Ranking SimilarWeb em junho revela que portal DOL perdeu liderança entre mais acessados

 Ranking SimilarWeb em junho revela que portal DOL perdeu liderança entre mais acessados

O site do jornalista paraense Carlos Mendes, Ver-o-Fato, o mesmo que sofreu um ataque maciço de hackers e ficou fora do ar por muitas horas, depois que mostrou denúncia contra o governador do Pará, Helder Barbalho (MDB), mostra que aferição do Ranking SimilarWeb, no mês de junho, traz a perda de liderança do portal Diário on Line (DOL) entre os mais acessados no estado do Pará.

DOL caiu para a terceira posição, atrás de oliberal.com (em primeiro) e Roma News (em segundo). O Ver-o-Fato permanece na quarta colocação no ranking geral do Pará e, também, na quarta colocação quando levamos em conta somente a Região Metropolitana de Belém.

“Eis aí um parâmetro qualitativo do qual não há como fugir, e vez ou outra, um gigante acaba sendo punido severamente, como notadamente ocorreu com o DOL em seu domínio antigo, o qual tiveram que mudar às pressas para reduzir danos, mas o estrago já foi feito, refletindo no ranking do mês de junho, onde perdeu a liderança e foi ultrapassado por O Liberal e Roma News”, enfatiza a reportagem do Ver-o-Fato.

O DOL acabou punido ao praticar o chamado anti-jornalismo, com reportagens copiadas e também pelo abuso do “clickbait”, que é uma tática usada na Internet para gerar tráfego online por meio conteúdos enganosos ou sensacionalistas. Também chamado de “caça-clique”, esse termo refere-se também à quebra de expectativa por parte do usuário que foi “fisgado” por essa isca de cliques.

Ranking – “O ranking extraído do SimilarWeb mostra-se como uma ferramenta objetiva para situar os anunciantes, públicos e privados, em como realizar o investimento em publicidade com real impacto no público leitor. Essa atratividade pode ser a nível municipal e arredores, macro regional, estadual ou mesmo nacional. Na Tabela de Classificação, pode-se filtrar os resultados para mostrar os resultados em uma região mais localizada do estado do Pará”, esclarece o texto.

A liderança do grupo Liberal deve-se a uma notável mudança no site do grupo, com novidades como o LiberalAmazon, de reportagens especiais sobre a Amazônia, que são feitas com versão em inglês. O grupo surpreende com audiência e também com conteúdo ao trazer entrevistas com o vice-presidente General Mourão e com o ex-presidente Lula (PT), que foram decisivas para furar a “bolha nacional”, inclusive, pautando a imprensa em nível de Brasil.

A SimilarWeb funciona em um site, acessível em www.similarweb.com, ou seja, não é preciso instalar qualquer programa no computador.

Veja como ficou o ranking com os dez primeiros colocados em junho de 2021:

Fonte: Ranking SimilarWeb

Com informações do site Ver-o-Fato