Exposições mostram problema social no Maranhão e a Amazônia, Tutu deixa rádio Liberal + e um musical sobre Fafá de Belém
O Maranhão ocupa o topo do ranking de mortes de campo, ao lado de estados como o Pará, Rondônia e Mato Grosso, e Ana Mendes mostra esse problema em uma exposição de fotografias em Belém
Belém, 20 de janeiro de 2026 – E viva São Sebastião! Aqui no January´s River é feriado, mas a chuva colocou todo mundo “de molho”, porque aqui, quando chove, é chuva que não acaba mais. E hoje, a redação está light que só vendo.
Mudanças nas redações
Tutu saiu da Liberal + – E Tutu, hein, gente? Tanto fez, tanto aprontou que acaba de “pedir para sair” de mais uma emissora, desta vez, da rádio Liberal+, onde trabalhou até a última sexta-feira, 16. Com essa saída, Tutu já colecionou passagens na rádio do tio dele, Wlad, no portal Roma News e na RBA TV. Mande notícias, Tutu! Se bem que, pelo andar das postagens nas redes sociais, Tutu vai se bandear para os lados de uma conhecida deputada federal paraense, já de olho na campanha que se aproxima.


Diogo – O repórter Diogo Puget deixou a TV Norte/ SBT Pará, mas ainda não divulgou o novo projeto que irá começar.


Bianca – Bianca Leão deixou a Secom Pará, onde atuou na comunicação do escritório da COP30.

Álvaro de volta à RBA TV – Quem também deixou a Secom Pará foi Álvaro Borges, e voltou ao antigo cargo de diretor de jornalismo da RBA TV, que é dele há bastante tempo. E o “diretor-de-jornalismo-duende” tapa-buraco – que demitiu três jornalistas daquela redação, em apenas seis meses –, voltou à única coisa que se diz saber que ele faz, que é jornalismo de esporte?

Tarcya – Tarcya Amorim começou em um novo cargo de coordenadora de comunicação na Secretaria de Estado de Assistência Social, Trabalho, Emprego e Renda – Seaster.

Outras notícias
Maria Antônia chegou – Na quinta-feira, 15, nasceu Maria Antônia, primeira filha do casal, a jornalista Laiana Damasceno, e o filmmaker, Emerson Cardoso. Felicidades!


Casamento – A repórter da TV Liberal, Juliana Álvarez, se casou com Nicksson Melo, editor e repórter do G1 Pará, no sábado, dia 17. Parabéns!



Amazônia no Rio de Janeiro – A região amazônica está em cartaz no Museu do Amanhã, no Rio de Janeiro, com a exposição “Presenças na Amazônia: um diário visual de Bob Wolfenson”, realizada pela mineradora Vale. A mostra reúne imagens registradas durante a websérie “Amazônia: Juntos Fazemos a Diferença”, produzida naquela região, onde a Vale atua há mais de 40 anos. Além de Wolfenson, a coleta de imagens contou com a cantora paraense Gaby Amarantos. A exposição fica aberta até 10 de fevereiro.


Exposição de Ana Mendes – A exposição da fotojornalista Ana Mendes, fomentada pelo prêmio Funarte Marc Ferrez, foi aberta no sábado, 17, na sede da Associação Fotoativa, no Largo das Mercês, e segue até 20 de fevereiro. São 24 imagens em p&b de mulheres ameaçadas de morte no Maranhão, em luta por seus territórios. Ana Mendes está entre os grandes talentos da fotografia documental brasileira recente, e seus trabalhos integram o acervo da Biblioteca Nacional da França e já estiveram na capa do jornal Washington Post. Ela atua como fotógrafa e videomaker para a mídia independente e principais organizações indígenas e indigenistas do país. A exposição “Quem é pra ser já nasce”, que tem curadoria da fotógrafa Nay Jinknss, é um recorte da pesquisa de doutorado que a fotojornalista desenvolve no Programa de Pós-Graduação em Artes da UFPA.

Fotos da semana







NOTA DA REDAÇÃO
Este espaço continua sempre aberto para manifestação de quem quiser informar sua posição sobre os assuntos relatados nesta postagem. Acha que precisa de um Direito de Resposta? É só mandar.