Portal BT Mais, antigo Belém Trânsito, é vendido, lançamento do II Prêmio Ampla de Jornalismo e muitas histórias

 Portal BT Mais, antigo Belém Trânsito, é vendido, lançamento do II Prêmio Ampla de Jornalismo e muitas histórias

Giuliana Morrone apresentou e vai coordenar a segunda edição da Prêmio Ampla de Jornalismo

Belém, 13 de maio de 2025 – Em pleno dia de Nossa Senhora de Fátima, eu posso até não fazer milagres, aparecendo aos três pastorzinhos, mas eu surjo para contar as muitas e muitas que sempre começam assim: “Dedé, corre aqui!”. Minhas fontes queridas, eu as amo, e nunca é demais repetir sobre isso. Vamos?

A BOMBA DA SEMANA

BT foi vendido – A notícia mais bombástica da segunda-feira, 12, e que continua repercutindo, é a venda do portal, ex-perfil no X, ex-Twitter, e outras coisas mais Belém Trânsito, que passou a ser BT Mais, depois que passou à gestão da agência Tucupix, dos jornalistas Ney Messias e Mary Tupiassu. Além das muitas e muitas especulações, o que se tem de concreto é que os funcionários do portal BT Mais foram todos dispensados, na segunda-feira, e lhes foi informado que o BT havia sido vendido. Outra coisa concreta é que o perfil http://@btmaisoficial desapareceu do Instagram, mas o BT Amazônia, um produto, digamos assim, do BT Mais, ainda está no ar, mas parado desde ontem, 12.

Ney Messias era um dos coordenadores do portal BT Mais

Os Paolelli – Para quem ainda não sabe, o Belém Trânsito, que começou em 2009, enquanto era só um perfil no Twitter, foi da lavra dos irmãos Thiago e Lucas Paolelli, que faziam a linha “escondidos”. Em 2021, aproveitando os mais de 500 mil seguidores do perfil, Ney e Mary passaram a utilizar, numa espécie de “cessão”, o nome e a marca Belém Trânsito, que se tornou o portal BT Mais. Mas o domínio continuou com Thiago Paolelli. E agora, esse domínio foi vendido e Ney, Mary e todos os funcionários do BT ficaram sem o portal e sem trabalho. O que é uma pena.

O domínio Belém Trânsito é de Thiago Paolelli, e agora, ele foi vendido, e não se sabe por quem e para quem

Especulações – E agora, vamos de especulações? Chegou aqui, por, pelo menos, duas fontes, que o BT trânsito foi comprado pela equipe do prefeito de Ananindeua, Daniel Santos, mas para a parte que compete à campanha de 2026 que, se tu ainda não te ligaste, já começou há tempos. O valor que passaram aqui para o site é astronômico, e eu confesso que achei muito dinheiro para apenas um perfil que nem plataforma boa e questionadora – como era o Twitter – tem mais. Mas, em se tratando de Pará e a política, tudo pode acontecer.

Vejamos bem que pelas elocubrações que chegaram por cá, Dr. Daniel “já comprou umas três ou quatro rádios”, e até agora, nada de concreto. Talvez esse babado de o BT ter sido comprado por Dr. Daniel tenha vindo na esteira da rádio Jovem Pan, que está de volta a Belém, com essa nova cara de falar de política.

Rádio Jovem Pan – Da Jovem Pan, como já foi publicado aqui no site, sabe-se que o “dono” é Tião Miranda, empresário de Marabá, mas que a “iminência parda” por trás dessa “propriedade” é do gov Heldisss, que dispensa apresentações. Um dos apresentadores já confirmado dessa nova Jovem Pan é Nonato Pereira, outro que dispensa apresentações e que tem uma folha policial e jurídica de “se orgulhar”. A outra é que a rádio terá o estúdio no recém reformado Mercado de São Brás. Mas “i u trânsito?”. Alguém, alguém?  

MUDANÇAS NAS REDAÇÕES

Max é da LIB – Max Sousa, ex-rádio CBN Belém, é o novo repórter de esportes no grupo O Liberal, e começou no cargo nesta terça-feira, 13.  

Max Sousa é da rádio Liberal

Luiz – Luiz Gustavo Oliveira, após um ano como estagiário, foi efetivado como repórter de esportes no portal GE do Pará, do globo.com e TV Liberal. 

Luiz Gustavo foi efetivado como repórter do GE

Cunha no EPOL – Junior Cunha, depois da TV Cultura, é o novo repórter esportivo no portal Estado do Pará Online

CIIR – Danielle Carvalho assumiu a assessoria de comunicação do Centro Integrado de Inclusão e Reabilitação – CIIR, em Belém, unidade de saúde administrada pelo Instituto Nacional de Desenvolvimento Social e Humano – INDSH. É o primeiro emprego dela, após receber o diagnóstico de autismo na vida adulta. Um belo momento de inclusão.

Danielle está na comunicação do CIIR

Hugo – A casa em que Hugo Tomkiwitz morava em Bragança foi roubada e levaram vários equipamentos de trabalho dele. Por conta do incidente, ele deixou a cidade e o trabalho na reportagem da TV Mania, do SBT, naquele município.   

Hugo deixou Bragança e a TV

Sancha – Sancha Luna comemorou um mês no ar do programa Clube da Tarde, que ela apresenta, veiculado pelo no Rádio Clube, do grupo RBA, de segunda à sexta-feira, das 15h às 17h.  

Sancha Luna comando programa da Rádio Clube FM

Motinha – Igor Mota, repórter fotográfico na Redação Integrada O Liberal, está também, agora, na Agência Pará, do Governo do Estado.  

Igor Mota está diversificando a atuação

Camila – Camila Guimarães, que deixou a Redação Integrada O Liberal, na semana passada, assumiu cargo na assessoria de comunicação da Secretaria das Cidades e Integração RegionalSECIR-PA, substituindo Andreia Espírito Santo, que passou à Secom-PA.

Camila Guimarães no lançamento da II Prêmio Ampla de Jornalismo

OUTRAS NOTÍCIAS

Novo site em Belém – Está em fase de consolidação para entrar no ar no próximo mês de junho um novo site em Belém, que em breve, darei os detalhes por aqui. O novo site precisa de jornalistas formados e estagiários de comunicação para trabalho presencial de jornalismo. O contato é com Manoel Leite no 91 99270-3245 e no e-mail: manoelleite@cidade091.com.br. Boa sorte a todos!!

Jambo e Suíça – A Jambo Soluções em Comunicação, de Rita Soares e Ivana Oliveira, venceu concorrência nacional e será a agência do time Suíço na COP 30 . Ao longo deste ano, o time formado por Embaixada da Suíça, consulados gerais, consulado honorário em Belém, Swissnex in Brazil, Swiss Business Hub Brazil e Suíça Turismo Brasil – ST Brasil, vai realizar uma série de eventos em Natal – RN, Belém, Manaus – AM, São Paulo – SP e Brasília – DF para debater o legado suíço no Brasil, questões climáticas e socioambientais.

Ivana e Rita da Jambo Comunicação

Approach em Belém – Os diretores Cintia Magalhães e Marcelo Vieira, da agência Approach, do Rio de Janeiro, estiveram em Belém, como parte das ações preparatórias para a COP30. Em setembro de 2025, Belém será o palco do projeto “Amazônia para Sempre” – dos clientes da Approach, Rock in Rio e The Town – que vai promover um espetáculo inédito, transmitido para o mundo inteiro, com a estrela internacional Mariah Carey, que vai se apresentar em palco flutuante em forma de vitória-régia, celebrando a floresta e mobilizando a atenção global para a COP30. Além desse evento, o “Amazônia para Sempre” também contará com um show gratuito de Ivete Sangalo e artistas locais no estádio Mangueirão; com um edital de incentivo à iniciativa de bioeconomia no valor de R$ 2 milhões; e um documentário. A equipe da Approach fez uma visita técnica aos locais dos shows e às redações de Belém

Cíntia e Marcelo, que é cria do Pará e de Belém, na visita à capital paraense

Exposição em Tiradentes – A poesia que verte do olhar feminino transbordando em cores, luzes, sons que vertem das imagens trançadas, tecidas e vividas, quando nove artistas visuais paraenses interpretaram poemas de Adélia Prado e deram vazão às suas verdades criativas, na mostra “Nós. Inteiras?”, que inaugurou no final de março, na sede da Secretaria de Turismo e Cultura de Tiradentes, em Minas Gerais. A mostra ficou aberta à visitação pública até o final de abril, com as participações das fotógrafas paraenses Ana Catarina, Elza Lima, Evna Moura, Fatinha Silva, Luciana Magno, Marise Maués, Paula Giordano, Tília Koudela  e Ursula Bahia, dentro do Festival Foto em Pauta 2025, um dos mais importante do país para os envolvidos na cultura fotográfica brasileira.  

Exposição foi na cidade histórica de Tiradentes, em Minas Gerais
Exposição foi na cidade histórica de Tiradentes, em Minas Gerais

Lançamento do II Prêmio Ampla – A segunda edição do Prêmio Ampla de Jornalismo foi lançada na sexta-feira, 9, e tem categorias com até R$ 20 mil em prêmio para o primeiro lugar em cada um dos grupos. Muitos jornalistas de Belém se reuniram para conhecer o regulamento do II Prêmio Ampla de Jornalismo, em cerimônia com apresentação de Giuliana Morrone, que por anos foi comentarista do Jornal da Globo e é a responsável pela curadoria da premiação, este ano, com o tema “COP 30, soluções para os desafios climáticos e para o desenvolvimento amazônico”. Os vencedores serão conhecidos em dezembro. Nesta nova edição, as inscrições poderão ser feitas nas categorias Nacional, Local, Digital e Fotojornalismo, esta última inédita. As inscrições já começaram e vão até o dia 10 de outubro. Serão consideradas reportagens que não apenas denunciem os impactos socioambientais, mas que também apresentem soluções concretas e inovadoras para os desafios enfrentados pela Amazônia. A premiação é idealizada pelos escritórios Pinheiro & Mendes Advogados (PMA) e Fonseca Brasil, e conta com o apoio da Business Eventos e da Acassu, com Patrícia Godoy; da Mídia Center, com Kleber Barros; e da Gráfica Aquarela. Além disso, há o apoio institucional do Sebrae-PA, da Fiepa, da Faepa, da Fecomércio-PA e da Associação Comercial do Pará – ACP. 

Giuliana Morrone apresentou o prêmio
Rodrigo Monteiro e Giuliana Morrone
Priscila, Lucas, Sancha, Karina e Rodrigo
Só a nata do jornalismo paraense
Karina Sá, Rodrigo Monteiro e Bruna Lima
Rodrigo Monteiro

Noivado – A jornalista Jamylle Vieira, da comunicação empresa de energia Equatorial, ficou noiva do consultor Walfrido Lebrego Neto.   

Jamylle e Walfrido Neto estão noivos

Morre Manuel Dutra – No domingo, 11, o jornalista, professor e pesquisador Manuel Dutra, faleceu aos 79 anos. Natural de Santarém, teve uma trajetória marcante na comunicação da Amazônia e foi responsável por formar várias gerações de jornalistas no Pará. Formado em jornalismo em 1972, Dutra atuou como jornalista em Belém desde os anos 1970, sendo referência na cobertura da Amazônia e vencedor três vezes do Prêmio Esso Região Norte. Com olhar crítico e escrita refinada, foi correspondente do jornal O Estado de S. Paulo e professor da UFPA desde 1992, colaborando também com a UFOPA e o IESPES. Foi um dos fundadores do programa de Pós-Graduação em Comunicação, Cultura e Amazônia da UFPA e pesquisador premiado, com destaque para sua tese publicada em livro, “A Natureza da Mídia”, de 2009. A UFPA, o Governo do Pará, o Sinjor-PA e os veículos de comunicação em Belém, além de ex-alunos de Dutra publicaram notas de pesar. 

A morte de Manuel Dutra deixou consternados muitos amigos dele e ex-alunos das universidades que ele ensinou

A partida de Jorge Manoel – Jorge Manoel da Silva, de 68 anos, diagramador que atuou durante anos na redação do jornal O Liberal, faleceu na segunda-feira, 12. Ele era filiado do Sinjor-PA, um companheiro querido, sempre disposto a ajudar os colegas, que será sempre lembrado pela sua alegria e companheirismo ao longo dos anos de trabalho. O sepultamento foi terça-feira, 13, em Marituba.

Jorge Manuel era um colega de trabalho muito querido e estimado

FOTOS DA SEMANA

O clássico Remo e Paysandu decidiu, mais uma vez, o Parazão. No domingo, 11, o Remo se tornou campeão do Parazão 2025, depois de vencer, nos pênaltis, por 6 x 5. A imprensa, mesmo debaixo de chuva torrencial, estava no Mangueirão.

A foto oficial antes do jogo Re x Pa
Sidney Oliveira e Osmarino Souza
Amigão, Osmarino e Passarinho
Talita Gouvêa – foto de Wagner Santana
Muita chuva, não é, Wagner Santana?? foto de Wagner Santana
Equipe da TV Cultura debaixo de muita água
Igor Bacelar e equipe e a chuva
Diogo Puget celebrando a vitória do Leão
Equipe da Ascom Sesc no Pará na inauguração do Sesc Teatro Casa Isaura Campos, em um trabalho de comunicação criativo e prático no pré, durante e pós-evento 
Liane Gaby no Amazônia em Movimento em Marabá
Nara Bandeira, Cleide Pinheiro e Daniel Nardin na segunda edição do projeto  Trilhas da Cobertura Climática
Daniel Nardin e Márcia Dantas na segunda edição do projeto Trilhas da Cobertura Climática, na semana passada, na Fiepa
Ana Cristina e Cleverson Amaro em evento do Exército

Deixe um comentário