Outra repórter deixa a TV Liberal, diretora é demitida por ‘anão raivoso’ na RBA TV, surge um casal love so love na Funtelpa e mais notícias do jornalismo

O ‘anão Zangado Raivoso’ e bem talarico demitiu jornalista que tinha anos e anos na RBA TV
Belém, 1 de julho de 2025 – Nós piscamos e meio ano de 2025 “is dead” e quase nem percebemos. Começamos nesta terça-feira, 1, o segundo semestre do ano em que Belém vai “para as cabeças” com a realização da COP 30, em novembro. Te alui, te alui que esse semestre vai ser muito babado.
MUDANÇAS NAS REDAÇÕES, ESTUDANTES E AÇÕES DE ASSESSORIAS
Demissão de Karina – Não é a história da Branca de Neve, porque aqui quem ataca de Madrasta Má é um anão – e daqueles mais para o lado do Zangado, com um pezinho no Dengoso e muito, muito vaidoso. Saindo dos contos de fada e caindo na realidade, os fatos são que, partindo da “Torre”, tudo se pode esperar, inclusive, tudo. E o Anão Perverso, depois de SE colocar na telinha para apresentar um programa sobre o único assunto que ele – diz que – domina, ao lado daquela que se intitula “primeira-dama dele”, se investiu da autoridade provisória que deram a ele e começou a se livrar dos coleguinhas: na segunda-feira, 30, o Anão demitiu a jornalista Karina Sá, que tinha muitos mais anos de Torre que ele e é muito mais competente, sem dúvida. Fica o alerta ao titular da gerência de jornalismo da RBA TV, Álvaro Borges, para “se aluir”, porque o Anão tem toda a bossa de que vai puxar o tapete de Borges e querer se tornar o novo gerente, mas daqueles que só falam de futebol, porque de jornalismo hard news, ele nem sabe por onde passa.

Troca de titulares – O jornalista Christian Emanoel que, há pelo menos uns 15 anos, publicava uma coluna de notícias de variedades e sociedade no jornal O Liberal, decidiu que é momento de encerrar a publicação. Ele, agora, quer investir com mais foco no segmento de influencer digital, no qual já atua. Tudo indica que Christian será substituído por Jeferson Höenisch, que já assina uma coluna com o mesmo conteúdo, mas voltada para o município de Ananindeua.

Turma do professor Christian – O jornalista, mestre e doutorando Christian Maciel está ministrando a disciplina Oficina de Texto para a turma de jornalismo que ingressou na UFPA em 2025. No sábado, 28, eu fui convidada para conversar com os alunos sobre a produção de texto e pontos importantes do escrever jornalístico. Na segunda-feira, 30, Christian os levou para uma visita guiada na emissora TV Record Belém, na qual, eles puderam tirar dúvidas sobre a escrita para TV.




Chocolat Xingu – A cidade de Altamira, região sudoeste do Pará, sediou entre os dias 26 e 29 de junho, a quarta edição do Festival Internacional do Chocolate e Cacau, o Chocolat Xingu 2025. A Ascom da Prefeitura local esteve presente na cobertura dos quatro dias do evento. Na foto, da esquerda para direita, estão Mateus Luz e Kariny Almeida, videomakers; Antônio Luiz Ferreira, assessor de imprensa; Flor Pastana, coordenadora-geral; Matheus Vieira, editor; Socorro Bragança, coordenadora-adjunta; e Júnior Soares, editor.


Secom do Município – Tudo indica que haverá mais uma baixa na equipe do prefeito Igor Normando, do MDB. Desta vez, é Elson Santos que vai deixar a Diretoria de Publicidade e Propaganda da Secretaria Municipal de Comunicação, daqui a um mês. Ele sai porque vai se dedicar ao Doutorado na UFPA. Aliás, essa Secretaria colocou anúncio nas redes sociais para contratar assessor de imprensa e coordenador de mídias sociais.

Marza – Ainda no assunto Secretaria Municipal de Comunicação, quem deixou essa Secretaria foi Marza Mendonça, que continua apenas na SESMA, como assessora de comunicação. Na Secom-Belém, ela foi substituída por Alexandre Cunha, que está nos contatos: 91 98014-6664 e e-mail ascomsesma@gmail.com

Mais uma baixa na TV Liberal – Outra baixa na já combalida TV Liberal, desta vez, quem saiu foi a repórter Priscila Sousa, que se despediu da emissora na sexta-feira, 27. Priscila será mais uma jornalista de Belém a ingressar, como tenente, na assessoria de comunicação do Exército, Comando Norte.


Gilmar – O jornalista Gilmar Pretti está no grupo Rádio Web do Tribunal de Justiça do Pará, produzindo reportagens e podcast para a Agência Rádio Web e Web Rádio Jus. Ele continua também na TV Cultura do Pará e como narrador freelancer na Rádio Clube.

DENÚNCIAS:
TV Liberal fatura horrores – Falando em TV Liberal, essa emissora foi acusada recentemente, com provas, de já ter faturado R$ 16 milhões em repasses do Governo do Pará, leia-se, Heldissss que, em contrapartida, deixa a Funtelpa e a TV Cultura de “pires na mão”. A denúncia foi feita pelo jornalista Adriano Wilkson, que mostrou que, mesmo que a família do governador Heldisss seja dona de um grande grupo de mídia no Pará, ela também financia a concorrência. O contrato 158/2022 do Governo do Pará entrega milhões, todo ano, para a TV Liberal. Enquanto isso os servidores da Funtelpa lutam por concurso público e pelo Plano de Cargos, Carreira e Remuneração – PCCR e ainda recebem salários vergonhosos.

Casalzinho amor na Funtelpa – Como nada que já esteja ruim não possa piorar, da sede da Funtelpa anda circulando nas conversas que o diretor financeiro da entidade e coordenadora de jornalismo estão sendo mais que amigos, e a moça passaria mais tempo trancada na sala dele do que no setor de trabalho dela. Já teve gente que os viu trancados no carro na própria instituição, mas “finge demência”, porque esse diretor seria do tipo que faz ameaças e intimidações, e os servidores temem ser demitidos. Após o início do caso extraconjugal dos dois – o diretor é casado com outra pessoa e tem dois filhos –, a coordenadora estaria cheia de poder dentro da redação e fala que quem manda agora é ela. O que se comenta também é que o diretor teria esquemas milionários, em especial, o repasse de emendas que o próprio presidente da instituição – SÁnova – em algumas vezes, não tem conhecimento. Dizem também que o patrimônio financeiro do diretor cresceu de forma absurda e ele se arvora em dizer que será o próximo presidente da Fundação. O que gera temor aos servidores, e nas redes sociais do diretor, muito luxo e ostentação. Tal qual o presidente SÁnova, o diretor também já transformou a Funtelpa em base de articulação política, já visando às eleições de 2026. Os comentários são feitos diariamente por todos que trabalham na Funtelpa e a insatisfação e o medo de perderem o emprego são constantes.

FOTOS DA SEMANA:


Festival Folclórico de Parintins – No final de semana, de 27 a 29 de junho, Parintins, no estado do Amazonas, viveu mais uma disputa entre os bois Caprichoso e Garantido



Chamou Pavulagem, vaqueiro? – No domingo, 29, foi realizado o terceiro arrastão do Arraial do Pavulagem























