Secretaria de Comunicação de Belém muda de comando, homenagem para Lúcio Flávio Pinto, Sinjor-PA faz cobranças sobre demissões no SBT Belém
Vito Gemaque, do Sinjor-PA, Miguel Oliveira, do site O Estado Net, fazem homenagem a Lucio Flávio Pinto no lançamento do novo livro
Belém, 25 de novembro de 2025 – E acabou a COP30, que deixou um “vazio” na alma do coleguinhas da imprensa, não é? Mas temos que seguir em frente, porque o ano está acabando e temos que manter as postagens em dia.
Ariela deixa comunicação – Ainda falta mais de um mês para fechar um ano da gestão do prefeito de Belém, Igor Normando, e a recém-criada Secretaria Municipal de Comunicação – Secom-Belém – já opera com mudança de comando. Ariela Motizuki, que era a titular, deixa o posto de secretária e ficará somente como chefe de gabinete do prefeito, onde já atuava interinamente. Para o lugar dela, chega André Godinho, que estava no Comitê Municipal da COP30, e começou a acompanhar todas as agendas do prefeito, desde a época da Conferência.


Homenagem para Lúcio – Em evento realizado na noite de terça-feira, 18, no auditório do Ministério Público Federal – MPF, o jornalista Lúcio Flávio Pinto autografou seu mais recente livro, recebeu uma plaqueta e diploma do Sindicato e cumprimentos de colegas, amigos e autoridades, entre as quais, o prefeito de Santarém, Zé Maria Tapajós. Os amigos e admiradores de Lúcio comparecem em massa ao lançamento. “Eu queria ser jovem novamente para começar a escrever sobre a Amazônia agora”, foi como Lúcio encerrou sua fala na cerimônia de lançamento da segunda edição do livro “Memória de Santarém”, coordenada pelos jornalistas Miguel Oliveira, editor do Portal O Estado Net, e Nicodemos Sena, diretor da Letra Selvagem, editora da publicação. O Sindicato de Jornalistas do Pará fez uma homenagem a Lúcio Flávio Pinto, um dos pioneiros no debate sobre a sustentabilidade e a defesa da Amazônia. (Com informações de O Estado Net/ Dani Franco)



Sinjor reage às demissões no SBT – As demissões em massa da TV Norte/ SBT Belém ainda estão rendendo polêmicas, porque, durante a COP30, a emissora dispensou toda a equipe, ignora mediação que estava sendo feita com o Ministério Público do Trabalho – MPT. A emissora, que pertence ao grupo Norte, do Amazonas, surpreendeu trabalhadores que há décadas constroem a emissora. Os Sindicatos dos Jornalistas – Sinjor-PA e dos Radialistas – STERT-PA denunciam falta de respeito, desmonte de direitos, práticas abusivas de pejotização, tentativa de reduzir salários pela metade e corte de plano de saúde, odontológico, vale-refeição e vale-farmácia. Desde setembro, as entidades negociavam uma transição justa e o grupo Norte ignorou tudo e comunicou as demissões sem diálogo, em um ataque direto à dignidade dos profissionais da comunicação. Os dois Sindicatos reivindicam, urgentemente, Acordo Coletivo de Trabalho, contratação em regime CLT e manutenção de todos os direitos sociais e de remuneração.

Alerta Pará – Na terça-feira, dia 11, o telejornal “Alerta Pará” entrou no ar, com apresentação de Jones Garcia. O programa é veiculado pelo canal 9.1, de segunda à sexta-feira, às 17h45, em uma parceria do site Estado do Pará Online, de Belém, e a TVC, do grupo A Crítica, de Manaus-AM.

Fotos da semana
Clube do Remo sobre à Série A – No domingo, 23, em uma partida de futebol eletrizante, no estádio Mangueirão, em Belém, o Clube do Remo ganhou o Goiás por 3 x 1 e conquistou a última vaga de acesso à Série A do Campeonato Brasileiro de Futebol, o Brasileirão. A festa foi imensa, porque o Leão de Antônio Baena estava fora da elite do futebol brasileiro há 31 anos. Sucesso para o Leão!! E veja as fotos de quem estava trabalhando à beira do gramado e de quem esteve nas arquibancadas.


























