Diante dessa visão negativa que se tem sobre as periferias, a página Periferia em Foco, que tem como base o bairro da Cabanagem, surge com o objetivo de mostrar o lado bom dessas áreas.

“Mostramos as histórias de jovens que alcançaram a universidade ou um curso técnico, contamos a história dos heróis da periferia. As principais reportagens são as de valorização do território com a divulgação das potencialidades”, reforça Wellington Frazão, de 33 anos, coordenador do Periferia em Foco.

O jornalista atuar como colaborador do Expresso na Perifa vislumbra uma oportunidade de ampliar e ecoar a realidade da periferia amazônica. “No Brasil e no mundo afora”, complementa.

A parceria leva os conteúdos do Expresso na Perifa para além das comunidades, fazendo com que as discussões sociais levantadas pelos moradores dessas regiões sejam ouvidas e divulgadas em larga escala.

Para editar o projeto, foi convidada a jornalista Helaine Martins, especialista em conteúdo com impacto social e que, desde 2005, estava à frente da plataforma Entreviste um Negro, mas a jornalista faleceu no mês passado.

Para substituí-la, o escolhido foi Lucas Veloso, jornalista experiente, com passagem pela Agência Mural e atualmente videorepórter na TV Cultura, em São Paulo. Lucas começa no projeto nesta segunda-feira, 2.

A jornalista e editora Helaine Martins faleceu no mês passado

Favelas – Segundo a pesquisa “Economia das Favelas – Renda e Consumo nas Favelas Brasileiras” (desenvolvida por Data Favela, Locomotiva e Comunidade Door), o Brasil tem 13,6 milhões de pessoas morando em favelas.

O dado retrata uma realidade dos brasileiros que vivem diariamente longe dos arranha-céus e das largas avenidas, mesmo nas grandes cidades do país.

A seguinte reportagem está no ar no momento: https://expresso.estadao.com.br/naperifa/arte-visual-beatriz-paiva-da-voz-a-todo-um-povo-e-a-mulheres/

Serviço: O contato com o coletivo é pelo e-mail: periferia.foco@gmail.com ou pelo (91) 98317-9668

1 Comment

  • Bela matéria sobre o TV Periferia em Foco. Que o projeto voe alto pelas mãos de pessoas talentosas que vive e habita as áreas periférica de Belém.

Comments are closed.