Lázaro Magalhães deixa a Redação Integrada O Liberal, livro sobre a Guarda de Nazaré e muitas confras da imprensa
O lançamento de “Guarda de Nazaré – Livro Comemorativo” foi cercado de muita emoção – foto de Fernando Sette
Belém, 23 de dezembro de 2025 – Coleguinhas, antes de TUDO, um feliz e abençoado Natal para todos, inclusive pra mim, que ainda sou “filha de Deus”. E, antecipadamente, sou muitíssimo grata a todos os que me ajudam a escrever as postagens deste site, com suas novidades de primeira linha e suas fotos maravilhosas. Que Papai Noel seja generoso com todos.
Grupo Liberal continua “em chamas”
Lázaro Magalhães deixa O Liberal – Nos últimos anos, se tem uma cadeira que não esquenta na imprensa de Belém é a de diretor de conteúdo da Redação Integrada O Liberal. Depois de Daniel Nardin e Felipe Melo, mais um jornalista que ocupava aquele cargo pediu demissão. Dessa vez, foi Lázaro Magalhães, que não ficou nem um ano na missão de tentar segurar os humores do atual único ‘big boss’ do jornal, Ronaldo Maiorana. Ronaldo é o caçula da família e, muito provavelmente, a cada desmando acalorado que promove, deve deixar o pai, que construiu o império, revirando no túmulo. Repetindo: Ronaldo é o caçula, mas conseguiu desmembrar toda a família. Depois de ‘se livrar’ do irmão mais velho, Rominho, há oito anos; das três irmãs, Rosângela, Ângela e Roberta, afastadas do grupo por ele, há cerca de um ano, o caçula se volta contra a irmã restante, Rose, que já teve o nome retirado do expediente dos dois jornais da Casa. Agora, pensemos, se Ronaldo faz esse tipo de coisa com os irmãos, pense no que não faria com funcionários. Quase um mês atrás, ele teve um ataque de fúria com Lázaro, que entregou carta de demissão, no dia seguinte. Ao ser comunicado da carta pelo RH, Ronaldo mandou Lázaro entrar de férias. E ainda assim, Lázaro não voltará ao jornal, que deixa pela segunda vez. Enquanto isso, Lílian Leitão assumiu o jornal O Liberal, junto com Carlos Gondim.

Demissões não confirmadas – O problema lá pelos lados do Bosque parece ser ainda mais complicado. Mary Tupiassu, diretora de redes do grupo, com menos de seis meses no cargo, teria entregado carta de demissão também, mas que ainda está “em suspenso”. E Meg Martins teria sido “convidada gentilmente a se retirar”, e isso por obra e graça do mais novo integrante do marketing do jornal, mas nada confirmado. O comentário é que Meg “não merecias” essa rasteira.
Mudanças nas redações
Barros – O jornalista Pallmer Barros assumiu o cargo de assessor de comunicação na Associação de Saúde, Esporte, Lazer e Cultura – ASELC, que administra hospitais no Pará e gerencia processos seletivos para UPAs.

Mikaella – Mikaella Moraes, que trabalhou na Pagrisa, começou em um novo cargo como supervisora de comunicação e marketing na empresa Jetz Internet.

Victor – Victor Furtado deixou o cargo na assessoria de comunicação o Instituto Tecnológico Vale – ITV.

Godinho na bronca – Quem não está nada contente com a Prefeitura de Belém é André Godinho que, na época da COP30, passou a ser reconhecido como o futuro titular da Secom-Belém, inclusive junto aos secretários da Prefs. Mas, o prefeito parece ter voltado atrás e Ariela Motizuki continua acumulando a titularidade da Secom e a chefia de gabinete da PMB. Inclusive, ela voltou a colocar os dois cargos na bio dela no Instagram. E Godinho está na bronca e sem cargo, já que a COP passou.

Outras notícias
Livro da Guarda – Na segunda-feira, dia 22, foi lançada a publicação “Guarda de Nazaré – Livro Comemorativo”, que celebra os 50 anos da Guarda de Nossa Senhora de Nazaré, na Casa de Plácido em Belém. O livro é uma publicação da Larêdo Editora, e traz fotos, detalhes pouco conhecidos, curiosidades e depoimentos sobre o trabalho voluntário da Guarda, em mais de 260 páginas. O fotógrafo Fernando Sette, além das fotos, fez a diagramação e criou a capa do livro; a preparação de texto é de Jaciara Lima e a consultoria de conteúdo de Leonardo Padilha. O livro custa R$ 120, na versão física; e R$ 30 na versão digital. Parte dos exemplares será destinada a bibliotecas públicas, e uma porcentagem das vendas será revertida à Guarda de Nazaré.



Imortal – No sábado, dia 20, a jornalista Tamires Porteglio tomou posse como a nova integrante da Academia de Letras do Brasil – Seccional Bragança.

Novo livro de Danin – O novo livro da jornalista Ana Danin, “A Rua dos Tijolinhos”, já está disponível à compra em sites. A história fala sobre os desafios diários de uma mãe solo narrados sob a ótica inocente de Duda, uma criança de 6 anos. Duda é cheia de imaginação, e há personagens marcantes no livro, como a vizinha “tia Lu” e o cachorro Picolé, parceiro de brincadeiras. O lançamento será em breve e o livro pode ser adquirido no sites Amazon, no Um Livro e na Estante Virtual.

Frazão – Wellington Frazão, do site Periferia em Foco, terminou curso de pós-graduação em São Paulo e é especialista em Urbanismo Social – Gestão Urbana, Políticas Públicas e Sociedade pelo Instituto de Ensino e Pesquisa – Insper.

Fotos da semana
Confraternizações:












Gravação do Show de Natal de Manu Batidão, no Theatro da Paz



Outros eventos:








NOTA DA REDAÇÃO
Este espaço segue aberto para manifestação de quem quiser informar sua posição sobre os assuntos relatados nesta postagem. Quer um Direito de Resposta? É só mandar.