Jornalistas conhecem a Ciclus Rio, podcast ‘Chá de Canela’ de casa nova, demissões nos veículos de imprensa e notícias da “torre”

Jornalistas paraenses junto de gerentes da Ciclus Rio e Ciclus Amazônia conhecendo o aterro sanitário carioca, na semana passada
Belém, 5 de agosto de 2025 – Quando eu penso que não tenho nada a reportar e, “du nada”, surgem algumas coisas interessantes para contar… E vamos, né, gente?
Desligamento 1 – Não se sabe até onde vão seguir as demissões da TV Record Belém. Na semana passada, no seguinte ao desligamento de Lena Nery, o demitido foi o repórter e chefe de reportagem da emissora André França, que já tinha um bom par de anos na emissora, desde 2008.

Desligamento 2 – Demissão também na Secom/ Agência Pará. A jornalista Ana Carolina Maia, que fazia parte do escritório de imprensa da COP 30, por meio da FSB Comunicação, foi desligada na segunda-feira, 4.

Desligamento 3 – Lá pelos lados da avenida Romulo Maiorana, no bairro do Marco, outra demissão foi a de Gisa Smith, também na segunda-feira, 4. Outra “novidade” por lá, “depois-vocês-sabem-do-quê”, foi que o podcast “Chá de Canela” não será mais veiculado pelos veículos do grupo O Liberal.

Nova casa das meninas – As apresentadoras do podcast “Chá de Canela”, Bruna Lima e Ana Carolina Matos, estreiam nesta terça-feira, 5, às 19 horas, pela Rede Nova Belém que passa a apresentar o “Chá de Canela”, ao vivo. Toda semana, terá um novo episódio cheio de convidados, histórias, risadas e reflexões, no canal da http://@redenovabelem

ITV completa 15 anos – Jornalistas de 15 veículos do Pará e do Maranhão participaram em Belém, na sexta-feira, 1, da edição especial do “Café com Ciência”, realizada pela equipe de imprensa da mineradora Vale, no Instituto Tecnológico Vale, em comemoração aos 15 anos da instituição. O evento, que está na sua 4ª edição e contribui para a ampliação da cobertura jornalística sobre produção científica na Amazônia, incluiu uma apresentação do geólogo Breno dos Santos sobre a descoberta da província mineral de Carajás, em 1967, no sudeste do Pará. Os jornalistas também conheceram as principais pesquisas desenvolvidas pelo Instituto e seus modernos laboratórios, que abrigam espécies da fauna e flora amazônica, e objetivam estudar e preservar a biodiversidade da região.


Jornalistas conhecem Ciclus Rio – Na semana passada, jornalistas paraenses, convidados pela agência Eko, conheceram o aterro sanitário carioca da empresa de saneamento Ciclus Rio, um dos maiores aterros bioenergéticos da América Latina, e que será aplicado pela Ciclus Amazônia, no contrato de concessão na Região Metropolitana de Belém.






Nível nacional – Antenor Filho está à frente da TV Câmara, da Câmara Municipal de Belém, e emplacou reportagem sobre o Parque da Cidade na TV Senado, em nível nacional.

A volta – A rádio Jovem Pan FM voltou a ser veiculada em Belém, na sintonia 107,5, e está no estúdio do RedeTV Belém. Para começar, está no ar o Jornal da Manhã, que tem início às 7 horas, com Nonato Pereira, Dr. Wendel e MM do Brasil. O que se quer saber é quem está por trás dessa volta.

Ursula é mestre – A fotógrafa Ursula Bahia defendeu e teve a tese de mestrado em artes pela UFPA aprovada. O tema da tese foi “Trajetórias, Criações e os Processos de Atuação Feminina na Cena Cultural de Belém – A Criação de um Filme Poético Documentário”, que teve orientação do professor Alexandre Siqueira e foi defendida no domingo, 3.

Mas assim… – A Prefeitura de Belém aposta alto no evento “Domingueira”, que começou no domingo, 3, na Pedreira. E está investiu pesado em propaganda, lançando mão de influencers da cidade para divulgar a investida. Tanto “investimento” que, como a internet não perdoa, foi descoberto que o perfil no Instagram do evento, http://@domingueiradebelem, mal começou e já tem quase 40 mil seguidores, na verdade, é um perfil antigo e pessoal da antes influencer, e hoje, secretária Bruna Lorrane, que foi reciclado pela comunicação da Prefeitura.

Restaurant Week – O restaurante Santa Grelha, no shopping Bosque Grão-Pará, convidou um grupo de jornalistas, na terça-feira, 29, para o início do Restaurant Week, um festival presente em mais de 20 cidades do Brasil há 18 anos, que reúne os principais restaurantes locais em uma grande celebração da boa gastronomia, com menus completos a preços fixos e acessíveis. Pela primeira vez em Belém, o festival chegou com o tema “Uma homenagem à região Norte: Riqueza e Diversidade”, valorizando ingredientes amazônicos e a identidade cultural da nossa terra.


NOTÍCIAS DA TORRE
Sempre rende – Vocês sabem que a Torre sempre tem alguma coisa para contribuir com este site. Duas fontes nos contaram a mesmíssima coisa: a apresentadora do “Jornal da RBA”, que até então se mostrava “humilde”, resolveu chutar o pau da barraca e, ao se juntar com Barbie Fake, formou uma dupla daquelas que está deixando o povo de queixo caído, com tanta empáfia. A moça “de olhos verdes” passou a “se achar”, agora que é titular da bancada, e faz briga por causa de horário na maquiagem com outra repórter, se dizendo “prioridade”. E não é que o “gerente-duende-do-mal” nem piscou, e sobrou para a ‘póbi’ da maquiadora, que agora sai meia hora mais tarde por causa da “apresentadora-que-se-acha-estrela”.

Reforço – E quem surgiu, como já havíamos anunciado por aqui que colocaria as garrinhas de fora, foi a Renata R., aquela ex-Rede TV Belém, que se junta, vez por outra, à dupla, e que se vê é apenas uma falsidade à toda das “três meninas”. A redação já começou as apostas de até quando vai durar a “amizade verdadeira” de Barbie e a “apresentadora-estrela”.
Se virando nos 30 – O que comenta mesmo é que se Álvaro Borges não voltar logo, talvez ele encontre a redação sem ninguém. Por exemplo, desde que Karina Sá foi desligada, não tem editor para cobrir “furos” na escala. Se faltar uma pessoa, tudo desanda: outro dia, uma pessoa faltou e colocaram Paulo C. para fechar o programa “RBA Urgente” e apresentá-lo, porque Barbie estava de férias. Em outro dia, Paulo Cidadão apresentou o “Barra Pesada”, foi para a reportagem, voltou e ainda apresentou o “RBA Urgente”. E o rapaz não se incomoda, porque se acha “especial” por estar “contribuído com a empresa”. Nas férias de Marcos A., Haynna A. também editou e apresentou o “Barra Pesada”, em alguns dias em que Paulo não pôde. E o “gerente”? Bem, ele só quer dar conta do programa de esportes dele.
FOTOS DA SEMANA
100 Dias – Quando se completou 100 dias até a COP30, em novembro, a Secom/ Agência Pará convocou os coleguinhas para mostrar as obras na cidade, nos preparativos à Conferência
















