Imprensa na cobertura da Marujada em Bragança, homenagem a Manuel Dutra e outras notícias mais
Oswaldo Forte, Uchôa Silva e Murilo Bitar, breados e felizes na cobertura da Marujada 2025 – foto de Marx Vasconcelos
Belém, 30 de dezembro de 2025 – No penúltimo dia de 2025, a derradeira postagem do ano. E estamos “de bouas” por cá, na redação, e desejando só o de muito para todos nós para 2026, ano de eleição geral e de muito trabalho para todos. Felicidades aos coleguinhas e um belíssimo novo ano, com trabalho e sucesso. Mais uma vez, obrigada a todos que me ajudam a fazer este site.
“Sou de São Benedito, ô, ô…”
Marujada – Entre os dias 24 e 25 de dezembro, a cidade de Bragança, na região nordeste do Pará, viveu mais uma tradicional festividade da Marujada, em celebração a São Benedito, que é realizada há mais de 200 anos. A festa, pela tradição e importância, sempre atrai vários repórteres e fotojornalistas para a cobertura do evento.








Outras notícias
Klinger – O jornalista Gerlando Klinger encerrou, na sexta-feira, 26, um ciclo de quase dois anos na agência Brado Comunicação no atendimento ao Grupo Equatorial – Equatorial Pará, classificado por ele como mais do que um desafio profissional, mas uma jornada de imersão, aprendizado e construção mútua.

Artigo publicado – Os jornalistas, professores e pesquisadores Rodolfo Marques, Mário Camarão, Thiago Barros e Ivana Oliveira, da Universidade da Amazônia – Unama, lançaram artigo científico com os resultados de uma pesquisa voltada ao debate decolonial e às epistemologias dos povos originários do Pará, chamado “Reexistência e Narrativas Decoloniais: Epistemologias Indígenas no Pará e Resistência”, e publicado na revista Esferas. O tema propõe uma reflexão crítica sobre a centralidade da escuta ativa das vozes indígenas como princípio ético e político para a pesquisa e para a comunicação, defendendo abordagens baseadas no diálogo, no reconhecimento e na valorização dos povos da Amazônia. O artigo está disponível em: portalrevistas.ucb.br/esf/article 15900

Casamento – Depois de 17 anos de união estável e com dois filhos, os gêmeos Rafael e Vitória, o jornalista e radialista Eduardo Marques e Júlio Aguiar se casaram no civil na quinta-feira, dia 18. A cerimônia foi restrita à família e alguns amigos próximos. Parabéns e felicidades!!


Homenagem – As cinzas do jornalista e professor universitário Manuel Dutra foram lançadas no encontro das águas dos rios Tapajós e Amazonas, em frente a Santarém, na região oeste do Pará, na manhã de segunda-feira, dia 22. A solenidade, realizada a bordo de uma embarcação, reuniu grupo de familiares e amigos mais próximos, para homenagear o santareno que faleceu há sete meses em Belém. A escolha do local da despedida final foi motivada por desejo expresso por Dutra à sua esposa, a desembargadora federal Zuíla Dutra.

Fotos da semana






NOTA DA REDAÇÃO
Este espaço segue aberto para manifestação de quem quiser informar sua posição sobre os assuntos relatados nesta postagem. Quer um Direito de Resposta? É só mandar.