SBT Pará quer promover mais demissões, O Liberal não paga jornalistas freelancers há três meses e a cobertura do Dia da Independência em Belém

Priscila Sousa, Anna Cristina Campos, Juliana Maués e Thais Rezende, as meninas da comunicação do Exército no desfile militar do 7 de Setembro
Belém, 9 de setembro de 2025 – Quando se aproxima a terça-feira, a dúvida se haverá assunto para fazer a tradicional postagem de terça-feira sempre chega. Mas os coleguinhas já estão acostumados e sempre surgem muitas notícias para que possamos seguir informando por aqui. Quero só mandar um “valeusssss” a quem sempre contribui com o site.
Sete de setembro – No domingo, dia 7, Proclamação da Independência do Brasil, o tradicional desfile militar que celebra a data encheu as ruas do Centro de Belém de público, servidores das Forças Armadas, autoridades e muitos coleguinhas. Temos muitos registros dessa pauta.












MUDANÇAS NAS REDAÇÕES:
Fabrício no Museu das Amazônias – A Temple Comunicação assumiu a assessoria de comunicação do Instituto de Desenvolvimento e Gestão – IDG, e o jornalista Fabrício Lopes é quem vai fazer a interação com a imprensa, por meio do Museu das Amazônias, novo espaço cultural, científico e tecnológico de Belém, gerido pelo IDG e vinculado à Secult- PA. O Instituto é responsável também pela gestão dos museus do Amanhã e do Jardim Botânico, no Rio de Janeiro; do Paço do Frevo, em Recife; e Museu das Favelas, em São Paulo.

Victor no ITV – Victor Furtado, depois de passagens por O Liberal e portal Fato Regional, começou novo trabalho no Instituto Tecnológico Vale – ITV.

Carol na RBA – Ana Carolina Maia está de volta ao jornalismo diário. Depois de uma passagem rápida pela Secom-PA, ela vai trabalhar na redação da RBA TV, como editora.

Bianca – A jornalista Bianca Leão, depois de O Liberal e da agência CA Comunicação, começou em um novo emprego na Comissão COP30, ligada à Secom-PA.

Matoso – O radialista Edson Matoso assumiu, na segunda-feira, 8, a apresentação do tradicional programa “Clube da Manhã”, da Rádio Clube do Pará, que foi conduzido por décadas por Nonato Cavalcante. Nonato está afastado dos microfones por motivos de saúde, e o programa estava sendo apresentado interinamente por JR Avelar, que entrou de férias.

Martins – Edney Martins deixou a coordenação da comunicação do TRT da Oitava Região Pará e Amapá e assumiu a Secretaria de Comunicação do Tribunal Superior do Trabalho – TST, em Brasília-DF.

Bianca deixou Seduc – Bianca Rodrigues, depois de mais de dois anos, deixou a comunicação da Secretaria de Educação do Pará – Seduc.

OUTRAS NOTÍCIAS:
Nardin na Dinamarca – Daniel Nardin, coordenador da plataforma Amazônia Vox, está na capital da Dinamarca, Copenhagen, no Danida Fellowship Centre, para duas semanas de treinamento em jornalismo climático e combate à desinformação. São dez jornalistas brasileiros, e da região Norte, além de Daniel, está o jornalista Fábio Pontes, do portal Varadouro, do Acre.

Carta Amazônia – A agência Carta Amazônia lança na quinta-feira, 11, o primeiro projeto de geojornalismo pautado exclusivamente na COP30. O site Carta Maps apresentará uma série de mapas interativos com múltiplos temas de interesse – com geolocalização, textos, fotos e vídeos – e atualizados periodicamente com informações sobre a Conferência, realizada em novembro, em Belém. Por meio do geojornalismo, a iniciativa visa apresentar diversos mapeamentos de dados sobre produtos, serviços e notícias da Conferência. O projeto Carta Maps foi desenvolvido a partir de um intercâmbio de jornalismo, realizado pela empresa Galápagos Newsmaking, em julho deste ano, em São Paulo. Acesse aqui: https://cartaamazonia.com.br/

Abílio e Gilberto Gil – Abílio Dantas, repórter e coordenador da editoria de cultura em O Liberal, fez uma longa entrevista, por telefone, com o cantor Gilberto Gil, dois dias antes do falecimento da filha de Gil, Preta, e duas semanas antes do show da turnê “Tempo Rei”, em Belém. O show precisou ser cancelado e será, agora, em março de 2026. O jornal decidiu, então, publicar logo a entrevista, o que foi feito em três partes e em três domingos seguidos e pode ser lida e prestigiada no portal de oliberal.com. Entre os assuntos abordados está sobre como Gil compôs a música “Refazenda“, quando estava passando uma temporada em um sítio em Icoaraci, distrito de Belém. A história, que alguns julgavam ser uma “lenda urbana”, é a mais pura verdade.


Taymã e Carla – Os jornalistas Taymã Carneiro, do portal G1 Pará, e Carla Azevedo, do jornal Diário do Pará, participaram na semana passada do treinamento para jornalistas em áreas de conflito, promovido pelo Exército Brasileiro, no CCOPAB, no Rio de Janeiro.


Mestre – Wellington Frazão, do site Periferia em Foco, recebeu o diploma de mestre em comunicação pela PPGCOM da UFPA.

Chá na Expotai – As coleguinhas do Chá de Canela Podcast, Bruna Lima e Ana Carolina Gomes, fizeram a cobertura da Expotai, a exposição agropecuária da Prefeitura Municipal de Tailândia que tem a comunicação coordenada pelo jornalista Sergio Chêne.

BRONCAS E BRONCAS:
O Liberal não paga os frilas – A Redação Integrada O Liberal está passando por uma fase daquelas. Denúncias aqui para o site mostram que os jornalistas que trabalham como freelancers para a “Casa” estão sem receber salários há quase três meses. Isso ainda não tinha ocorrido antes e o salário sempre caía pontualmente nos últimos dias de cada mês. Os colegas recebem no final de cada mês o valor referente ao trabalho do mês anterior, ou seja, no final de agosto, deveriam ter recebido o correspondente ao mês de julho, mas nada de salário e não há satisfação nenhuma. A pessoa que fica à frente da articulação com o financeiro, sequer responde as mensagens da galera. “É uma situação muito complicada. Na prática, já estamos quase na metade de setembro e ainda não recebemos o mês de julho, e isso vale para os repórteres e editores freelancers que estão por toda redação, trabalhando e agora, não recebem”, diz a fonte do Site.

SBT Pará quer demitir mais funcionários – Na semana passada, foi realizada uma reunião dos trabalhadores do SBT Pará, promovida pelo Sinjor-PA, para discutir as ameaças de demissões e diminuição de direitos na emissora, que passou ao comando do Grupo Norte de Comunicação, e, há cerca de um mês, está sob a gerência de Carlos Amorim, que veio do Amazonas. As denúncias dão conta que o desmonte começou no ano passado e agora, o que está se avizinhando é que o SBT pretende demitir funcionários e somente contratar outros como Pessoa Jurídica – PJ e nada de CLT. A turma da redação está bastante preocupada com essa possibilidade.

FOTOS DA SEMANA:
Psica 2025 – Nesta terça-feira, 9, foi realizada a coletiva de imprensa, no Atrium Quinta das Pedras, para apresentar as atrações do Festival Psica 2025, que será realizado em dezembro, em Belém. A grande homenageada deste ano é a queridíssima Dona Onete, que estava toda serelepe por lá.


Na sexta-feira passada, 5, Daniel Nardin, do Amazônia Vox, esteve em Brasília-DF, para um workshop na Casa ONU.




