Grupo TV Norte SBT Pará promove demissão em massa na emissora, jornalista agredido por prefeito e mais fotos da imprensa na COP30
Fernando Sette na cobertura da Marcha por Justiça Climática, no sábado, 15 – foto de Filipe Sanches
Belém, Pará, 18 de novembro de 2025 – A semana passada foi agitadíssima em Belém, totalmente imersa nas centenas de atividades da COP30. Teve de tudo, desde demissão em massa promovida pela TV Norte/ SBT Pará, até Tutu, sempre ele, sendo agredido em pela Blue Zone da Conferência. Só dei dizer que foi “muita onda”, meus colegas.
Demissões no SBT Pará
Desrespeito total – O que estava difícil, ficou pior e o grupo TV Norte, de Manaus, que assumiu o controle da emissora SBT Pará – mesmo que a operação seja chamada, oficialmente, de uma “parceria estratégica” -, promoveu uma demissão em massa de quase todos os funcionários CLT da emissora. Fala-se em quase a totalidade de empregados. Na primeira investida nas demissões, há menos de dois meses, o Sindicato dos Jornalistas do Pará tinha conseguido um acordo para manter os trabalhadores, mas agora, foi tudo de surpresa. Repórteres e produtores estavam trabalhando na cobertura da COP30, na sexta-feira, 14, foram retirados às pressas do local, e voltar à sede do SBT, para terem seus contratos rescindidos e serem demitidos. Todos foram avisados também que seriam contratados novamente, mas como Pessoa Jurídica -PJ, sem direito nenhum e com redução acentuada de salários. Uma fonte do site contou que os que ficaram perderam todos os benefícios, como vale alimentação, transporte e plano de saúde.
Precarização – Todos foram praticamente coagidos, ou aceitavam as novas condições ou seriam demitidos sumariamente. Há casos de redução de salários pela metade, mesmo para os celetistas que ficaram por meio de uma ação do Tribunal Regional do Trabalho, promovida pelo Sinjor-PA. Uma verdadeira precarização do trabalho que os funcionários estão assustados e não sabem como irão fazer para cumprir os compromissos financeiros.

Outras notícias
Imprensa na Marcha dos Povos – No sábado, 15, pela manhã, foi realizada pelas ruas de Belém, entre os bairros de São Brás, Marco e Pedreira, a Marcha Mundial pelo Clima, também chamada de Marcha dos Povos, parte integrante da COP30, com uma amostra expressiva da diversidade cultural e social do povo amazônico. Segundo os organizadores, pelo menos 70 mil pessoas estiveram presentes na manifestação, em um trajeto de aproximadamente 4,5 km, feito sob um sol forte de 35°C. A imprensa de Belém, nacional e internacional acompanhou tudo de perto.






Metropolitana – A rede de formato jovem e hits, liderada pela Metropolitana FM 98.5 de São Paulo, celebrou a sua estreia na região Norte do país, com a chegada da Metropolitana FM 100.5 em Belém, que foi inaugurada na noite de sexta-feira, 14. A estreia é resultado da parceria firmada com o grupo Marajoara de Comunicação, muito tradicional no Pará e que mantém a Rádio Mix FM 100.9 na capital paraense.

Prefeito agride jornalista – O Sindicato de Jornalistas do Pará publicou Nota de Repúdio na qual condenou, veementemente, a agressão física praticada pelo prefeito de Parauapebas, Aurélio Goiano, do Avante-PA, contra o jornalista Wesley Costa Jr., da rádio Liberal +, na sexta-feira, 14, quando ambos estavam na Blue Zoe da COP30 em Belém. O Sindicato cobrou da segurança pública do Estado e da Justiça a responsabilidade penal do prefeito, e exigiu da Câmara Municipal de Parauapebas os devidos processos administrativo disciplinares, para responsabilizar Goiano por quebra de decoro. A entidade também afirmou que os ataques desse prefeito a comunicadores é uma prática corriqueira, que não pode ser normalizada e nem naturalizada.

Frazão – O jornalista Wellington Frazão, do Periferia em Foco, participou de encontro promovido pelo Ministério da Cultura – MinC, no Programa Nacional dos Comitês de Cultura, em Brasília-DF. Na oportunidade foi lançada a Rede de Comunicadores Populares.

Fotos da semana
Gente, assim, tudo por aqui, agora, é sobre a imprensa na cobertura da COP30





































